PplWare Mobile

O Android N está a preparar-se para ter o seu 3D Touch

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Sxac says:

    Convinha emendar a 2°. Frase do 2° parágrafo…

    • Alguem says:

      Estou ansioso por ver o que a Apple vai trazer para a nova versão do Android N! Será que a Apple também vai adicionar outras funcionalidades? 😛

  2. hmmn says:

    0:31 aquilo parece outro launcher

  3. Kel Cardoso Brasil says:

    Mais uma função à-toa, que não serve para nada!

    • Joao Magalhaes says:

      Pois é, neste momento os equipamentos já fazem tudo então têm que inventar coisas sem utilidade nenhuma, touch id, 3d touch, desbloqueio pelo olho, pelo pensamento, pelo sonho, enfim, já pensaram em melhorar as baterias?

  4. RVM says:

    Android N?

    Mais uma coisa para não chegar a 1% dos utilizadores, e logo as aplicações vão “mesmo” gastar tempo nisto, numa coisa que ninguém tem ou porque falta o hardware ou porque falta o software…

    Enquanto isso, quase todas as melhores aplicações já fornecem atalhos com o 3D touch, e já fornecem interações com 3D Touch, como pré-visualizar opções…

  5. gajo de alfama says:

    Inovação! Inchem iOS users! 😀

  6. Cortana says:

    Offtopic: Tenho um WD disco externo de 2TB com muitos docs, acontece que tenho mais docs no disco do que no pc. Tem como eu fazer um backup ou imagem do WD disco externo para o pc sabendo que o meu pc tem apenas 250gb de disco?

  7. Limbus says:

    O Android já tem o princípio de menu de contexto há muito tempo, simplesmente em vez de carregar com mais força, carrega-se durante mais tempo, portanto a inovação não é nenhuma, foi para a Apple porque não tinha o tal menu de contexto.

    • RVM says:

      Não não tem menu de contexto, carregar mais tempo faz mover o item…

      • Limbus says:

        onItemLongClick
        Carregar mais tempo faz aquilo que o programador tiver implementado para fazer, seja arrastar items, seja mostrar um menu:
        http://developer.android.com/guide/topics/ui/menus.html#context-menu

        • Tomás says:

          conhecias algum “launcher” no Android que permitisse estes menus de contexto para cada icon de aplicação?
          Mas se preferes falar de menus nalgum sítio, então a Apple já tinha menus de contexto com “long-press” ainda nem o Android existia.

          • Limbus says:

            O meu LG tem no launcher original um menu de contexto para cada ícone.

          • Tomás says:

            tem um menu de contexto com opções específicas para cada aplicação?

          • Limbus says:

            Já agora, o nova e quase todos os outros têm um menu de contexto ao pressionar longamente um icone.

          • Tomás says:

            repito: já tinha antes um menu de contexto com opções específicas para cada aplicação? é disso que se está a falar não de mostrar um menu generalista igual em qualquer circunstância e que poucas vezes é necessário.

          • Limbus says:

            Penso que não, mas é preciso o force 3D para criar um menu de contexto especifico para cada aplicação?
            PS: o “poucas vezes é necessário” é mentira.

          • Tomás says:

            Se queres continuar a usar o click e o long press nos icons para fazer as coisas que já fazem, então precisas doutra forma como o 3D Touch, por exemplo, para ter funcionalidades adicionais. Percebeste? E não é só para isso que o 3D Touch é usado.
            Quantas vezes ao dia é que usas esse menu? Agora compara com o número de vezes ao dia que abres aplicações no launcher…

          • Felipe Teixeira says:

            O nova que é o que uso, ja tem isso do long press em icons há muitos anos, tem ainda o swipe sobre o icon que permite definir uma ação.
            Mentalizem se, é engracado no ios mas no android é possivel ter mais funcionalidades sem recorrer a hardware adicional.

          • Tomás says:

            Felipe Teixeira, long press em icons já existe há muito tempo em todos os sistemas no homescreen, cada um com uma funcionalidade diferente. E não tinhas menus com opções específicas para cada aplicação no homescreen.
            Swipe sobre o icon foi a solução encontrada na comunidade de jailbreak do iOS para poder ter o menu de contexto nos iPhones mais antigos… Mas swipe sobre o icon está longe de ser uma solução intuitiva e eficiente para o utilizador comum.

      • Limbus says:

        Então afinal o 3D touch foi mais inútil… É para quem gostar mais de “carregar com mais força” em vez de “carregar durante mais tempo”. Ah, e para pesar figos 😀

        • Joao Magalhaes says:

          IOS é sinónimo de inútil, quis emparelhar um simples Phones por NFC e para surpresa minha não dá!! Isso do 3D Touch é outra banhada que não serve para nada, “ah e tal não tem bugs, não isto e não aquilo” pois, o meu Z2 também não tem e felizmente não é necessário pedir autorização à google para instalar quase tudo o quero e necessito, sem fazer root.

        • Tomás says:

          Viste sequer o video?
          Não reparaste que é um método adicional para obter o menu de contexto e não um substituto do ““carregar durante mais tempo”” que faz outra coisa?

      • Limbus says:

        Lesma, estou enganado ou na verdade o long pressing no iOS só serve para click and drag?

        • Lesma says:

          Limbus, o longpress no iOS e Android serve para aquilo que os programadores o definirem para fazer. Até pode ser para mostrar um Easter Egg

        • Tomás says:

          Isso é para o que serve no homescreen da Apple no iOS, nas aplicações serve para o que se quiser, de tal forma que desde 2007 no Safari e Mail serve para nos links mostrar um menu com opções

        • Limbus says:

          Portanto, concluindo, serve para permitir o menu de contexto no homescreen, onde os programadores, não podem definir o que quiserem?

          • Tomás says:

            o que dizes não está a fazer nenhum sentido, poderias explicar-te melhor?

          • Limbus says:

            Resumidamente, para que serve o 3D touch?

          • Tomás says:

            o 3D Touch permite aumentar as formas de interacção directa intuitivamente. Estes menus de contexto são apenas uma das formas com que a Apple aproveita o 3D Touch, outras permitem variar a resposta do software com a variação de força aplicada, etc. Tens muito sítio onde podes saber mais…

          • Limbus says:

            Eu sei, mas não me compensa no presente o tempo que perdia a “saber mais”. Quando chegar ao Android vai compensar e depois logo vejo se começo a usar o telemóvel para pesar a fruta.

          • Tomás says:

            estás a confundir com a Huawei, a empresa que não tinha imaginação para pouco mais do que pesar fruta

  8. Edilson says:

    A primeira a usar foi a huawei

    • Tomás says:

      tens a certeza disso?

      • Eu says:

        Se pesquisares no Google vez que sim

        • Tomás says:

          se pesquisares como deve ser vês que não!
          Antes da Huawei sequer mostrar que estava a desenvolver o que chamou na altura de Force Touch já a Apple tinha lançado o Watch com Force Touch e tinha o iPhone com 3D Touch a ser fabricado em larga escala para começar a ser vendido poucos dias depois… coisa que a Huawei só passados vários meses fez. E aquilo que a Huawei mostrou nessa altura não tinha estes menus de contexto, aliás não tinha nem metade do nível de funcionalidade que a Apple introduziu com o iPhone 6s.

          • Felipe Teixeira says:

            Foste um dos felizardos que teve um huawei para saber que nao tinha metade das funcionalidades? Felizardo a duplicar, pelos vistos tinhas o 6s também

          • Tomás says:

            Felipe Teixeira, lê com calma o que as pessoas escrevem para poderes perceber o que é dito!
            … “aquilo que a Huawei MOSTROU NESSA ALTURA não tinha estes menus de contexto, aliás não tinha nem metade do nível de funcionalidade que a Apple introduziu com o iPhone 6s”
            Estamos a falar da apresentação pública do protótipo que a Huawei tinha com o que chamou de force touch, aquela que dizem que serve de prova que a Huawei tinha antes do iPhone quando o iPhone já estava pronto para ser vendido. As funcionalidades que a Huawei tinha NESSA ALTURA ficaram à vista de todos e alguns até mostraram o seu uso em video, tal como ficou registado o pedido da Huawei por ideias para saber o que fazer com aquilo.

  9. Narco says:

    Este ecra não tem 3d Touch.
    O que vi fazer, foi deslizar o dedo de cima para baixo sobre o ícone e abriu-se um menu.
    Agora que semelhança tem isto com o 3d touch?

    Cumprimentos

    • Almeida says:

      Realmente tb não sei onde está a função 3D touch ou entao o video nao o mostra bem, carregar num icon e fazer saltar uma “Lista” com opções ?

    • Portimão says:

      LOL vocês não leêm e depois dizem disparates.
      Vocês acham que o Nexus 6p tem hardware para detetar pressão no ecrã???
      Claro que não! Quase nenhum smartphone Android tem, penso que só o Huawei Mate S e o Meizu Pro 6.
      Essa adição de compatibilidade foi introduzida no Android N, que é exclusivo (em beta) nos Nexus. Logo os desenvolvedores para compatibilizar uma app para pressão no ecrã tiveram de usar APIs do Android N, QUE SÓ ESTÁ DISPONÍVEL PARA OS NEXUS. Logo, só podiam testas as apps nos Nexus.
      Ora, como referi anteriormente o Nexus 6p não tem hardware para force touch, logo os desenvolvedores arranjaram uma maneira de demonstrar um exemplo de uma app (no vídeo mostra duas) a mostrar informação adicional quando é pressionada, que foi, em vez de pressionar (visto que o smartphone não tem hardware para isso, repito pela terceira vez) deslizaram o dedo.
      Na prática não vai ser assim no fim. Estas funções só vão estar disponíveis em smartphones que venham de fábrica com hardware para detetar a pressão no ecrã.

      Entenderam agora? Expliquei-vos como se fossem crianças de 3 anos.

  10. Eu says:

    Secalhar não foi a Apple que introduziu o 3D Touch…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.