PplWare Mobile

Bootloop no Android depois de instalar uma “Custom ROM”?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Silva says:

    Eu tive algo do género(o telemóvel reiniciava do nada e não tinha padrão, tanto podia ser após 5 min de o ligar como 8h, mas o normal era estar em constante reboot), com actualização do Google no meu Nexus S por OTA. Solução, mandei para a Vodafone e fazeram-me um downgrade para o 2.3. A partir daí decidi instalar ROM’s.

  2. Manuel says:

    Excelente Artigo!

    Apenas ficou a faltar a informação de que com o factory reset todos os dados guardados no telefone são eliminados 😉

  3. Alex says:

    Tenho visto esse problema de loop de boot em versões oficiais dos fabricantes, geralmente acontece quando um app apresenta erro na instalação ou durante o uso, o google deveria apresentar uma forma de contornar esse erro com um boot no modo de segurança ou algo parecido que possamos identificar e resolver o problema sem recorrer a flash de memória ou hard reset, imaginem se toda vez que seu windows ou linux apresentar um erro você tenha que reinstalar o sistema, todo o mundo viraria técnico.

  4. Nuno says:

    Certa altura tive um HTC Magic que depois de uma tentativa de instalação de uma rom CM, nem bootloop estava, “brickou” por completo. Era um equipamento manhoso para colocar rom, porque tinha que se alterar o SPL e o Radio e bastava um dos dois não ser o correcto e estava problema armado. Muitas horinhas perdi eu até conseguir devolver o bicho ao mundo dos vivos. Mas há males que vem por bem aquele tempo perdido de volta do HTC e depois de um samsung, entre outras coisas como as bem ditas actualizações que o HTC não teve nem sequer uma (ficou-se pelo 1.6 Donut), levou-me a comprar um iPhone 4 que depois troquei por um 5S e até hoje super satisfeito. Não digo que não mudo outra vez para para android, mas para isso o SO da google vai ter muito que provar.

    • OMG says:

      E nunca brickaste nenhum iPhone ao trocar-lhe a rom?

      • Nuno says:

        Os iPhones não brickam;)

          • Nuno says:

            Tens que comprar um para descobrires…

          • OMG says:

            Não preciso de comprar um “papa-reformas” para cumprir limites de velocidade; por mais rápido que seja um carro, só ultrapasso os limites se quiser, mas para quem não se consegue controlar, sobra a hipótese do “papa-reformas”.

          • Daniel Pinto says:

            Será pk não existem “ROMS” (no sentido em que estamos a falar aqui) cozinhadas…

          • Nuno says:

            @omg, o teu problema é seres um tipo limitado, que só vê bonecos verdes á frente, tens que alargar os teus horizontes, experimentar coisas novas. para ti tudo o que não seja android não presta e se for Apple então pior ainda. tens experimentar para poderes dizer bem ou mal.Eu tenho recomendado equipamentos android a muita gente que não tem possibilidades de comprar um iPhone 5c ou 5s e não me custa admitir que um Moto G ou um Nexus 5 (principalmente desde que a google o começou a vender em PT, representam uma melhor compra relativamente ao iPhone mais barato, o 4S. Porque essas pessoas, na sua grande maoria nem o SO que o equipamento tem sabem ver e querem apenas uma coisa que lhe dure e que seja actulizavel

          • Nuno says:

            @Daniel Pinto, eu sei que não existem roms cozinhadas para iPhone, a não ser que se considere que os .ipsw alreados pelo UltraSnow e pelo Redsnow, sejam roms alteradas. E acho o @OMG que também sabe, por isso a minha resposta foi dada á medida da pergunta “espertalhona” dele.

          • Nuno says:

            @omg, já agora se com a história do “papa-reformas” estavas a insinuar que sou velho, estás muito ao lado.Infelizmente ainda me restam muitos anos a trabalhar e a descontar para pagar RSI a certas pessoas

          • OMG says:

            Tens problemas de compreensão, não percebeste a analogia e tentas disfarçar com ataques pessoais de bonecos verdes e não sei quê, que não te levam a lado nenhum.
            Recomendas um Android a quem quer procura algo actualizável, sendo que nem o SO sabe ver? 😀
            Com amigos assim…

        • Edgar Almeida says:

          Ai não? Eu já brickei um iPhone e foi uma dor de cabeça para o voltar a trazer à vida.
          Já os android que brickei têm soluções mais fáceis de desbrickar

          • OMG says:

            A solução para o meu SGS foi levá-lo para a Tamet… ao abrigo da garantia (lá se vai a teoria que o bicho papão de trocar Roms’s quebra a garantia).

          • Nuno says:

            Tu está como o “outro”, tens leitura selectiva, se conseguires vê bem os androids que recomendo, está la escrito. E eu não tenho problemas de compreensão, tu é não sabes diferenciar analogia, de sarcasmo, que foi o que sem saberes estavas a tentar usar com a “perguntinha” se não tinha brickado nenhum iPhone ao mudar-lhe a Rom, mas mais uma vez se a tua leitura selectiva não te atrapalhar lê a resposta que dei ao Daniel Pinto e tenta compreender.

          • OMG says:

            Não sabes o que é uma analogia.
            Não me vou dar ao trabalho de ler… nenhum Android é recomendado para quem quer atualizações “fáceis”.

    • Nuno nuno...\ says:

      De facto se não sabes efectuar uma alteração de ROM o melhor é mesmo te manteres com o iphone

      • Nuno says:

        Deves tar a brincar comigo, o HTC MAGIC foi dos primeiros equipamentos android á venda em PT, mas tu nessa altura devias estar muito ocupado a ver o Disney para saberes isso. Quanto ao saber instalar roms, se quiseres dou-te umas dicas…

        • Redin says:

          Para aproveitar a tua amabilidade, vou-me aproveitar dos teus conhecimentos e pedir se sabes como fazê-lo para o Sony Xperia J, embora não esteja esperançado sobre o CM mas uma rom que me permitisse eliminar programas desnecessários e inúteis que só me ocupam a memória do sistema.

          • Nuno says:

            Para ser sincero ao Xperia J, nunca mudei nenhuma rom, mas deixo-te a aqui a dica de um “expert” me deu em que apenas alterei na parte em que se aplica a ti:
            “De facto se não sabes efectuar uma alteração de ROM o melhor é mesmo te manteres com o 3310”
            espero que ajude

        • diogo says:

          Tu é que deves estar a brincar, tinha um colega (mais velho) que tinha o magic e trocava-lhe e muito mais e nunca teve problemas

    • diogo says:

      Este é fino, muda para iphone porque perdeu muitas horas a tentar trocar a rom de um android, como se o iphone fosse melhor nesse requesito -.-

      Quer dizer, tentas ir ao extremo da versatilidade do android, corre mal e trocas para um quase zero de versatilidade

      • Nuno says:

        Tens voltar á escola para aprenderes a interpretar Português, tens uma leitura selectiva. Quanto á mudar para iPhone, acho que tenho esse direito, ou não? Tu e outros fanáticos como tu querem implementar a ditadura do android. E para finalizar falas pela experiencia de outros e não pela tua, dessa conversa do ” ah e tal tenho um amigo que fez e aconteceu” já eu estou farto…

      • andrOtários says:

        nem toda a gente tem a vida de “nerd” que tu tens, e gosta de perder tempo com pcs ou arranjar problemas de tlms. Eu compro e uso de forma simples. IPhone é rapido e simples, alem de ser o tlm mais elegante do mercado. Nao concordas? Ve pessoas com dinheiro, boas posicoes nas empresas, na tv e usam todas iphone. Agr quando preciso de arranjar o pc ou o tlm vou falar com a malta como tu que serve para arranjar o que as pessoas com dinheiro n tem paciencia para fazer.

        • José says:

          Hoje em dia o IPhone não é sinal de exclusividade, até pessoas sem o dito “status” têm um (trabalho no ramo da construção, portanto confirmo pelo que vejo), já foi símbolo disso mas já não é… O design pode ser bonito para ti e feio para outras pessoas, é sempre gostos pessoais e isso não se discute.
          Na verdade vocês fanáticos do “I…” é que não admitem que o Android já é melhor em algumas coisas, assim como o IOS é melhor noutras… mas já lá vai o tempo que dominavam e agora só reagem ao Android tão agressivamente porque já faz “mossa”…

          • Nuno says:

            @José é esse mesmo o espirito que se deve ter, devemos escolher o sistema que melhor se adapta aquilo que queremos e eu no meu caso depois de ter usado os dois, escolho sem sombra de duvidas iOS. Quanto aos fanáticos eles existem dos dois lados, não só do “I..” e tendem a ser mais agressivos quando falam sem conhecimento de causa.

        • Xis says:

          Para essas pessoas com dinheiro e sem paciência, este post não se aplica.
          Se é o teu caso, não sei porque vieste ler e comentar.

        • Edgar Almeida says:

          Basicamente estás a dizer que iPhone é para pessoas burras e com dinheiro

  5. Mário Silva says:

    Tenho utilizado todas as versões Android da Cyanogenmod no meu S2 desde o Gingerbread e nunca me aconteceu essa situação…

    • m says:

      Por acaso tambem usei desde sempre Cyanogenmod no meu S2, mas estas últimos versoes nightly de dia 3/6 volta e meia acontece um reboot assim do nada.

      Hoje instalei omnirom 4.4.3 e e acho que ja não volto á Cyanogenmod . Estou a gostar.

  6. panhonhas says:

    Ainda ontem instalei uma custom rom no htc pico, para além dessas opções também se deve apagar a cache partition, e a battery stats.

  7. Daniel Pinto says:

    É sempre preciso ter em atenção se a base da ROM é a mesma aquando de uma actualização para um ROM cozinhada…

    Se não for aí fazer o factory reset é aconselhado, porque mesmo que o telefone arranque é provável que vá dar problemas de force close.

  8. pardaluxo says:

    Bom tb é bom lembrar que o CWM permete fazer cópias ou backups, ou nandroid, que é exactamente aquilo que tinhamos antes, ou tivemos, podemos ter várias. Se a coisa correr mal, entrar de novo do CWM, pressionando, no geral,k Powr +vol up (ver cada caso) e seleciconar prlo restoraa cópia, ou backup anterior e voilá. Dito assim é simples não é? mas às vezes até CWM desaparece e pode ser.. uma trabalheira.. ´

    • Edgar Almeida says:

      Eu cá tenho a minha ROM do dia a dia mas volta e meia gosto de experimentar novas ROMs, depois é só restaurar o backup e fica tudo como estava!

      Já desenvolvi ROMs para o meu anterior smartphone mas agora já não tenho paciência para essas coisas

  9. bizugodaterra says:

    isso por acaso já me aconteceu…a solução que descreveram ai em cima não resolveu de muito…mas se uma pessoa prestar atenção ao erro em causa e googlar um pouco saberá que existe sempre alguém que já teve o mesmo problema e tem a solução disponivel…(no meu caso foi um ficheiro,não faço ideia o que era aquilo,e tinha apenas uns kapas…)

    Moral da historia…não sejam malandros e pesquisem…

    😉

  10. pisca says:

    Ler estes comentários, faz-me ainda mais velho

    Na sua maioria parece que descobriram agora as Roms Cozinhadas com o aparecimento do Android

    As ditas ROms existem há vários anos, desde o Windows Mobile, com imensos cuidados, lembro da primeira metida no Qtek100 (grande máquina), mais tarde, anos 2008 e seguintes, andei pelo TyTnII e Diamond II, quase todas as semanas aparecia algo de novo, e vai de meter outra. Fiz várias para estes dois equipamentos e estarão arquivadas nas catacumbas do Xda Developers, a Biblia Sagrada

    Com o aparecimento do Android, já não tive paciência, nem tempo, para reaprender a “cozinhar”

    Regras de Oiro a NUNCA esquecer, ler, ler, ler muito, não ir de cabeça só porque tem uns ecrans bonitos, verificar com cuidado se é mesmo para o aparelho que têm

  11. Pedro says:

    Uma pergunta instalei o CM11 M6 no S2.
    Ficou optimo. Estava a pensar comprar um novo telemovel e deixei de pensar nisso. Porque gostei mesmo da estabilidade e desempenho da bateria com o CM11.

    No entao o radio nao funciona.
    sabem se ha maneira de voltar a ter radio ?

    Obrigado,

    Pedro

  12. José Lopes says:

    já tive isso 2 vezes no nexus 4! solução… ligar ao pc e full back to stock… e depois root novamente… por acaso nao tentei essa solução… se acontecer novamente tentarei obrigado

  13. José Rebelo says:

    Estou com um problema, depois de tentar fazer um down-grade, o meu LG-P880 está travado na tela S/W e não consigo resolver esta situação. Será que morreu??? Por favor alguém me ajude. Obrigado.

  14. joão rachão says:

    Actualmente tenho a rom da cyanogenmod 11 instalada mas sempre que tento fazer algo aparece a mensagem (lamentamos, os serviços do Google Play foi interrompido.
    já fiz de tudo, limpar cache, limpar dados e nada, ver se existe algo desativado e tantem nada.
    Dão-me alguma sugestão. queria ficar com a mesma rom.
    Será que se pode apenas desinstalar as gapps e instalar outras novas para o mesmo sistema?

  15. Felipe Prince says:

    Por favor alguém me ajuda fiz um recovery pelo apk [ROOT] Rashr – Flash Tool e depois ao iniciar meu celular liga mas não faz mais nada já tentei de tudo resert, já segurei power + vol. menos e power + vol. mais e tudo junto e nada, liga e fica só ligado o pc não reconhece não sei o que fazer estou desesperado pq ainda tive sorte que ganhei esse celular alguém me ajude!!!!

  16. juliana says:

    bom dia, nao sei se ainda obterei resposta mas, hoje estou com um problema parecido. o meu dispositivo travou depois da instalaçao de uma aplicaçao e quando tentei desligar, quando ligava ficava só no logotipo do telemovel. é um samsung galaxy s6 edge, nao desliga nem consigo fazer hard reset, existirá alguma soluçao sem que tenha de mandar para assistencia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.