Facebook: Dicas de segurança e gestão de conta
Para a maioria dos utilizadores de redes sociais, o Facebook continua a ser a principal neste segmento . Mas o rede social de Mark Zuckerberg continua a ter alguns mistérios e truques que podemos explorar.
Hoje vamos conhecer alguns truques para a privacidade da nossa conta, bem como a publicidade que visualizamos.
É importante conhecermos todas as opções que o Facebook nos dá, neste momento, e fazer a utilização dessas da melhor forma possível. Tudo isto irá ajudar-nos no relacionamento com o resto da rede, pois desta forma não iremos receber mensagens de pessoas que não pretendemos, mostrar as nossas publicações a quem não conhecemos e até fazer a selecção do que queremos ver em primeiro lugar.
Vamos começar então por seleccionar os anúncios que queremos ver. Esta é uma das opções que ajuda a que todos tenham a vida facilitada: o utilizador, porque vê o que quer e o anunciante, porque não irá gastar tanto valor com utilizadores que não tenham interesse em determinado assunto.
Como é indicado abaixo, indo a "Anúncios" >> "Anúncios baseados nas minhas preferências" e depois clicando em "Editar", podemos seleccionar "Visitar as Preferências de Publicidade" e ter acesso a uma lista para todos os gostos. Aqui podemos indicar o que optamos pelos temas pelos quais temos preferência.
Como já indicamos anteriormente, por vezes é importante que façamos uma limitação das publicações antigas. Facilmente nos arrependemos de uma publicação feita com visualização pública, feita no ano anterior. Com a limitação, podemos alterar todas as publicações de uma vez só, facilitando assim a tarefa de limpeza.
Mas para além disto, não nos podemos esquecer que devemos ter predefinido a forma de visualização das nossas futuras publicações. Neste caso, o que foi seleccionado é a opção de "Amigos", assim apenas ficará como "Público" quando for seleccionado. Minimizando assim as falhas nas publicações.
De lembrar que neste mesmo menu "Privacidade", podemos escolher ainda quem nos pode enviar, por exemplo, pedidos de amizade. Caso não goste de receber convites de desconhecidos, sugerimos a opção "Amigos de Amigos", desta forma pessoas que não tenham ninguém em comum consigo não irão importuná-lo.
Após algumas alterações no Facebook podemos constatar também a mudança no local de conversação. Neste momento, caso um desconhecido queira entrar em contacto consigo, irá receber primeiro uma mensagem onde será indicado que tem uma mensagem da pessoa mencionada e que pode ou não aceitar. Isto tudo está visível no local designado como "Pedidos de Mensagens".
Igualmente mudado está o acesso rápido a todas estas modificações, que está mais fácil e apelativo.
Todas estas dicas devem ser adaptadas à utilização de cada utilizador. No entanto, existe um nível de segurança mínimo para que possamos estar descansados quando partilhamos dados de forma voluntária ou até mesmo involuntária.
E vocês, quais opções de segurança que têm no vosso Facebook?
Este artigo tem mais de um ano