Análise ao smartphone LG G4
A LG é hoje uma marca claramente distinguida no segmento topo de gama do mercado dos smartphones. A evolução dos seus modelos tem vindo a ser notória e sem dúvida que são o design, a ergonomia, o ecrã e as câmaras que mais o distinguem.
O LG G4 foi a última grande aposta da LG e, depois de algumas semanas de utilização, apresentamos-lhe toda a análise em pormenor.
Aspectos positivos
- Desempenho
- Aplicações e funcionalidades pré-instaladas
- Qualidade e resolução do ecrã
- Design e ergonomia
- Câmaras
Aspectos negativos
- Autonomia
- Problemas de som reproduzido durante chamadas de voz (normal e alta voz, apenas por rede móvel 2G)
1 - Características Gerais
O LG G4 vem equipado com o SoC Qualcomm MSM8992 Snapdragon 808 que inclui dois CPUs, um Dual-core Cortex-A57 a 1,82 GHz e um quad-core Cortex-A53 a 1,44 GHz, com um GPU Adreno 418. A versão do Android é a Lollipop 5.1 com interface LG Optimus UX 4.0 UI.
Este modelo distingue-se dos anteriores por ter disponíveis capas tanto em plástico como em pele, que lhe dão um toque bastante elegante, mais do que se poderia imaginar. O G4 está disponível em branco, dourado e prateado, para as capas em plástico, e em preto, bordeaux e camel para as capas em pele. Tal como o seu antecessor, tem um ecrã de 5,5 polegadas com uma resolução de 1440 x 2560 píxeis.
O novo LG G4 vem com uma câmara principal de 16 MP, mantendo a tecnologia de foco a laser, e uma secundária de 8 megapíxeis, uma clara evolução face ao LG G3.
O modelo cedido pela PCDIGA é o de capa em pele Camel e traz uma capa adicional dourada, em plástico. A caixa traz ainda o carregador AC, o cabo USB/microUSB, os auriculares e ainda os manuais de instruções rápidas.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS Quantum de 5.5", resolução QuadHD 1440 x 2560 (~538ppp)
- Protecção Corning Gorilla Glass 3
-
Processador
- Qualcomm MSM8992 Snapdragon 808, Quad-core 1,44 GHz Cortex-A53 & dual-core 1,82 GHz Cortex-A57
- GPU Adreno 418
-
Rede
- GSM / HSPA / LTE
-
Sistema Operativo
- Android 5.1 (Lollipop)
-
Memória
- Memória RAM: 3GB
- Memória interna: 32GB
- Memória externa: cartão microSD até 128GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 16 MP estabilizador óptico de imagem, Flash dual-LED, Laser de foco automático de 0,18 segundos
- Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo Full HD @30fps
-
Funcionalidades da câmara
- Dual Shot, gravação de vídeo e captura de fotografia em simultâneo, geo-tagging, detecção de rosto, HDR (High Dynamic Range), captura por voz e gesto
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo, gravação de vídeo dupla
-
Funcionalidades adicionais
- Modo convidado
- Sessão para diferentes utilizadores
- Operação uma mão
- Gestos inteligentes
- LG Health
- Teclado inteligente
- QuickCircle, QRemote, QSlide, QuickMemo+, Miracast, SmartShare Beam
- Dividir ecrã
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
-
Dimensões e peso
- 148,9 x 76,1 x 6,3 - 9,8 mm, 155g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- IR LED (controle remoto)
- USB: microUSB v2.0 (SlimPort 4K), USB Host
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Branco cerâmico, Cinza metálico, Dourado brilhante, Pele bordeuax, Pele camel, Pele preta
2 - Hardware e Design
Estamos, mais uma vez, perante um smartphone simples em termos de design mas, ao mesmo tempo, inovador. As curvas, o adaptar à mão do utilizador, foram novamente a preocupação da marca e, nesta nova versão, incluiu capas em pele genuína para lhe conferir um aspecto ainda mais elegante e sofisticado.
A LG é conhecida também pela produção de smartphones com ecrã curvo e, apesar do G4 não apresentar uma curva tão acentuada quanto os LG G Flex, a verdade é que este ecrã de 5,5 polegadas é ligeiramente curvado. As dimensões, de uma forma geral, são quase idênticas às do LG G3: volume de 148,9 x 76,1 x 6,3 a 9,8 mm e 155g de peso.
Tal como os antecessores, o LG G4 não traz qualquer botão nas laterais, sendo os habituais botões de Volume e Power deslocados para a traseira.
Em baixo encontra-se a porta microUSB v.2.0 (SlimPort 4K), a entrada para os auriculares de 3,5 mm e o microfone principal. Em cima vem ainda colocado o sensor de infravermelhos, essencialmente para suportar a função de Quick Remote do equipamento.
A frente é também ela muito simples: em baixo não existe, mais uma vez, qualquer botão físico, os comuns do Android encontram-se no ecrã, e em cima, além do altifalante, encontra-se o LED de notificações, a câmara de 8 megapíxeis e os sensores de proximidade e luminosidade.
O modelo em testes, cedido pela PCDIGA, vem com uma capa em pele de cor Camel e dentro da embalagem vem ainda com uma capa dourada brilhante. Numa primeira impressão, as capas em pele parecem pouco atractivas, tornado o smartphone pouco elegante, mas "ao vivo" dá-lhe um toque requintado e diferenciador. Hoje em dia as marcas são acusadas de se "imitarem umas às outras" e a LG tem vindo a saber destacar-se na perfeição, sem imitações.
A capa em pele não tem só vantagens, já que tem alguma tendência a riscar-se, apesar da capa de teste não ter sofrido qualquer dado (devido ao cuidado adicional de utilização). Quanto à capa em plástico, essa é bastante resistente. Durante quase um mês de testes, essa foi a capa que utilizei mais intensivamente e não ficou com qualquer arranhão nem perdeu brilho nas zonas de contacto.
Ao retirar a tampa traseira tem-se acesso à bateria de 3000 mAh e aos slots para cartão micro SIM e microSD.
A câmara fotográfica de 16 megapíxeis, colocada na traseira do smartphone, vem auxiliada pelo estabilizador óptico, por um flash de dois tons e por um laser de foco automático. Ainda na traseira do equipamento foi colocado o altifalante onde o som não fica nada comprometido quando assente numa superfície graças à curva da capa traseira.
Índice
- Página 1
- 1 - Características Gerais
- 2 - Hardware e Design
- Página 2
- 3 - O que distingue o LG G4
- 4 - Câmara
- 5 - Autonomia
- 6 - Veredicto
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro o Huawei P8.
Verdade, boa interface que tem o p8 emui, aqui a lg estragou um pouco o android com a sua interface.
LOL
botão traseiro é esquisito de navegar sobre menus.
A navegar estás tu 🙂
Os botões traseiros são os de volume e power.
Melhor smartphone do mercado, testei.
Apenas perde para iph6, s6 e p8, por estes serem mais compactos e robustez.
Estas-te a contradizer. Então não é o melhor…
Na câmara deviam ter mencionado que tem um abertura de f1.8 e experimentar o modo de câmara manual, grande aposta da LG, este modo permite modificar, velocidade do obturador, foco manual, balanço de brancos, ISO, Formato de ficheiros(JPEG, RAW ou ambos) , compensação de exposição, bloqueio de exposição(ideal para contra luz por exemplo) e ainda tem um histograma.
Não deixa de ser um optimo smartphone, mas a inclusao destes ecrans QHD continuo a achar um erro.
Num ecra de 5,5 acho que a diferença nao será mta para um Full HD. E claro, a bateria é que se queixa, pois como foi dito no artigo nem chega para 1 dia.
Mas ainda bem que há diversas opçoes no mercado … assim a pessoa pode escolher o que melhor lhe convem.
Quanto à autonomia tem de se ler o artigo com uma pitada de sal não é… A revisora mostrou a sua visão sobre o tlm, e não dados empíricos. Tanto posso esgotar a bateria do meu tlm em poucas horas a jogar um jogo ou a brincar com o snapchat, como pode durar dois dias fazendo apenas chamadas, sms e navegação na internet…
Estás enganado quanto a diferença não será muita. Experimenta andar com um QHD durante 1 mês e depois voltares para um Full HD. Claro que não é da noite para o dia, mas vais notar e bem. Quanto à bateria, isso sem dúvida que perde e bem,
Os preços estao mal :p so vim aqui falar so para terem atençao nisso. Obrigado
Mal não estavam, estavam era desactualizados (já actualizei). A PCDIGA baixou os preços 🙂
O som das chamadas dos LG em 2G parece ser um problema da própria marca. Tenho um Nexus 5, produzido pela LG, que tem exactamente esse problema, que se agrava com o uso dos auriculares, apesar de serem os específicos para o modelo. Já foi à marca e veio de lá na mesma, não tendo sido diagnosticadas quaisquer deficiências.
Ótimo smartphone. Só creio que passar do G3 para o G4 não é necessário, salvo se manter no smartphone top sempre.
eh pah, mas isto visualmente é um clone do oneplus one… Não ha um designer mais original na lg?????
Com que telemovel tiraste as fotos??
Só uma pequena correção. Ele não possui flash de dois tons. trata se do flash e abaixo está o sensor de espectro de cores…
É isso e as fotos serem da cidade mais bonita de Portugal:D
Grande Maria Inês, Coimbra a mostrar o potencial da câmara desta máquina fantástica!
O LG G4, traz apenas um flash e não dois como no artigo. Um erro grave de quem fez a análise, porque faz uma análise errada e nem se apercebe da realidade do flash. Sendo assim, o LG G4, traz UM flash de cor branca/fria, e ao que o artigo chama duplo flash, é na realidade um sensor de espectro de cores.
Antes de escrever informe se corretamente.
Fica a dica!