PplWare Mobile

As grandes novidades do iOS 14 que o Android já tem há alguns anos


Autor: Pedro Simões


  1. Malamen says:

    Nada de novo então, mas uma jogada extremamente inteligente da Apple. Uma das coisas que sempre me manteve longe do IOS e, por consequência, do iPhone era a sua falta de liberdade em poder modificar o ambiente da maneira que eu quero. Isto conjugado com as outras “novidades” do IOS 14 pode ser que venha a conquistar mais usuários. Até poderei ser um deles… quem sabe?

  2. whatever says:

    Mais vale tarde que nunca…

  3. Mike says:

    Quando é que a Apple dá liberdade aos seus programadores e permite desenvolvimento de browsers sem a imposição de terem que usar o seu motor Webkit e JavaScript? É que com essa limitação, todos os browsers na App Store não passam do mesmo browser apenas com um aspecto gráfico diferente… Ponto 2.5.6 da App Store Guidelines: “Apps that browse the web must use the appropriate WebKit framework and WebKit Javascript.” – https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/
    Ou há interesse em recolher informação privilegiada do utilizador, já que este não tem qualquer forma de instalar outra alternativa?

  4. ervilhoid says:

    acho que não vou dar muito uso ao App Library… Aprecio a simplicidade do actual iOS. Posso estar enganado mas vai ser algo que os utilizadores pouco ou nada vão aceder, vai ficar ali escondido naquele último swipe..

    e os widgets no ecrã principal? a ver vamos..

    Já agora este artigo está muito incompleto, apenas dizem “novidades” que já estavam presentes no Android como se fosse a mesma coisa. Não diferenciam as funcionalidades ou a forma como actuam de um e outro sistema operativo

    • Joao says:

      das coisas que mais odiava no iphone era isto o nao ter um centro de aplicaçoes tinha de ter tudo em ecras eu ja nem queria instalar mais apps so para nao ter outro ecra ,os widgts para quem ja usou os dois sistemas era uma falha enorme o ios nao ter e ainda o nao poder organizar o meu ecra as aplicaçoes têm que ser organizadas como a apple quer e começam sempre do ponto mais longe do ecra eu tenho de encher o ecra todo para poder ter uma app ao pe dos dedos sao estas coisas que me fazem nao voltar ao iphone para quem vem do iphone para o android parece o antes e depois do 25 de abril.
      Mas parece que a apple faz mas a meu ver falha sempre em alguma coisa porque raio a app gallery nao pode ser organizada por mim tem que ser automatico

      • ervilhoid says:

        Os widgets gosto do actual, ter ali tudo no último ecrã à esquerda.

        Quanto ao ser organizado por ti, acho que podes configurar entre automático e manual

  5. PapaFigos says:

    Parece-me notorio que a Apple anda à procura de ganhar clientes na concorrência, o que faz todo o sentido, cada vez tem mais serviços apple e com o numero de clientes a aumentar nos dispositivos apple, maior a probabilidade de subscreverem os seus serviços.
    Confesso que isso não me surpreende e são novidades bem vindas, até pq a Apple qdo copia, copia muito bem.
    O que me surpreende é a falta de novidades autênticas, que n haja na concorrência, mas que desde o falecimento do Steve Jobs que tem vindo a ser uma constante.

    Estava à espera de mais…

  6. Belmiro de Azevedo says:

    Para pioneira anda cada vez mais atrasada…
    Mas obque me surpreende, e desde ja felicito quem escreveu este artigo. É que finalmente fez um artigo não viciado… Porque pplware.sapo.pt são fun boys de Mac, sempre tendenciosos nos seus artigos a favor de mac, mesmo até quando um cego consegue ver.
    Mas neste artigo nao o fizeram e bem… Pois toda a informação deve ser isenta e não usurpada por amores ou preferências. Factos são factos.

  7. N1ldo says:

    Finalmente a maçã está a inovar…
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    . Ironia.

  8. hmk says:

    não venham com coisas porque o android faz o mesmo. aqui as coisas funcionam bem já no android não

  9. Cyberon says:

    Artigo interessante e bem vindo mas muito incompleto, aqui estão 6 funcionalidades, mas na realidade foram 16, basta ler a análise do Android Police:
    https://www.androidpolice.com/2020/06/22/features-apple-borrowed-from-android-google-copying/

  10. Fulano says:

    Maçã users… Bem vindos a 2016!!!
    Daqui a mais uma década talvez possam ter um sistema de jeito.

  11. Victor says:

    Utilizo os dois sistemas operativos e é uma guerra que nenhum ganha, haverá sempre qualquer coisa que um e outro vão buscar, por norma, a Apple faz melhor. Ponto.
    A título de exemplo:
    – Widgets, no Android se quiser ter Lembretes, Meteorologia e Saúde, tenho que colocar widget para cada um. Na Apple vai ser possível ter todos estes ou mais e mudar com um swipe ou consoante a hora do dia.
    – AppLibray, o Android tem tudo numa gaveta e mais que pode fazer é organizar por categorias, na Apple organiza por recentemente utilizadas, recentes e categorias
    – Translate, o que o Android ganhou neste aspecto foi a capacidade de tradução em browsers já há algum tempo, a app da Apple está a anos luz da Google e tenho a certeza que a Google vai seguir o mesmo caminho nomeadamente no modo “Conversa”

    Tudo o resto é QoL que mais cedo ou mais tarde a Google vai atrás, depois inventa qualquer coisa e a Apple vai atrás e assim sucessivamente

    • Nuno says:

      Nao acertaste uma ahah nao sei que android é que experimentaste mas o meu consigo ter widgets em cascata, na gavet de aplicaçoes tambem posso ter as mais utilizadas em cima e ja agr posso organizar como eu quero a app gallery é a apple que organiza tu nem podes organizar ahah, quanto ao tradutor nao ligo muito mas estar a anos de luz sem sequer experimentar ahahhah

  12. Ricardo says:

    Não sou fã de nenhum sistema em específico mas estas “novidades” sempre existiram em Windows Phone com MetroUI. Creio que a Apple nos habituou a encarar features básicas como novidades.

    Cumprimentos

  13. André says:

    Na falta de Inovação e criatividade, é adicionar coisinhas interessantes que a concorrência já tinha. A malta não fica de mãos a abanar.

  14. Daniel Carriço says:

    As novidades da nova versão do android também ja a interface da samsung tinha há varios anos… mas disso ninguem fala… parece que so criticam por ser a apple…

  15. António Alves says:

    quando fica disponivel

  16. Joel Alexandre Sandão Dos Santos Abrantes says:

    Imagino a felicidade dos “fanboys” ao receber estas “novidades” com mais de 3 ou 4 anos de vida kkkkkkk

    • Fabio says:

      Verdade miúdo. Mas, e não querendo ser como dizes ‘fanboy’, finalmente os fanboys vão poder usufruir de algo que tem 3/4 anos de vida, com qualidade e não algo básico. A Apple copia, como fazem todos os concorrentes. A diferença é que a Apple copia e produz depois algo de qualidade. Se tiveres a oportunidade de experimentar, vais desejar poder tê-lo no teu sistema operativo. Não vale a pena responderes que não vais levar resposta. Abraços.

      • Nuno says:

        nao poder usar a minha proprios app gallery é qualidade ? fica la com essa qualidade ahah

      • Joel Abrantes says:

        Básico era o iOS que não tinha o que tem agora. E para tua informação, sim já experimentei dispositivos da Apple (iPod Touch, iPhone 4 e iPad). A experiência limitada é do pior que há. Reconheço que até são aparelhos com boa construção de hardware, mas na hora do bug (software) aí começa a história!!! Já agora, recomendo que experimentes o Android no OnePlus (marca que uso actualmente). Uso o 5T e o 7T, mas para ti sugiro o 3T. Depois faz um comparativo e vamos conversar melhor.

    • acs says:

      que novidades? PiP já existe no ecosistema e os widgets já existem no iPhone. podes explicar o que o android tem que o iphone não tem que é assim tão importante?

      • Joel Abrantes says:

        A liberdade no usufruto do sistema, é algo que só o Android tem. Já agora, ao invés de copiarem as apps, deveriam copiar o serviço de suporte que é dos piores (ou o pior mesmo) do mercado!!!

  17. Vasco says:

    Interessante. Façam também um artigo sobre “Novidades no Android 11 que o iOS já tem há alguns anos”. Também há umas quantas. Só por curiosidade, e para acalmar os nervos dos fanboys

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.