Farto do Google Maps? Conheça estas 5 alternativas para Android
O Google Maps é um dos melhores serviços de mapas que pode ter no seu smartphone. Este serviço da Google bate toda a concorrência e é conhecido de todos.
Mas porque nem todos gostam do Google Maps, trazemos hoje 5 alternativas gratuitas que pode usar e que deve conhecer.
É difícil competir com um serviço com o Google Maps, mas a verdade é que existem alternativas quase tão boas e que lhe permitem orientar-se em qualquer lugar.
Vamos conhecer essas aplicações que pode ter no seu Android e que vão facilmente substituir o serviço de mapas da Google.
Meo Drive
A primeira proposta é conhecida de todos os portugueses. O Meo Drive é um serviço da Meo e que lhe permite ter no seu Android mapas nacionais actualizados e de forma gratuita. Uma das vantagens do Meo Drive é que não necessita de acesso à Internet para ser usado.
Para além da navegação, com instruções dadas em português e constantemente actualizadas, o Meo Drive permite ainda a pesquisa de locais de interesse e deles obter informações.
Homepage: Meo Drive
Preço: Gratuito
Waze
O Waze, mesmo sendo uma aplicação/serviço da Google, é completamente independente. Mais virado para a navegação automóvel, dá informações permanentes e precisas sobre o estado do trânsito e quais as rotas com menos complicações.
O foco mais importante do Waze é mesmo a actualização constante das condições do trânsito, o que levam a que as rotas sejam calculadas com estes dados e que se adaptem sempre que surjam alterações de peso.
Homepage: Waze
Preço: Gratuito
Here WeGo
O Here WeGo é um dos mais antigos serviços da Nokia. Criado inicialmente para o Windows Phone, foi a aplicação de mapas mais usada nesta plataforma. Com a recente mudança de nome veio também uma mudança na interface e várias melhorias.
O Here WeGo permite ao utilizador deslocar-se de carro, a pé, de transportes públicos e até de bicicleta, sempre com o maior detalhe. Os mapas que o Here WeGo usa podem ser descarregados e usados em modo offine, poupando assim os planos de dados dos utilizadores.
Homepage: Here WeGo
Preço: Gratuito
Maps.me
O Maps.me é a plataforma open-source dos serviços de mapas. Alimentada por uma vasta comunidade, e usando os mapas do OpenStreetMap, permite acesso a informação detalhada sobre as cidades e países que o utilizador quiser visitar.
Tal como os restantes, permite que sejam dadas instruções de navegação precisas e dá acesso a informações sobre milhões de pontos de interesse. Infelizmente, o Maps.me não fornece informação sobre trânsito.
Homepage: Maps.me
Preço: Gratuito
Moovit
Por fim temos o Moovit. Esta é uma aplicação diferente das restantes, não fornecendo serviço de mapas reais, mas sim dos transportes públicos. Podemos facilmente perceber quais os transportes que temos de apanhar para ir de um ponto a outro numa cidade.
Com informação em tempo real, podemos saber a que horas temos de apanhar os transportes e quanto tempo cada um deles vai demorar. É um conceito completamente diferente, virado para as deslocações em transportes públicos.
Homepage: Moovit
Preço: Gratuito
Com estas 5 aplicações gratuitas vão poder abandonar de forma definitiva o Google Maps e assim livrar-se de toda a monitorização que a Google faz e que a leva a que conheçam todos os vossos passos.
Qual a vossa aplicação de mapas preferida?
Este artigo tem mais de um ano
Meo Drive.
Não uso com muita regularidade, mas o waze tem-me safado bem.
o Google mãos também permite isso
Usei todos menos o maps.me e o que mais gosto de usar é o Waze, porque consegue sempre evitar o trânsito
Existe alguma aplicação em que descarrega os mapas, e depois pode ser usado em offline?
O here maps acho que dá
google maps dá isso
O Here é dos melhores que usei e recomendo…. O Meo é muito mau além de estar desatualizado faz muito tempo.
Abraço
Meo Drive.
Tem o OsmAnd+ e o sygic, mas são limitados na versão free, pagos são muito bons. Uma coisa que gosto bastante do Sygic é a opção de criar uma rota para determinado local através de uma foto que você tenha no smartphone, desde que essa foto tenha as coordenadas gravadas. É bem útil quando, por exemplo, você visita um local que nunca esteve antes, ai tira uma foto do local, e futuramente você quer voltar lá, mas não lembra bem com chegar de novo lá, basta abrir essa foto pelo Sygic que ele traça as rotas possíveis para fazer isso.
O Maps.me, usei numa viagem na Asia e a experiência foi excelente. Localização bastante rápida, pontes de interesse (no próprio mapa ou adicionar manualmente), consumo de bateria baixo.
Sim, o Here WeGo e o Meu são exemplos disso.
navmii para mapas offline, descarregar mapa por país. Pode também utilizar areas offline do Google maps.
Vi num artigo vosso e instalei o Sygic e pareceu-me funcionar bastante bem.
Já agora queria felicitar toda a equipa pelo excelente trabalho que desenvolvem e parabéns pelo prémio que receberam!
Uso o Here WeGo diariamente e o Google Maps com alguma frequência também!
Há um pormenor bem fixe no Here WeGo, de poder ter um atalho para “ir para casa”! Ao final do dia de trabalho na rua é bem fixe ter de clicar só no atalho 🙂
o google maps tb já faz isso 😉
Vou investigar 😉
podes fazer algo disso no google maps
Sygic é sem duvida o melhor. É certo que é um produto pago, mas tem também uma versão grátis.
Todos fazem isso 😉
A minha preferida é o Sygic.
Eu uso o Google Maps há anos. Permite descarregar os mapas para funcionamento offline, o que alivia bastante o consumo de dados, mas nunca experimentei usar sem dados online. Não faz sentido de outra forma. Para além da informação de trânsito, que tanto jeito já, também tem os pontos de interesse e permite pesquisas por nomes de entidades, códigos postais, localidades, etc. As informações do Waze, ou pelo menos as mais relevantes, também são utilizadas.
Tirando a navegação para bicicletas, que infelizmente não tem, estou mais do que satisfeito. Uso imenso.
O Waze também me parece interessante mas não me motiva a mudar. Quanto ao Meo Drive, assim como todos os que funcionam offline, poderão ser interessantes para umas férias Para o dia a dia na grande Lisboa, por ex., não abdico da informação de trânsito.
Google maps offline não permite gravar também as suas mapas guardadas……ter apenas mapa sem os teus pontos guardados hoje não serve para nada.
Permite planear a tua rota no browser e enviar essa informação para o telemóvel, sim, mas não sei se funciona em modo offline. E faz mais que isso: pergunta-te se fazes essa rota com frequência e permite-te, nesse caso, adicionar um atalho no telefone, que te permite iniciar a navegação com um simples toque.
o Waze tem um promenor interessante, quando termina uma viagem aparece um lembrete “Por favor não se esqueça das crianças”
Podes por a mensagem que quiseres… Eu como uso um tablet para navegação tenho “retire o tablet do tablier”
O Meo-Drive.
Utilizo o Waze devido ao recalculo de rotas automáticas e informações dos utilizadores, esporadicamente utilizo o Google Maps, mas tenho sempre preferencia ao Waze por melhores calculos para desviar do transito o quanto possível.
O Maps também recalcula as rotas no caso de surpresas no trânsito, e também tira partido da informação que os Wazers vão publicando. A única vantagem que vejo no Waze é a partilha de informação para além da relativa ao trânsito. Mas detestava a “rotatória”, que aparentemente foi alterada agora.
Bing Maps 4tw!
Marble Maps, feito pelo KDE, também promete ser bastante bom (porém só está disponivel para beta-testers para já…)
A grande vantagem do Maps.Me é descarregar totalmente os mapas. Excelente para trecking, orientação, BTT, passeios na floresta, etc, pois a informação de caminhos florestais está bastante completa.
Here WeGo 🙂
Durante anos usei o MEO Go (e gostava, tirando o facto de que insistia nos “caminhos de cabras” e, quando era patrocinado pela Galp, me mandar passar por dentro de todos os postos de abastecimento) mas decidi dar uma hipótese ao HERE e não me tem desiludido… Como nunca usei mais nenhum (inclusive o Google Maps) a minha opinião vale o que vale.
Eu utilizo vários.
O Meo Drive é excelente, tem é um enorme problema que é certas ruas estão mal escritas e ele não as encontra, de resto é excelente.
Google maps já o odiei, pelo user interface ser tão mau, neste momento está bastante interessante.
Wase , a história da rede social de gps é otima, já evitei longas filas e evitei policia (estava a carregar material e guia de transporte).
Here we go, aspeto muito clean, interessante mas quase que me esqueço que existe.
Sygic Foram os reis durante muito tempo, agora a interface está má, deixei de o utilizar.
Por tudo isso a minha primeira escolha é o meo drive, se não o encontrar utilizo o google maps, se for uma rua que já tenha lá ido e não me recorde o caminho, então o waze é o meu preferido.
Sygic é sem duvida o melhor. É certo que é um produto pago, mas tem também uma versão grátis.
+1
Waze…uso diáriamente, nem que seja para ir sempre contribuíndo…:)
Waze é o melhor amigo de que não gosta se ser mandado parar pela polícia. Já me aconteceu bastantes vezes mudar o percurso só para não is aturar
Eu uso o meo drive só pelo facto de não gastar dados na rede meo mas preferia o maps se houver forma de o fazer gastar menos dados
O meo drive também falha muito nos limites de velocidade a maioria esta errada
street view do google maps é uma vantagem em relação aos outros.
É uma vantagem pra quem quiser confirmar o número da porta ou checkar onde fica realmente o “edificio branco com um portão de chapa todo amassado” 😛
Aqui na Amazônia o Google Maps é o melhor, os outros app erram um quarteirão. Uso IOS com Google Maps.
E também somente o Google Maps acerta os endereços com precisão.
eu uso o sygic e cumpre as minhas necessidades.
E qual destes (ou outros) permitem marcar pontos de passagem no mapa, até chegarmos a determinado destino? Sei que o Google Maps já permite mas só funciona com net, portanto procuro algum que funcione off line.
Waze sem dúvida 🙂
Prefiro o TomTom MyDrive, pois posso planear a rota via browser e encaminhá-la para o telemóvel (app) ou gps.
O Maps faz isso, e até permite criar atalhos de acesso rápido a essas rotas.
Por aqui Navigon, da garmin. Na minha opinião bate de longe a concorrência, peca apenas pelo preço elevado. Em 2o lugar Here e CoPilot
waze é 5 estrelas, gosto muito.
Eu uso Navigator bastante bom offline e tb uso oruxmaps para para marcação de tracks .
Recomendo para quem viaja o Maps.me
Muito útil e “alimentado” por uma vasta comunidade.
Sygic
Só não percebo o título: “Conheça estas 5 alternativas para Android”. Elas também existem para iOS…
Sem divida o HERE
“Duvida”
Já fui utilizador do Meo Drive, mas mudei, e até hoje me mantenho com o Here.
Sygic. TOP
Mapfactor GPS navigation para quem precisa de planear viagens com mais que um ponto de passagem e para viaturas pesadas gratuito e com vários países disponíveis.
o here as vezes manda por caminhos de cabras 🙁