Android Q: Pode partilhar o Wi-Fi com um código QR e ligar o smartphone a uma TV
Agora que a Google lançou a primeira versão de testes do Android Q, começam as surgir as primeiras novidades. O anuncio oficial revelou muito do que podemos esperar, mas há pequenas que vão sendo agora descobertas.
Duas delas foram agra reveladas e trazem para o Android Q algo que já podíamos ter, ainda que recorrendo a apps de terceiro ou a hardware específico.
Será pela exploração de tudo o que Android Q tem presente que vão ser descobertas as muitas novidades que esta nova versão tem incorporadas. Se muitas estão à vista de todos, algumas surgem apenas com a alteração de parâmetros e outras opções. Hoje vamos mostrar 2 novidades que foram encontradas.
Partilhar uma rede Wi-Fi será mais fácil no Android Q
A primeira não é uma novidade para muitos utilizadores. Partilhar o acesso a uma redeWi-Fi é algo que já podemos fazer há alguns anos. Mas, a diferença é simples. Se até agora tínhamos de usar uma app externa, isso mudou.
Com o Android Q a Google passa a permitir partilhar os dados de acesso a essas redes com um simples código QR. Esta nova opção estará nos detalhes de cada rede Wi-Fi para ser partilhada. Do lado de quem se vai ligar, só tem de abrir o leitor dos códigos, também nativo do Android Q.
Finalmente a Google traz um modo Desktop nativo ao Android
No segundo caso, a Google traz para o Android Q algo em que apenas 2 marcas parecem ter trabalhado. Falamos da possibilidade de ligar o smartphone a um ecrã e ter uma versão desktop do Android.
Na verdade já tínhamos a Dex da Samsung e os novos Huawei a terem esta possibilidade muito útil. Agora é hora de qualquer Android, com o hardware certo, se ligar a um ecrã e ter um desktop com ícones e janelas que podem ser redimensionadas e adaptadas ao gosto do utilizador.
Claro que muitas outras novidades vão surgir e ser apresentadas nos próximos meses. A Google está a reservar para a I/O a apresentação do muito que preparou e que vai existir nesta versão.
Ainda limitadas e com algum trabalho pela frente, estas duas novidades mostram bem de que forma a Googler quer fazer o seu sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Google a seguir a Miui! Partilha de WiFi por QR code já integrado.
“Android Q: Pode partilhar o Wi-Fi com um código QR e ligar o smartphone a uma TV” … mas já o meu Xiaomi do inicio de 2018 faz isso !!!
UAU,Fantástico… Descobriste algo que os telefones já têm desde 2015…. em 2018!!!
não …. vim do IOS …. e comprei o o meu primeiro Xiaomi no inicio de 2018 !!! antes de fazeres comentários parvos, devias pensar duas vezes (se tiveres cérebro para isso) para não fazeres figuras tristes !!!!
quanto á partilha de WIFI por código QR aina dou essa de barato … agora ligar o smartphone a uma TV desde 2015, duvido !!!! os Xiaomis são dos poucos que têm pota de infra vermelhos, deve ser das poucas marcas que usam esta tecnologia para controlar muitos tipos de perifericos !!! agora por controlar TV ou outros periféricos por WIFI é bem mais recente ….
Não percebi essa da partilha de wifi… para quê o código QR, se há anos que a partilha de wifi é feita através de password? E ligar à tv é tambem algo possível há anos através de apps de terceiros.
Vamos por partes…
As passwords continuam. Fica é mais fácil transmitir os dados e configurar.
Quanto ao desktop, a diferença é que agora é nativo do Android
Já agora, no mundo dos iOS’s se uma pessoa tiver a outra nos contactos a partilha de password de wifi é automática (aparece um popup para quem irá partilhar a pass a indicar se quer partilhar ou não).
Pfff…. Grande coisa!!! O meu Huawei P8 Lite 2017 sempre fez isso!!!
Bom ver que a Google também sabe ir buscar o que os parceiros fazem de bom e não só Google ideias 🙂
Em tempos procurei uma solução de partilhar a password da rede WiFi por QR, tal como fazem os Zenfone desde que me lembro de ver um mas em todos os fóruns que visitei sempre disseram que tal não era possível devido às proteções do SO (desde android 5 a 8, na altura o mais recente)