Dificilmente o Facebook conseguirá recuperar de forma total do problema que está a atravessar. Os utilizadores têm agora uma consciência diferente da forma como os seus dados podem ser usados e das manobras que podem ser tomadas para os influenciar.
O escândalo da Cambridge Analytica ainda não está totalmente resolvido e já a maior rede social da Internet pode estar a braços com mais um. Desta vez o foco está na empresa AggregateIQ, a quem o acesso aos dados foi já bloqueado.
Todos conhecem o caso da Cambridge Analytica, do Facebook e da forma como os dados dos utilizadores foram usados para criar perfis e para depois influenciar as eleições norte-americanas.
AggregateIQ: o novo problema do Facebook
Mas este problema parece estar agora a crescer e a AggregateIQ viu bloqueado o acesso aos dados, porque o Facebook pretende investigar a sua associação à empresa mãe da Cambridge Analytica, a Strategic Communication Laboratories (SCL), e o seu papel na campanha realizada para o Brexit.
A AggregateIQ terá sido contratada por grupos pró Brexit e poderá ter tido acesso aos dados da Cambridge Analytica, tendo exercido o mesmo tipo de influência.
A reação do Facebook a este novo bloqueio
Ao tomar a decisão de bloquear o acesso à sua plataforma, a maior rede social da Internet procura garantir que a AggregateIQ não possa usar de forma ilegal os dados dos seus utilizadores.
À luz dos relatos recentes de que a AggregateIQ pode ser afiliada à SCL e pode, como resultado, ter recebido indevidamente dados dos utilizadores do FB, adicionamos essa empresa à lista de entidades que suspendemos da nossa plataforma enquanto investigamos. A nossa revisão interna continua, e cooperaremos plenamente com quaisquer investigações das entidades reguladoras.
Apenas após a investigação do Facebook à forma como a AggregateIQ terá usado os dados e de se provar que não houve utilização indevida é que este bloqueio será levantado.
Um problema que tem ligações à Cambridge Analytica
Já quando a questão relativa à utilização indevida dos dados dos utilizadores do Facebook pela Cambridge Analytica o nome da AggregateIQ tinha surgido e a sua ligação ao Brexit tinha sido revelada. Esta tomada de posição vem agora confirmar essas suspeitas.
São já várias as empresas envolvidas neste processo em que os utilizadores foram vítimas. Os números alteram-se com frequência e são cada vez mais os afetados.
O Facebook tem procurado mudar as suas regras, mas os utilizadores continuam a estar desconfiados com o que a rede social faz com os seus dados.