Como corrigir o erro “Sem Ligação” do Google Play
Todos nós já nos deparamos com erros parvos no Android. Tentar instalar uma aplicação e dar erro de espaço ou simplesmente parar a transferência, tentarmos abrir uma aplicação e ela fechar e dar erro sem razão aparente ou simplesmente o Google Play dar erro de ligação, são algumas desses erros.
Para os outros erros já falamos sobre possíveis soluções, mudar a cache do Google Play para o cartão SD, fazer wipe cache e wipe dalvik cache.
Neste artigo vou falar de como se pode corrigir o erro "Sem Ligação" do Google Play.
Este erro tem afectado bastantes utilizadores nos últimos tempos. Os utilizadores deixam de compreender o porquê do erro e apesar de tentarem os procedimentos normais, limpar os dados e cache da aplicação, concluem que de nada serve.
Então como podemos resolver este problema e o porquê que ele aparece? Não existe uma resposta conclusiva do que pode causar este problema, na realidade ele pode aparecer devido a vários factores, como por exemplo terem usado alguma VPN e terem ficado rastos dela nas configurações de conectividade.
Para resolver o problema é também algo dependente, uma vez que temos de proceder a tentativas e ver qual dos processos para resolução do problema, resolvem efectivamente esta situação.
Corrigir as configurações de Data e Hora
Este processo funciona em cerca de 80% das vezes que este problema aparece. O Google Play Services sincroniza os dados com os servidores da Google, para que isto seja possível, a Data e Hora do equipamento têm de estar devidamente configurados.
Para verificarem se o problema provém de uma má configuração da Data e Hora:
- Vão até Definições > Data e Hora
- Seleccionar Data e Hora automáticas
- Numa outra alternativa, é configurarem manualmente para as configurações certas.
Limpar a cache e dados do Google Play e do Google Play Services
O Android mantém vários dados (downloads, apps instaladas, etc) do Google Play em cache de forma a que o acesso a eles seja feito rapidamente e desta forma também poupar largura de banda. Na maioria das vezes, a causa dos problemas do Google Play vêm daqui.
É aconselhável de tempos em tempos fazerem uma limpeza à cache do Google Play que para além de evitar o aparecimento de erros, também aliviam o equipamento do lixo.
- Vão até às Definições > Aplicações (Gestor de aplicações)
- Deslizem até à tab Tudo
- Façam scroll e escolham Google Play Store
- Cliquem Limpar Cache
Refazer login ou alterar conta Google
Por vezes alteramos configurações de segurança na nossa conta de email ou mesmo a password e dessa forma precisamos de actualizar essas novas configurações no equipamento. Para fazer isso basta refazer o login no dispositivo.
- Definições > Definições de sincronização
- Clicar na conta correspondente à usada no Google Play > Remover
- Agora abram o Google Play e façam login novamente
Para além disto, podemos alterar a conta para uma outra qualquer que queremos.
Remover qualquer proxy ou VPN
Remover qualquer proxy ou VPN que tenhamos no equipamento e devemos aceder à internet antes de aceder à Play Store.
- Ir até Mais (Ligações sem fios e redes) e verificar as configurações das redes sem fios e remover qualquer proxy
- Desligar qualquer app VPN que tenham a correr em background
Esvaziar o ficheiro Hosts
Nota: Este processo é só para quem tem ROOT
- Abrir o gestor de ficheiros
- Navegar até root/system/etc
- Procurar e abrir o ficheiro Hosts
- Apaguem tudo o que estiver lá dentro excepto a linha 127.0.0.1 localhost
Fazer Restauro de Fábrica (Factory Reset) ao equipamento
Se nenhum dos passos anteriores resolveu o problema, este processo vem em último recurso.
Desta forma vamos limpar totalmente o equipamento e deixar como se tivesse acabado de sair da caixa ou de ter instalado uma ROM.
Faça backup dos seus dados como mensagens, apks e outros ficheiros antes de proceder para o factory reset.
- Definições > Cópia de segurança e reposição
- Repor definições
Este artigo tem mais de um ano
para mim basta ligar o wifi… ja me aconteceu, estava desligado
valeu, fazendo o limpa do cache melhorou 🙂
Podes também tentar Repor pref. de aplic. em:
Definições->Aplicações->Tab(Todas)->Botão de menu->Repor pref. de aplic.
É de salientar que esta função não apaga dados das aplicações e normalmente funciona para o problema aqui posto
Cumps,
Pois eu tenho um problema parecido com este, no meu tlm android, na aplicação “Foursquare”, não consigo que ele faço os habituais “check-in” quando estou a utilizar os dados. Já realizei todos esses passos que são sugeridos e não resultou, dá sempre erro, aparece informação que não consegue estabelecer ligação com o servidor, tudo o resto funciona normalmente, alguma sugestão?
Se estiverem desativadas as extensões “problemáticas” e forem ativadas apenas quando pretendo (pontualmente), já não terão tanto problema? ou seja, enquanto desativadas não lentificam nem colocam problemas de segurança?
Conforme os vossos conselhos, tive que instalar um plugin para ter um new tab parecido com o antigo, que foi removido definitivamente. Instalei o “Awesome new tab”, que me aparece nestas 2 extensões de segurança, como tendo adaware e spyware. Podiam confirmar o mesmo? Ou será que é um falso positivo porque como new tab que é, tem acesso a todas as aplicações, podendo adicionar widgets de calendários, tarefas, etc.?
eu ñ consigo fica dano erro conexao expiro , quando baixa um prog. fui em etc/host era pra limpa e deixa so a parti de cima mas o meu ñ tinha nada pra excluir so tinha a parti de cima ja
Me ajudem por favor 🙁
ja fiz isso tudo no meu tlm e nao deu resultado, nao esta funcionando na mesma nao sei mais o que fazer.
Tipo nada disso resolveu no meu tablet da CCE tR72
O q posso fazer ????
serio?
foi a hora e data… como é que isso pode ter influencia…???
eu ja tentei tdo isso que esta escrito mas na funcionou,ainda continua dando erros,sem ligacao. me ajudem em que site posso baixar o app.?
muiito obrigado ajudouu muiito o meu melhorou bastante 😀
Nem com o factory reset deu o que faço?
A quem não conseguiu, tentem este ip abaixo:
127.0.0.1 localhost
# 74.125.93.113 android.clients.google.com
A mim resolveu 😉
o meu tablet cce tr72 deu erro de criptografia e travou na tela inicial ja resetei em fabricação e nada me ajuda
Eu já fiz todos esses procedimentos, e ainda assim o erro continua, que ódio, mano ¬¬
Meu Gmail está dando erro conscutivamente e nao sei que fazer. Por favor alguem me pode ajudar ??
Exprimentei tudo o que foi postado e ate formatei e nada continuo sem aceder a playstore. O que faço?
valeu mt obrigado. vcs resouveram meu problema vcs sao fodas. obg mt obg
Ainda bem que tinha root senão não dava nada
Fiz tudo nada deu certo . continuar dando erro.o play store diz que minha conexão expirou.
a minha tbm da a mesma coisa… o que posso fazer?
Me ajudem por favor.
Tive que criar outra conta no google, só assim consegui fazer a instalação através do Google Play.
ok para o meu caso com hora automática resolveu o problema da net o meu muito obrigado bom trabalho continuem ajudado os meus cump.
no meu telemovel acontece isto e para alem disso nao consigo iniciar sessao em nenhuma conta google.
alguem me pode ajudar?
Muito bom muito obrigada! Salvou-me.
Diz tudo isso, e não deu sequer… Nem fazer login ou logout dá no playstore, ja formatei 5x numa semana
Para quem usa hacks in app purchases como o freedom(precisa de root) tems de remover o host
Muito obrigado. Comigo funcionou limpar a cache. Quando fui ver, a cache tinha 3 megas de informação, quando normalmente não passa de alguns 10 ou 15 kbs. O que causou isto no meu tablet (Samsung Tab 3 lite) foi ter instalado imensos boosters e limpadores de memória. Enfim, lição aprendida e arrependida. Instala-se um booster E CHEGA!! É O SUFICIENTE!! OBRIGADO REALMENTE À VOSSA EQUIPA. RESOLVERAM E EXPLICARAM O CASO DE MANEIRA RAPIDA, CLARA, COM IMAGENS E À PROVA DE ERRO E SEM ENROLAÇÃO POR CAMINHOS DESNECESSÁRIOS. BOM TRABALHO O VOSSO. BOA EQUIPA.
Serviço do Google Play parou não consigo trabalhar com telemóvel necessito de ajuda obrigado
Boa noite
Eu nem consigo adicionar a conta da google
Diz que Não é possível estabelecer uma ligação fidedigna com o servidor.
Pode ser um problema temporário. Tente novamente ou ligue-se a outra rede Wi-FI
Como posso resolver esta situação?