2016 trouxe para programadores de Android e iOS 89 mil milhões
As aplicações são, hoje em dia, uma parte muito importante dos ecossistemas dos sistemas móveis. São essenciais e representam para os programadores uma fonte de receitas importantes.
Os números apresentados agora mostram que, em 2016, estas aplicações, oriundas de várias lojas de software, conseguiram gerar 89 mil milhões de dólares, um valor que é um novo máximo histórico.
Tanto o iOS como o Android mostraram-se, no decorrer do ano passado, extremamente atractivos para os programadores. Recebendo cerca de 70% de cada compra feita, os programadores conseguem garantir nestas lojas o retorno ajustado ao seu trabalho.
Os números apresentados pela empresa App Annie revelam o cenário que o ano passado deu aos programadores e mostram vários números referentes às aplicações e à sua utilização.
Um desses valores, provavelmente o mais importante, mostra que em vendas de aplicações, transacções dentro destas e em publicidade, houve um ganho de 89 mil milhões de dólares. Isto revela também que as receitas totais foram 127 mil milhões de dólares, tendo em conta o retorno de 30% que cabe aos donos das lojas de aplicações.
Mas para além das receitas, os dados da App Annie revelam ainda que houve uma muito maior utilização destas aplicações em 2016. O número de downloads voltou a subir face ao acumulado do ano anterior, tendo ficado em 90 mil milhões, o que representa um aumento de 15%. Em termos de horas de utilização, estima-se que estas tenham estado perto das 900 mil milhões, o que mostra um aumento de 20%.
Mas mais que números, a App Annie mostrou também que é nos jogos que os utilizadores mais se concentraram em 2016. Esta categoria representou 75% da receita total de aplicações no iOS e 90% no Android. O Pokémon Go, o jogo sensação do ano, conseguiu puxar a si 950 milhões em receitas durante 2016.
Saiba tudo sobre o Pokémon Go
Com estes valores, 2016 voltou a representar para as apps e para os seus programadores um caso de sucesso. É uma fonte de rendimento não apenas para as empresas que gerem as lojas mas também para todos os que vivem destes ecossistemas.
Via App Annie
Nota: Artigo alterado para mostrar de forma mais clara como os são números apresentados.
Este artigo tem mais de um ano
Patetice. Aos developers cabe 70%
Lá que me apaguem o comentário é para o lado que durmo melhor. Agora, não retificarem o post é asneira (e ignorância porque são coisas que deviam saber).
Quais “Recebendo cerca de 30% de cada compra feita, os programadores conseguem garantir nestas lojas o retorno ajustado ao seu trabalho. “??!! São 70%, porra, como disse no comentário que apagaram.
Viva. O comentário não foi apagado, estava moderado porque o sistema olhou para esse nik novo e sem email e segurou o comentário. Quando aos números, de facto havia uma troca que já foi reposta.
Obrigado pelo reparo.