Falha de segurança do Facebook expõe dados de 50 milhões de utilizadores
O Facebook tem sérios problemas de segurança e estes parecem estar a surgir a um ritmo cada vez maior e a deixar os utilizadores vulneráveis e expostos. De várias ordens de importância, não deixam os utilizadores descansar e estes estão cada vez mais preocupados.
A mais recente falha surgiu há poucos minutos e dá conta de terem sido expostos dados de 50 milhões de utilizadores da maior rede social do planeta. Este será o maior ataque à privacidade dos utilizadores.
Esta é uma das falhas de segurança mais graves que afetou o Facebook nos últimos anos. A rede social anunciou a sua descoberta hoje, mas este é um processo que decorre desde a terça-feira passada, quando foi identificada pela sua equipa de segurança.
O problema foca-se na funcionalidade "Ver como", que permite ao utilizador ver o seu perfil como um elemento externo ou com outro qualquer perfil dentro da rede social. Os atacantes conseguiram explorar uma vulnerabilidade e obteve acesso aos tokens de segurança desta funcionalidade.
Com esses tokens os atacantes conseguiram aceder às contas dos utilizadores e ter acesso a todos os dados que estes tinham guardados, quer os que são públicos como os que são privados.
A falha foi já entretanto corrigida na passada quinta-feira, tendo o Facebook desligado a funcionalidade "Ver como" até que a investigação deste problema seja terminada e que novos testes de segurança possam ser realizados.
Outra medida tomada, e que afeta os 50 milhões de potenciais utilizadores afetados e mais 40 milhões que usaram a função "Ver como", é a revogação dos tokens de segurança, o que obrigará estes utilizadores a re-autenticarem-se no Facebook.
A falha teve origem numa atualização que o Facebook realizou em julho de 2017 num dos componentes do seu serviço de vídeo, em particular na funcionalidade de carregamento destes vídeos.
Segundo o Facebook, esta falha não requer que os utilizadores realizem a habitual mudança de palavra-chave da sua conta, bastando a revogação dos tokens de segurança que o Facebook já realizou durante o dia de hoje.
É ainda cedo para que o Facebook e as autoridades compreendam a extensão desta falha e o volume de dados que possa ter sido roubado das contas dos utilizadores.
Com problemas cada vez mais frequentes e a vários níveis, os utilizadores da maior rede social da Internet começam a questionar a sua permanência e os dados que colocam dentro deste serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Bem feito pra quem usa
Obrigado pelo comentário maduro, mas quem diz é quem é.
De nada Hugo, não estou aqui para vos agradar.
Tiveste algum desgosto e deixaste o facebook? Até te compreendo… lololol
Diz lá que nunca usaste? És mesmo falso. Se não usasses nem te davas ao trabalho de escrever o post.
O teu comentário não faz sentido absolutamente nenhum rapaz.
Diz-me por favor que não percebes Português e peço-te desculpas 😀
Nunca usei e quem usa é tolo
então eu prefiro continuar a ser tolo e andar sempre a me informar melhor em qualquer coisa que não seja só tecnologias, do que tu consegues 😉
Por mim podem ver tudo, por isso é que não meto lá nada que não possa ser publico, e também não uso o messenger como aplicativo de chat para assuntos importantes.
Só um asno utiliza redes sociais em pleno século XXI. Parece contraditório mas sei ao que me estou a referir. Falar? é cara a cara. Conhecer pessoas novas ? é cara a cara. A sociedade tornou-se escrava das redes sociais não imaginando o que se pode fazer com nomes, fotos etc. Os dados pessoais podem ser acedidos de forma lícita e não lícita.
Que coerência… lol
depois não sabes de nada do que realmente se passa neste mundo…. a mídia, tv, jornais, rádio dizem outra coisa.
ninguém te obriga a falar e conhecer novas pessoas, podes usar para te cultivar o cérebro nos grupos com assuntos do teu interesse quando dão opiniões ou ajudas, e andar sempre bem informado.
Pra isso existem fóruns na Internet. Quem precisa de facebosta?
“falha de segurança”