Browsix – a forma mais prática de explorar o seu Android
O verão é altura de tirar fotos, muitas fotos! Ao chegar a casa vai querer revê-las, comodamente, no seu computador. Se não for utilizador do Google+ (que sincroniza automaticamente as fotos e vídeos) ou se simplesmente preferir guardar ou visualizar fotos no seu computador, terá de usar o cabo USB, a interface Bluetooth ou a interface Wi-Fi com recurso a uma aplicação apropriada. Mas, o que usa será tão prático como o Browsix?
O Browsix permite visualizar fotos e vídeos ou ouvir as músicas, recorrendo ao browser do computador, sem ter de os transferir, permite gerir todos os ficheiros do Android, possibilita o download e upload de quaisquer ficheiros ou pastas e... mais, muito mais...
Do que é capaz o Browsix?
Com esta aplicação, a partir do browser no computador, é possível:
- Receber e enviar ficheiros de e para o smartphone ou tablet Android (incluindo com permissões root);
- Ouvir música existente no dispositivo;
- Ver rapidamente as fotos e vídeos, sem os transferir;
- Consultar, enviar e receber SMSs;
- Ver, criar e editar os contactos;
- Proteger o acesso com palavra-passe.
Tudo isto é feito recorrendo à rede Wi-Fi. Para que funcione correctamente, o computador e o dispositivo Android devem estar ligados à mesma rede local.
Como funciona o Browsix?
Após instalar a aplicação Browsix basta iniciá-la, atribuir um nome ao dispositivo e premir Start Browsix.
A partir daí, o Android pode ser deixado de lado e agora é apenas necessário iniciar o browser no computador (ou num qualquer dispositivo com um browser, desde que ligado à mesma rede local) e abrir o endereço www.browsix.com.
Os dispositivos Android que estejam ligados à rede e com o Browsix iniciado aparecerão listados automaticamente. Necessita apenas de o seleccionar e começar a utilizar as funcionalidades.
Em Photos é possível visualizar todas as fotos existentes no dispositivo, em slideshow ou em miniatura. Em Music e Videos o processo é idêntico. Para poder visualizar estes dois último é necessário o plugin Quicktime. Note que existe sempre um pequeno ícone, em forma de círculo e com a letra "i" (assinalado na imagem abaixo), que permite aceder a um menu rápido de ajuda. Use-o para conhecer todas as funcionalidades de cada interface.
Na secção Files pode navegar por todas as pastas e ficheiros e efectuar todas as acções inerentes a um gestor de ficheiros. As pastas são descarregadas em formato .zip. Em Phone pode ver a lista completa de contactos e mensagens e é brindado com uma interface interessante, simples, prática e bastante intuitiva.
Quanto à segurança, sempre que tem alguém, ligado à sua rede, que não pretenda que tenha acesso aos seus conteúdos, deve proteger o seu acesso com uma palavra-passe. Curiosamente, não consegui introduzir palavra-passe no Galaxy Tab, o caixa de texto não aceita o toque para que inicie a escrita. Já no smartphone, com recurso à trackball, não houve qualquer problema em introduzir a palavra-passe.
Note-se que existem funcionalidades exclusivas da versão paga (2€), tais como a visualização de imagens em ecrã completo e o envio de SMSs em quantidade ilimitada (ou invés de 2 da versão Lite).
Este artigo tem mais de um ano
É melhor que o Remote Web Desktop?
Depende. O RWD é mais completo mas pode ter funcionalidades “a mais” para o utilizador comum. Por outro lado, o Browsix tem um acesso muito simplificado (não é necessário introduzir IPs diferentes consoante a rede a que se liga) e tem uma galeria interessante para visualizar os conteúdos sem ser necessário preocupar com a sua transferência.
Este Browsix é mais direccionado a tarefas simples e rápidas, sem complicações.
Mais um bom programa que o pplware nos deixa para android. Qd tiver em casa ja só mando sms do pc…ahahah
Atenção que, infelizmente, essa é uma funcionalidade da versão paga.
Pessoal, desculpem uma pergunta Off-Topic e noob.
Eu tenho um tlm Sony Ericsson Xperia X8 com Android 2.1 instalado nele. Ele não vem com multi-touch apesar de hardware suportar esta tecnologia.
Eu andei nos fóruns de XDA Developers e encontrei um ROM 2.2 sem bugs. A minha vontade de instalar um ROM é a seguinte:
1º – Quero multi-touch para jogar jogos com multi-touch
2º – Com a modificação do visual pelos Sony Ericsson, irrita-me só poder pôr um widget por ecrã.
A minha pergunta é a seguinte. Alguém pode-me dizer quais são prós e contras de instalar o 2.2 fica mais lento/fica igual/fica a puchar mais, bateria gasta mais/gasta menos.
Ajudem-me pff que estou aflito para isso 🙂
Só há vantagens em fazê-lo. Além das funcionalidades oficiais, haverá de certeza algo mais optimizado pela comunidade. Portanto, nem há que olhar para trás…
Obrigado Hugo,
Eu ontem instalei o Froyo 2.2.5 e está tudo a funcionar bem. Não ganhou multitouch, mas parece comer menos bateria, tem mais opções, a wi-fi não cai como era antes e está lindo. O problema é copyright em todo que é canto do criador.
Hmm… não conheço a “oferta” para esse modelo, mas provavelmente existem outras ROMs.
já instalei e estou a adorar no meu a1
voçês sempre a surpreender o pessoal
um abraço e continuem com o bom trabalho
Para quando uma aplicação deste género mas por USB, isto é sem ter de estar ligado em rede.
Desde já as minhas felicitações pelo óptimo trabalho desenvolvido por toda a equipa do PPLWARE.
O Remote Web Desktop permite usar USB.
Boa dica, logo já experimento.
O melhor é o samba, que cria uma rede de verdade.