ASUS Transformer AiO P1801: Um conceito em crescimento
O ASUS Transformer All-in-One P1801 é um equipamento híbrido com Tablet e Desktop num só, um conceito que tem sido explorado há pouco mais de um ano para cá. Este é um PC com Windows 8 integrado, que num simples clique se transforma num Tablet Android, que pode funcionar também como PC de forma remota.
É sem dúvida um "tudo-em-um", mas quais serão as vantagens de um equipamento deste género? É a questões como esta que tentaremos responder com a análise a este equipamento, que mais do que um PC e ou Tablet, é um novo segmento que tem vindo a crescer no mercado.
Desde a chegada do Windows 8 que se tem vindo a assistir a uma revolução num mercado quase morto e a necessitar de um novo fôlego.
O "mobile" veio roubar muitos dos clientes que apenas utilizavam o computador para passar umas horas na Internet a gerir o e-mail, ou simplesmente assistir a conteúdos multimédia e jogar. Os Tablets e Smartphones, cada vez mais acessíveis, encostaram os Desktops a um canto e deixaram-os ganhar pó nas casas de muitos utilizadores.
Para contornar este problema, durante o último ano, assistiu-se a um reinventar do conceito de Desktop e até mesmo do conceito de computador portátil. E não foi apenas a ASUS a fazê-lo. A Microsoft, por exemplo, lançou os seus Surfaces, que apesar de só trazerem o Windows integrado, desempenham na perfeição a função de computador portátil e de Tablet. Mas também a Sony, a Lenovo ou a Dell, lançaram durante o último ano os seus híbridos, esses sim, com dois sistemas operativos distintos para ocasiões distintas.
Estes são computadores cuja portabilidade é ideal entre portas. Tanto servem para estar à secretária a trabalhar durante o dia, como à noite servem perfeitamente para sentar a família no chão da sala a jogar, tanto no Windows como no Android, e assistir aos conteúdos multimédia preferidos.
Características Gerais e Design
O ASUS Transformer AiO P1801 não é apenas um computador com dois sistemas operativos, na verdade são dois computadores distintos cada um com o seu sistema operativo.
O Desktop disponibilizado para análise é alimentado por um processador Intel® Core™ i5 3350P de terceira geração, tem 6GB de memória RAM e 1TB de armazenamento interno, num disco HDD. Vem com Windows 8 integrado, entretanto actualizado para a versão mais recente.
O Tablet Android, com a versão 4.1 (Jelly Bean), vem equipado com um processador NVIDIA® Tegra® 3 Quad-core, tem 2 GB de RAM e 32GB de memória interna.
Ambos funcionam de forma totalmente independente, mesmo que estejam ligados em simultâneo. O único factor que limita a utilização dos dois equipamentos é o ecrã que partilham, que até mesmo isso pode ser colmatado com a utilização do computador ligado a outro ecrã através da saída HDMI.
O ecrã panorâmico de 18.4 polegadas tem uma resolução de 1920x1080 píxeis Full HD com multi-toque de 10 pontos. Esse ecrã é acoplado à base do Desktop e fica pronto a funcionar tanto em Windows como em Android.
A troca entre os sistemas operativos é feita através de um botão colocado no lado direito do Tablet e basta um simples toque para que essa troca aconteça.
O Tablet conta com o botão de Power e volume usuais num Android. Além disso, conta ainda com uma porta de áudio de 3.5mm, um microfone embutido, slot para cartões microSD, Porta USB 2.0 Mini, uma câmara de 1.0 megapíxel e na traseira tem dois altifalantes para reproduzirem som em stereo.
Na base, o computador tem na frente o botão Power, na direita uma porta USB 2.0 e o leitor de CD/DVD. Do lado esquerdo, encontram-se quatro portas USB 3.0, uma entrada para microfone, saída áudio 3.5mm e um leitor de cartões (MMC, SD, SDHC). Está ainda embutido um microfone e dois altifalantes em stereo, com um som limpo fantástico.
A base do Desktop é bastante elegante, prateada em alumínio escovado, e as suas dimensões e peso são bastante razoáveis tendo em conta que se trata de um "All-in-One". O ecrã é perfeitamente ajustável ao ângulo de visão.
Quanto ao Tablet, também ele prateado, não se pode dizer que estamos perante um objecto elegante. Pelo menos, quando pensamos num Tablet, nunca pensamos num objecto com 18.4 polegadas e 2,4 kg. A portabilidade e ergonomia são, assim, características que não se aplicam a este Android, no entanto não deixa de ser apropriado para algumas tarefas.
Dois pormenores de design que foram tidos em consideração são uma pega que auxilia no transporte do dispositivo e um suporte de inclinação com um ângulo até 100 graus.
O Transformer AiO P1801 traz alguns acessórios, entre eles o rato e o teclado, ambos sem-fios. O teclado é bastante bom, contudo o rato não é nada ergonómico e o scroll tem alguns problemas no funcionamento.
Especificações
-
Sistema Operativo
- PC: Windows 8
- Tablet: Android 4.1 (Jelly Bean)
-
Ecrã
- LED-backlight, IPS, de 18.4"
- Resolução: 1920x1080 píxeis (Full HD)
- Proporção: 16:9 (ecrã panorâmico)
- Toque: Multitoque de 10 pontos
-
Dimensões
- Tablet: 466 x 18 x 294 mm
- PC Station: 466 x 162 x 267 mm
- Tablet + PC Station: 466 x 162 x 376 mm
-
Peso
- Tablet: 2,4 Kg
- PC Station: 4,1 Kg
-
Cor
- Preto / prateado em alumínio escovado
-
CPU
- Tablet: Processador NVIDIA® Tegra® 3 Quad-core
- PC Station: Processador Intel® Core™ i5 3350P
-
Memória e Armazenamento
- Tablet: 2 GB de RAM e 32GB de memória interna
- PC Station: 4GB a 8GB de RAM e 1TB até 2 TB de memória interna
-
Botões Físicos
- Tablet: Power, Volume e botão de alternância entre PC e Tablet
- PC Station: Power
-
Rede sem fios
- Tablet: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth V3.0; GPS
- PC Station: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth V4.0
-
Multimédia
- Câmara: 1.0 megapíxeis
- Som: Altifalantes em stereo no Tablet e PC e microfone embutido
-
Portas
- Tablet: Encaixe com PC; Auscultadores; Leitor de cartões Micro SD, Porta USB 2.0 Mini; Bloqueio Kensington; Alimentação
- PC (laterais): 4 x USB 3.0, USB 2.0, Leitor de cartões 3-em-1(MMC, SD, SDHC), Microfone, Auscultador; Bloqueio Kensington
- PC (traseira): Saída HDMI, RJ45 LAN, Jack de TV, Alimentação
-
Acessórios
- Teclado Wireless
- Rato Wireless
- Adaptador AC
- Pano de limpeza (não incluído no AiO de teste)
- Cabo de alimentação
- Comando de TV
O conceito Transformer
O AiO P1801, enquanto PC, é um computador comum com Windows 8, do qual é possível tirar o máximo partido graças ao ecrã táctil.
É bastante fluído nos movimentos, durante a execução de várias tarefas em simultâneo nunca apresentou qualquer tipo atraso ou bloqueio. Estes factores conjugados com o ecrã de 18.4 polegadas, dimensão esta bastante aceitável para um monitor de Desktop, fazem deste computador uma máquina bastante produtiva para a maioria dos utilizadores denominados como "comuns" que não exigem características específicas em termos de hardware ou software.
O facto de o computador ser facilmente ligado a outro monitor, através de HDMI, é outra vantagem acrescida e que soma mais uns pontos à questão da produtividade. Desta forma, além do utilizador poder estar a utilizar dois ecrãs em simultâneo, poderá ainda usufruir do computador quando outra pessoa está a utilizar o tablet no mesmo momento.
Agora, focando a atenção no tablet, em termos de sistema operativo e funcionalidades estamos perante um Android 4.1 Jelly Bean comum. Contudo, existe um factor que deixa muito a desejar na utilização deste equipamento: o seu tamanho.
Além do peso associado ao tamanho, as aplicações, de uma forma geral, foram concebidas para funcionar em ecrãs entre as 4 e 10 polegadas, logo, a sua utilização num ecrã muito maior fazem com que a experiência de utilização não seja a mais agradável. Gerir e-mails, navegar no browser e até aceder ao Facebook, são acções a não fazer neste tablet. O tamanho dos conteúdos é exageradamente grande e a sua densidade não é redimensionável, pelo menos recorrendo a métodos oficiais.
Mas, o facto de ser um grande ecrã não são só desvantagens. Os jogos de multi-jogadores, as aplicações dedicadas às crianças, a visualização de conteúdos de multimédia, são todos eles alguns dos exemplos das acções que ganham uma vida diferente neste ecrã.
Através da activação do Splashtop Streamer, assim que o ecrã é retirado da base, fica a funcionar no Windows 8 normalmente de forma remota (sem-fios). Apesar da instabilidade e lentidão de algumas aplicações, a utilização de PC de forma remota poderá ser bastante útil para mostrar uma informação qualquer a alguém sem termos que levar as pessoas para junto do computador.
Pensando no meio empresarial, este AiO poderá também trazer algumas vantagens, principalmente para as pequenas empresas que não têm um sistema informático muito desenvolvido. Tanto poderão estar a trabalhar no Windows na sua secretária como pegar no tablet e apresentar os seus produtos ou serviços, numa sala mais acolhedora, aos seus clientes e parceiros, sem necessidade de recorrer mais nenhuma tecnologia.
Veredicto
Em termos de conceito, o ASUS Transformer AiO P1801 veio ajudar à revolução do mercado dos PCs que estava a precisar mudanças. O facto de serem dois computadores distintos, cada um com o seu sistema operativo, distingue-o da maior parte da típica concorrência de produto isolado, considerando só desktop ou só tablet.
Com um simples toque é possível trocar de sistema operativo sem que nenhum deles perca qualquer informação com a troca. Na verdade, os dois estão a funcionar em simultâneo, mas a partilhar o mesmo ecrã.
A compra deste equipamento faz sentido se for pensada no seu conjunto, mas com a ideia de ter um bom Desktop que poderá desempenhar muitas outras funções, nomeadamente a de juntar a família a ver um filme em qualquer parte da casa, ou a de servir para uma empresa usar com os seus clientes.
Apesar de já estar no mercado há mais de um ano, o AiO P1801 ainda se encontra à venda e o seu preço varia entre os 1500€ para o modelo P1801-B071K, com processador Intel® Core™ i7, e os 1200€ para este modelo em análise, o P1801-B072K, com processador Intel® Core™ i5.
Aspectos positivos
- Versatilidade na utilização, PC, Tablet e ainda PC remoto
- Facilidade de troca entre qualquer modo de utilização
- Rapidez e fluidez
- Design em modo desktop
- Ecossistema
Aspectos negativos
- Peso do Tablet
- PC em modo remoto pouco estável
- Rato: Ergonomia e scroll
- Aplicações não optimizadas para as dimensões do Tablet
- Tablet não permite multi-janela
O Pplware agradece à ASUS pela cedência do ASUS Transformer AiO P1801 para análise.
Já teve a oportunidade de experimentar algum dispositivo híbrido do género?
Considera que este é o caminho a seguir pelas grandes marcas de PC?
Este artigo tem mais de um ano
Não sei, mas parece-me que o ecrã será demasiado grande para um tablet, ainda para mais pelo facto de não termos multi-janela no android. De resto parece-me interessante.
Se bem percebi, tudo o que faz parte do PC está na base. Assim sendo, que vantagens tenho em comprar este equipamento em vez de um desktop (ou portatil) + tablet? Fica mais barato que o conjunto?
” Não sei, mas parece-me que o ecrã será demasiado grande para um tablet, ainda para mais pelo facto de não termos multi-janela no android. De resto parece-me interessante.”
Não existe Multi-janela no android, quem disse?
De qualquer modo este PC não é Android mas sim Windows.
Disse a própria Maria Inês, autora do post, nos aspectos negativos: “Tablet não permite multi-janela”.
E sim, eu sei que é um PC Windows, cujo ecrã também é autónomo, na forma de tablet android.
Acredita que o que não ha de faltar são formas de por multi-janelas em android espalhadas pela net.
Mas isto sou eu a achar
Fábio, na minha opinião tudo depende da portabilidade que se queira dar ao PC e ao tablet.
Para quem apenas utiliza a tecnologia dentro de casa, esta pode ser uma opção bastante interessante, tanto em termos de características como até de preço. Julgo que também se pode adaptar bastante bem a uma pequena empresa, tal como descrevi no artigo.
Inês, for favor, me diga onde posso comprar.
Lavinia,
No Kuanto Kusta encontrará algumas lojas que vendem este ASUS Transformer AiO.
Deixo-lhe os link:
– para o modelo P1801-B071K, com processador Intel® Core™ i7 e;
– para este modelo em análise, o P1801-B072K, com processador Intel® Core™ i5.
Através deste site poderá não só ver as lojas onde ele se encontra disponível, mas também os preços praticados por loja.
Conceito em crescimento?
Pelo que vendo na revenda este não é claramente solução ao que já existe no mercado.
My 2 cents.
Asus lidera a nivel de inovação, sem duvida.
se os tablets que existem permitissem serem usados como monitor já teríamos esta solução com qualquer tablet + PC.
Basicamente isto é um PC windows 8 e um tablet gigante android 😀
se fosse um produto da Apple isto já estava abarrotar de comentários
habituaram mal os usuários, agora não se queixem das consequência
em relação ao ASUS Transformer AiO P1801 acho que é muito bom produto para quem não tem PC nem Tablet
por exemplo em vez de comprar um iMac e um iPad compra um deste por metade do preço com tanta ou mais qualidade / vantagens
para quem já tem PC e Tablet, não faz muito sentido
portanto eu vou ficar a espera do Monitor/Tablet 18”+++ 4k full HD
tipo surface 2007,
low cost! XD
“por metade do preço com tanta ou mais qualidade / vantagens”
mas claro, a metade do preço! É que um iMac nem sequer custa pouco mais que este computador, e com melhor hardware! E obviamente não há iPads a 299 euros, e mesmo que houvesse seriam muito mais chatos de transportar no dia a dia, dado o inconveniente do nome pesar vários quilos, já para não falar que com um iMac, o iPad deixa automaticamente de funcionar, pode até explodir
eu disse com tanta ou mais qualidade / vantagens
depende de pessoa para pessoa
se o tablet for só para usar em casa não vejo problema algum em ter um ecrã maior de 10”
ou até em certos trabalhos devia dar um jeitão
pena só ter android no tablet
os preços que me estava a referir são de ultima geração, não de produtos com 2 ou 3 anos ou comprados no olx
Só que não tem tanta qualidade no hardware, e ignora o facto de um caso ser 2 aparelhos/2 ecrãs, com a respectiva flexibilidade extra, e ter algo que se pode levar para qualquer lado e realmente usar como tablet – ninguém vai pegar no Asus para ir para a cama ler um livro ou email, ou estar confortavelmente num sofa, ou em pé, etc!
A única vantagem funcional do Asus (nesse cenário) é para quem quer um tablet gigante, mas não foi essa a lógica que apresentaste, já que dizes “para quem já tem PC e Tablet, não faz muito sentido”, o que quer dizer que a questão não era de tamanho mas simplesmente ter algo que se possa chamar tablet.
Quanto a preços, o Asus arranjas por cerca de 1200 euros, o iMac custa 1350 euros a preços oficiais, novo na loja da Apple. Tens o iPad mini a 299 euros, na loja da Apple. Como vês, muito longe de ser a metade do preço!
a flexiblidade está do lado da asus que basta ligar o tablet ao pc que fica tudo sincronizado, etc etc
nao sei porque que queria 2 ecras quando não os podes ligar no mesmo sistema
eu olho para o ecra do meu portatil que é de 15” (quase 18”) e não me importava nada de ter um tablet deste tamanho, se possivel com um teclado tipo microsoft surface, para levar para qualquer lado, até para a cama ler imails ou melhor ainda ver um filme e noutros casos jogar já que tinha um ecrã maior
mas continua a não fazer sentido gastar 1200€ se já tenho pc e tablet
isso é o que vocês fans da apple fazem, quando a apple lança qualquer coisa, nem que seja um funcionalidade tao inútil como um sensor de digitais (que prai 99.9% usa para fazer login do iphone :S)
iPad mini.. mas quem é que falou no iPad mini, ai sim é que não da para comparar os tamanhos
para isso até se pode descer um pouco mais e comprar um smartphone de 5 ou 6” com o dinheiro que sobrar XD
P.S.
já compensava mais ter 2 ecras se fosse um imac de 27”
já era um ecra de 27” e outro de 10”contra um de 18” mas ai ainda era maior o gasto
mas isso só falando nos ecras, que não é tudo..
@ ptpedropt
estás a gozar!?
Onde é que está flexibilidade na utilização dum tablet de 2 quilos vs um verdadeiro tablet? Pior quando as aplicações nem sequer estão adaptadas para tirar proveito do tamanho extra!
Sincronização? Acontece tb com um iPad, até sem fios!
2 aparelhos/2 ecrãs possibilita várias coisas! Primeiro que tudo, 2 aparelhos dá 1 aparelho para mais do que uma pessoa, em caso de necessidade! Segundo, um iPad é um excelente dispositivo para consulta e leitura de livros, etc; isso dá funcionalidade extra em certos tipos de trabalho num computador, e com certas aplicações até podes transferir dados entre os dois aparelhos. Em terceiro lugar, ao contrário do que dizes, podes usar o iPad como segundo monitor, sim senhor; há aplicações que o permite, há aliás aplicações feitas de propósito para aumentar aplicações no computador, como a Adobe com o Photoshop!
“para levar para qualquer lado”,
Mas claro, e aproveitas e fazes musculação, durante umas poucas de horas, já que a bateria não dura muito!
“iPad mini.. mas quem é que falou no iPad mini, ai sim é que não da para comparar os tamanhos”
O iPad mini permite exactamente as mesmas aplicações do iPad maior, da mesma maneira, ao contrário dum iPhone, ou dum qualquer smartphone vs tablet. Mas tens tb um iPad maior por 399 euros, se fazes tanta questão! A diferença de tamanho e peso para o Asus, é enorme qualquer que seja o iPad, por isso o problema da comparação ocorre com qualquer um! É aliás mais ou menos isso que digo desde o início, é uma comparação/cenário ridícula.
“já compensava mais ter 2 ecras se fosse um imac de 27”
uau mesmo! Com 21,5 polegadas deixa de ser 2 ecrãs??
O “estranho” é que ainda não reconheceste o erro da tua afirmação, de custar metade do preço!
@ ptpedropt
estás a gozar!?
Onde é que está flexibilidade na utilização dum tablet de 2 quilos vs um verdadeiro tablet? Pior quando as aplicações nem sequer estão adaptadas para tirar proveito do tamanho extra!
Sincronização? Acontece tb com um iPad, até sem fios!
2 aparelhos/2 ecrãs possibilita várias coisas! Primeiro que tudo, 2 aparelhos dá 1 aparelho para mais do que uma pessoa, em caso de necessidade! Segundo, um iPad é um excelente dispositivo para consulta e leitura de livros, etc; isso dá funcionalidade extra em certos tipos de trabalho num computador, e com certas aplicações até podes transferir dados entre os dois aparelhos. Em terceiro lugar, ao contrário do que dizes, podes usar o iPad como segundo monitor, sim senhor; há aplicações que o permite, há aliás aplicações feitas de propósito para aumentar aplicações no computador, como a Adobe com o Photoshop!
“para levar para qualquer lado”,
Mas claro, e aproveitas e fazes musculação, durante umas poucas de horas, já que a bateria não dura muito!
“iPad mini.. mas quem é que falou no iPad mini, ai sim é que não da para comparar os tamanhos”
O iPad mini permite exactamente as mesmas aplicações do iPad maior, da mesma maneira, ao contrário dum iPhone, ou dum qualquer smartphone vs tablet. Mas tens tb um iPad maior por 399 euros, se fazes tanta questão! A diferença de tamanho e peso para o Asus, é enorme qualquer que seja o iPad, por isso o problema da comparação ocorre com qualquer um! É aliás mais ou menos isso que digo desde o início, é uma comparação/cenário ridícula.
“já compensava mais ter 2 ecras se fosse um imac de 27″
uau mesmo! Com 21,5 polegadas deixa de ser 2 ecrãs??
O “estranho” é que ainda não reconheceste o erro da tua afirmação, de custar metade do preço!
a tua proposta de flexibilidade continua a nao fazer sentido se for em casa e ocasionalmente em certos trabalhos como ja tenho referi, ou ate mesmo numa mesa como as pessoas normais
nem vou falar como é ridicula a app que estas a falar de ligar o ipad como segundo monitor
quanto à comparação de preços, espero que não te importes que use ou preços da amazon
$1150 -ASUS-Transformer-P1801 – PC com core i5 3.1GHz, 8gb ram, GeForce 730M 2GB e tablet/monitor 18.4” ips full hd, tegra3, 2gb ram, etc
$1479 – iMac 21.5” – core i5 2.9GHz, 8gb ram, GeForce GT 750M, etc (tbm ha um imac mais barato mais tinha um processador pior e grafica onboard)
$482 – iPad air – com tudo o que ja sabes
fora de questao de comparaçao
$294 – Apple iPad mini – com tudo o que ja sabes
ASUS-Transformer $1150 VS $1961 iMac + iPad air
secalhar exagerei quando disse dobro..
va nao me quero chatear mais com isto, bye
“a tua proposta de flexibilidade continua a nao fazer sentido se for em casa”
claramente não fazes ideia de como é que um tablet é usado, mesmo em casa, se não não dirias tal barbaridade! Não digo que um tablet gigante não dê algum jeito para certos usos, mas ninguém vai estar interessado em carregar 2 quilos pela casa na maneira que quase toda a gente usa tablets – o tamanho e o peso limitam a variedade de utilizações possíveis, uma das razões para o falhanço do TabletPC. Para além disso a flexibilidade não é só pelo o uso possível com o tablet em casa, é por usar em qualquer lado, mas tb por se poder ter na situação ridícula que levantaste, dois aparelhos em uso de forma independente, se necessário – especialmente numa casa em que há mais do que uma pessoa!
“nem vou falar como é ridicula a app que estas a falar de ligar o ipad como segundo monitor”
uau! primeiro dizes que não é possível, agora dizes que é ridículo, depois de te dizerem que é possível! Realmente demonstra bem o sentido da tua argumentação, que tem de forçosamente ir de encontro à tua ideia preconcebida e mal informada. O facto é que é possível usar os dois aparelhos ao mesmo tempo!
Quanto ao iMac, o processador do modelo mais barato (i5-4570R) é superior ao Asus (i5-3350P). O Asus tem um processador duma geração mais antiga, e com pior performance.
A nível gráfico, o GPU integrado do iMac (Iris Pro Graphics 5200) é equiparável ao GT 730M, podendo mesmo ser melhor, a acreditar nas benchmarks que circulam.
Se não acreditas procura nas benchmarks
http://www.notebookcheck.net/Mobile-Graphics-Cards-Benchmark-List.844.0.html
http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i5-4570R+%40+2.70GHz
http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i5-3350P+%40+3.10GHz
Por isso não tens qualquer razão para tentar distorcer os preços para modelos mais caros do iMac!
Quanto ao iPad, tal como eu já disse, o iPad mini permite exactamente as mesmas aplicações apresentado as mesmas coisas no ecrã. Mas se fazes tanta questão dum iPad maior, o iPad de ecrã retina custa 389 euros, e tem melhor processador que o tegra3, com um ecrã com maior resolução que o Asus, permitindo uma qualidade de imagem que não tem comparação!
E dado que fazes tanta questão em ver preços em dólares e como a Amazon não tem o iMac que serve perfeitamente, arranjei-te os preços da MacMall: iMac $1249 + iPad $399 = $1648. Há até lojas mais baratas!
Pessoalmente tive uma pequena ma experiencia a nivel all in one, meu pai vende informatica e tivemos um acidente no inicio janeiro 2014 e traziamos um all in one que fazia pos para um café, a verdade é que a nivel danos pessoais menos mal, mas foi prejuizo do carro ( para sucata) e o all in one que depois tivemos que resolver a situaçao da melhor forma e que foi um novo para o cliente, não é que sejam bons mas quanto mais as coisas evoluem acho que mais gastos temos, nem sempre a evolução é boa porque retira-nos certas rotinas, não estou dizer que tudo é mau mas alguma coisas sim 🙂
Deveria ter entrada de cd e estava perfeito ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️