O Android 7.1 ainda corre muito bem num velhinho Galaxy S
Por norma, as mais recentes versões do Android estão reservadas para dispositivos mais actuais e com hardware mais avançado. A limitação é quase sempre na capacidade do processador, o que leva a que equipamentos mais antigos fiquem parados no tempo e sem actualizações.
Mas, um vídeo publicado no YouTube, mostra algo que muitos pensavam não ser possível. Alguém conseguiu colocar o Android 7.1 a correr num dos primeiros smartphones da linha Galaxy S da Samsung.
Apesar de ser um smartphone já com 7 anos, o Galaxy S da Samsung foi um sucesso de vendas e um dos principais smartphones que a marca coreana meteu no mercado.
Passado estes anos todos, e sem receber actualizações de Android há já muito tempo, surgiu agora a prova de que este ainda consegue correr as mais recentes versões do Android. Não é uma versão oficial, mas prova bem que ainda tem tudo o que precisa para estar actualizado.
Este vídeo mostra o Galaxy S a correr uma versão da alterada da CyanogenMod 14.1, adaptada para o hardware que equipa este telefone. Surpreendentemente, e pelo que se pode ver no vídeo, não existe qualquer lentidão, estando o S a funcionar de forma normal.
Lembramos que o primeiro Galaxy S, o GT-I9000, tinha apenas 512MB de RAM, algo que há muito deixou de ser usado. Tinha ainda um SoC Hummingbird ou Exynos 3110 com um processador Cortex-A8 a 1.0GHz, complementado com um GPU PowerVR SGX540. A memória de armazenamento era de 8 ou 16 GB, expansível até 32GB via cartão SD.
O Galaxy S foi lançado com a versão 2.1 Eclair do Android e recebeu, mais tarde, uma actualização para a versão 2.3 Gingerbread. Ao longo dos anos, e sempre através de ROMs não oficiais, foi sendo actualizado para as versões mais recentes.
Sendo um telefone com 7 anos e com hardware claramente ultrapassado, não se esperava que conseguisse correr de forma tão fluída a mais recente versão do Android, mas a verdade é que ainda consegue mostrar-se à altura da tarefa.
Esperavam ver um smartphone desta idade a correr uma versão tão recente do Android?
Este artigo tem mais de um ano
O meu lumia dual core de 512 de ram, corre a ultima versão do windows 10 mobile, com actualizações mensais, e é o meu telemóvel diário e corre excelentemente bem.
“Wow estou impressionado!”
Isto só prova que os fabricantes e as empresas de software deixam de actualizar os smartphones mais antigos para forçar os consumidores a trocarem de aparelho constantemente. Sei que há muita gente que o faz sem precisar, mas estes mecanismos e políticas de obsolescência programada encontram respaldo numa situação como a que é descrita neste artigo.
aquela rom é uma versão modificada. até da para ver que as apps que tem são antigas. começa a instalar apps naquilo e vês que borra-se todo
*obsolescência programada = comprar um telefone em 2007 e querer que em 2017 ele corra o youtube em HD…
Só que eu que possuo um Samsung Galaxy S e o Youtube roda tranquilamente em qualidade HD. Te digo que até Full HD (videos, pois o aplicativo do Youtube da versão 2.3 não roda full hd) rodaria. Então daria para ter aparelhos mais antigos rodando versão de Android tranquilamente.
O ultimo que testei é o Android 4.1.1 nele que rodava muito bem. Depois por uma questão de hardware mais lento (porque apesar de não notarmos na pratica, hoje com um hardware superior vc sente que as transições e efeitos que aumentaram, melhoram a usabilidade com um hardware superior), fazem a diferença.
MAs veja, eu tenho um Moto G (de primeira geração) rodando o Android Nougat e roda incrivelmente liso. É um Lineage OS que está por detrás. Deu vida ao aparelho que com a Rom customizada do Mokee estava pessimo.
Só prova que a obsolescência dos equipamentos é mais que programada.
Nunca esteve por prvar. É um facto sabido desde os anos 60.
“… pelo que se pode ver no vídeo, não existe qualquer lentidão…”
Sabendo que o telefone é muito velho, e que é mt bom ele se mexer como mexe, esta frase está MUITO longe da verdade 😛
Eu espero é que tenhas visto o vídeo antes de escreveres esse comentário…
Demorou 16 segundos a abrir as definições…
Touché!
aquela rom é uma versão modificada. até da para ver que as apps que tem são antigas. começa a instalar apps naquilo e vês que borra-se todo
Bem, isto é a vantagem do Android, consegues instalar as ROM que quiseres, modificadas ou não e claro que se borra todo mas isso também é normal, afinal é um equipamento com 7 anos, agora funciona bem melhor que um Iphone 3GS com 7 anos com o novo IOS.
Isso e o jailbreak no iOS… dahh
???? Então o Jailbreak não é a mesma coisa de Root ? Ou existe várias “empresas” a criar diferentes versões de IOS ? Pensava que era só a Apple.
Jailbreak não é a mesma coisa que Root.
Tenho de tirar o meu da gaveta…
Espero que o Simões não apague os comentários que não lhe convêm, mesmo sem quebrar nenhuma regra, como o Pinto.
xd
LOL
“Corre muito bem”, “…não existe qualquer lentidão…” ele não corre! anda… só o tempo que esteve para abrir as definições. Parabéns à pessoa que conseguiu lá por o nougat mas não digam que está muito bom
Tenho um Galaxy S cá em casa com KitKat a funcionar. O que é certo é que já ha bastante tempo que deixou de ser fluído. O próprio video do artigo mostra que desde que o user abriu o menu das definições ele demorou 15s a ser exibido. Isso não é fluidez de forma alguma e ainda fica pior depois de instaladas as Gapps.
Se me perguntarem se um galaxy S corre versões android mais recentes eu digo que sim. Se corre de forma fluída, não, de forma alguma!
Falamos de um telefone com 7 anos e com hardware completamente ultrapassado. Para o que ele consegue dar em termos de performance, o que vemos no vídeo é muito bom. Há telefones com muitos menos anos e que têm um desempenho 10 vezes pior
Concordo. O Galaxy S foi muito provavelmente o 1º android com hardware bem acima da média na altura. Existem muitos outros modelos mais recentes que mal aguentam com o próprio software de origem, o que é uma pena. No entanto isso não é fluído, é usavel.
Continuação de uma boa semana 🙂
Espero estar errado mas a mim parece me um android 4 com uma mascara para mostrar o tema e features do android 7.1.1
+1
Não querendo ser advogado do diabo, mas eu tenho um Galaxy S2 com o Android 6.1 (ultima versao do marshmallow) e olha que corre as mil maravilhas. Obviamente que o desempenho não será o mesmo de um novo topo de gama, mas isso seria parvoíce esperar um desempenho igual… No entanto é fluido e desde que nao se carregue com jogos ou apps mais pesadas (ou mal desenvolvidas), corre sem grande problema. Alias o problema é a bateria, que como ainda é a original, já nao aguenta grande coisa. Mas tambem é só uma questão de a substituir (ainda é daqueles que permite trocar a bateria de forma fácil). E ainda so nao pus o 7 por desleixo e porque entretanto comprei um mais recente e este ficou na gaveta como backup.
Também tenho um s2 e está a correr o lineageOS Android 7.1.1 lindamente!
O meu telemóvel, quero este update, onde posso buscar?
No XDA https://forum.xda-developers.com/galaxy-s-i9000
Ainda tenho o meu Galaxy S, comprei em 2010 por €400 e ainda funciona bem , embora lento, já não utilizo como principal no dia a dia, mas teve uso constante até 2015 e a bateria ainda é a de origem e a ainda aguenta umas horas boas, utilizo muito o rádio dele no meu local de trabalho, tem um bom som e volume de som para um Smartphone tão pequeno 4″ polegadas , comparado com o que mais utilizo agora com 5.5″ bom aparelho !
Se o HTC HD2 corre, qualquer um pode correr 7.1.1
sim realmente corre MUITO bem lol
o título devia dizer funciona no máximo…
O meu Galaxy S ficou com a última versão da CyanogenMod. Acho que na versão 4.4.1.
Obviamente que perde a fluidez que existia na Rom stock, mas é um hardware com 7 anos….. E consigo correr as apps suficientes para um desenrasque.
O problema é que algumas apps já só correm em 4.4 e acima, e isso sim, vai tirar a vida útil do equipamento.
Mas gostei de ver um artigo a falar do Galaxy S passado tanto tempo 😀
Isto vai corre enquanto não instalares as gapps, assim que o fizeres e instalares mais qualquer coisa o dispositivo vai começar a arrastar-se até que se torna insuportável usá-lo. Trust me I’ve been there….
“Surpreendentemente, e pelo que se pode ver no vídeo, não existe qualquer lentidão, estando o S a funcionar de forma normal.” WTF ? Demorou carradas de tempo a abrir as definições…
já deu para ter uma ideia como correria no meu velho Lg L7 cujo hardware é semelhante. Até à versão 4.4.4 foi utilizável.
É possível um tutorial? não encontro as GAPPS para isto…
Estou num S+ com 4.4 kitado ao maximo e ate lhe custa abrir este site, imagino com o 7.1!
Gostava de ver o Simões a atender uma chamada com aquilo, quando comecasse a tocar o tlm ja tinham desligado do outro lado. Ahahaha
Não nos podemos esquecer que este telemóvel era um single core, desenhado para uma altura em que não se pensava tanto no android como uma solução multiprocesso. Este foi o primeiro telemóvel Android que tive e na altura era um topo de gama. Impressionante é como as coisas evoluíram e aos preços reduzidos a que conseguimos comprar alguns smartphones.
Alguém pode explicar os passos necessários para fazer a atualização da versão 2.3.6 para esta 7.1.1?
Obrigado.
Ainda uso o android 2.3.6 em 2017 no meu galaxy ace plus <..>