O Android N vai mesmo ser uma plataforma de VR
A Realidade Virtual é hoje uma realidade com uma presença cada vez maior no nosso dia-a-dia. Com cada vez mais ofertas no mercado, é agora a hora dos gigantes da indústria se posicionarem.
A Google está cada vez mais interessada e por isso tem desenvolvido o que deverá ser a sua proposta. A base mais lógica será o Android e a nova versão está já preparada para começar a interagir com as aplicações. O Android N tem já os elementos necessários e isso tornou-se visível.
A escolha do Android para ser a plataforma de eleição da Google para a realidade virtual não é nova. Desde que lançaram o primeiro modelo do cardboard que tudo tem girado em torno deste sistema operativo e dos smartphones.
Mas a Google quer elevar ainda mais esta integração e para isso tem já no Android N o princípio do que poderá ser o futuro. A segunda versão de testes deste novo sistema conta já com uma área dedicada à VR e ao controlo das aplicações que a vão poder usar.
Para a verem, comecem por aceder a Definições e a Aplicações, depois escolham Configurar aplicações (acessível pela roda dentada do topo) e a Acesso especial. A opção que procuram está em Serviços de assistente de RV.
Esta nova zona do Android deverá funcionar da mesma forma que o controlo das notificações, em que podemos definir quais as aplicações que lhe acedem. Neste caso será apenas dedicada à realidade virtual e limitará o acesso.
Ainda não existem aplicações que possam fazer uso desta nova API e, provavelmente, nem esta deverá estar terminada, mas é uma ideia clara de que a Google vai mesmo entrar em força no mercado do VR.
Depois de se ter sabido do interesse da empresa, e da criação de uma divisão dedicada a este novo mercado, e da sua aposta num dispositivo para a sua visualização, fica agora a certeza de que será pelo Android que tudo será controlado e que este sistema poderá gerir toda essa interacção. Será que vamos ter novidades nesta área na I/O deste ano?
Este artigo tem mais de um ano
Pra mim VR ainda nao tem peso.
estou a espera é de projecções holográficas onde a Microsoft e Apple estao investindo em peso