Pplware

Fabricantes Android não investem no Face ID por ser caro demais

O Face ID foi uma das novidades mais interessantes que a Apple colocou no iPhone X. Este é muito mais que um simples sistema de reconhecimento facial, o Face ID recorre a modelos 3D das faces dos utilizadores para os autenticar.

Como normalmente o mercado reage, era de esperar que os concorrentes da Apple conseguissem colocar nos seus equipamentos sistemas idênticos ao da empresa de Cupertino. Contudo, aparentemente há um grande entrave para que tal aconteça, criar um sistema alternativo ao Face ID é caro demais.


Se algum fabricante apresenta uma tecnologia que funciona, que atrai os consumidores, é praticamente certo que os seus concorrentes a vão “replicar” e oferecer aos seus clientes algo muito idêntico. Foi assim no passado e era esperado que o Face ID também fosse levado para outros equipamentos sob a forma de alguma tecnologia idêntica. Ao que parece… não será assim simples de o fazer!

 

Porque não surgem smartphones Android com reconhecimento facial?

Não temos dúvidas, até porque várias empresas já tinham mostrado que estavam a trabalhar em algo parecido, que o Face ID seria trazido para o mundo Android… mas isso não está a acontecer, depois de tudo o que vimos apresentado nas dezenas de novos equipamentos lançados já em 2018.

Não está a acontecer e, segundo informações reveladas, a causa está no elevado preço dos componentes, o que torna estes sistemas caros demais.

 

O fator preço está a impedir a massificação do Face ID

Do que se sabe, os módulos dos sensores 3D custam entre 30 e 50 dólares, o que em equipamentos com um preço de cerca de 200 dólares é claramente um acréscimo elevado demais.

Com a chegada do Face ID a novos equipamentos da Apple, que se prevê que surjam já este ano, espera-se que o preço destes módulos desça significativamente, tornado-os mais acessíveis a todos os fabricantes.

 

Já há fabricantes Android a criar alternativas

Apesar de muitos aguardarem apenas que estes módulos se tornem acessíveis, outros estão já a trabalhar de forma ativa para criar alternativas viáveis. Sabe-se que a Samsung, nos seus novos Galaxy S9 e S9+, está a usar o sistema de reconhecimento facial e da íris, com resultados positivos.

Também outro gigante chinês, a Huawei, apresentou já a Point Cloud Depth Camera, que a marca afirma ter melhores prestações que o Face ID da Apple.

Com estas limitações, os fabricantes Android acabaram por adiar os seus planos para implementação de sistemas de reconhecimento facial, mantendo por agora os sistemas biométricos assentes na impressão digital.

A própria complexidade na construção destes sistemas foi uma das razões apresentada para o adiamento da chegada do iPhone X ao mercado, mostrando que não são componentes simples.

Exit mobile version