Elon Musk quer começar a cobrar por publicação no X para combater os bots
Elon Musk prometeu acabar com os bots se conseguisse comprar o Twitter (atualmente X). O magnata conseguiu finalmente pôr as mãos na rede social, mas o problema destas contas automáticas mantém-se. Agora, um ano e meio depois de ter adquirido a plataforma, Musk pôs em cima da mesa uma ideia peculiar: que os utilizadores paguem para fazer publicações.
Musk quer cobrar os novos membros que queiram fazer posts
Até agora, as únicas pessoas que pagam para utilizar o X são as que subscrevem alguns dos seus planos premium. Trata-se de propostas que, em todos os casos, oferecem vantagens como a edição de mensagens e a realização de publicações mais longas. O próximo passo da rede social seria cobrar os novos membros que queiram fazer posts, limitando o que pode ser feito sem o pagamento de uma taxa.
A notícia foi revelada por esta mensagem publicada esta tarde pelo próprio Musk:
Infelizmente, a única forma de travar o ataque implacável dos bots é com uma pequena taxa por publicação para novos utilizadores.
O empresário estava a responder a outra mensagem que referia alterações aos termos de serviço que abririam a porta à cobrança de taxas aos utilizadores para ajudar a reduzir o spam.
A ideia é tornar inviável a utilização de bots
Musk também salientou que os atuais bots com IA podem facilmente passar no teste "és um bot?", referindo-se ao método CAPTCHA que se destina a impedir que sistemas automatizados utilizem plataformas online, como as redes sociais. E embora o CAPTCHA tenha evoluído ao gerar puzzles de IA, pode não ser tão eficaz como se esperava.
É de notar que Musk não forneceu detalhes sobre quando esta nova ideia seria implementada ou quais as taxas que os utilizadores teriam de pagar. No entanto, esta ideia para combater os bots está a funcionar como teste piloto desde outubro do ano passado na Nova Zelândia e nas Filipinas. Em ambos os países, os novos utilizadores têm de pagar 1 dólar por ano para publicar, gostar, responder e citar mensagens. Os utilizadores existentes, por sua vez, podem continuar a utilizar a rede social como antes, sem pagar.
Esta não é a primeira vez que o CEO da Tesla fala sobre esta ideia. De acordo com uma conversa sobre inteligência artificial no ano passado com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, "um bot custa uma fração de cêntimo, mas mesmo que [quem cria o bot] tenha de pagar... alguns dólares ou assim, o custo efetivo dos bots é muito elevado". A ideia seria tornar economicamente inviável a utilização de bots.
Leia também:
podia ser pagar algo mais substancial, tipo 10 ou 20 paus por ano, que depois eram devolvidos caso a conta não fosse reportada como spam e confirmada
Paguem ou não publiquem que a rede sem publicações fica mais limpinha.
O maior bot foi ter deixado Elon musk comprar e fazer o que quiser com essa rede social. Já virou balbúrdia.
Vai quebrar
Já se sabe que o melhor filtro para moderar abusos é o filtro monetário, mesmo tendo de pagar alguma coisa, creio que será bom em termos de melhoria do serviço
Quanto à questão da balburdia, é perfeitamente natural, antes havia censura a tudo o que nao era woke e progressista, agora com liberdade de expressão existe maior colisão de ideias e consequente tudo parece mais confuso com mais balburdia
O que não falta no X são contas falsas, verificadas, com o símbolo azul, em que pagam 32$/ano da subscrição X Premium. Do que se fala agora, de pagar 1$/ano por cada conta nova, não inviabiliza os bots.
Acho muito bem. $0.99 só texto, $1.5 com imagens, $0.2 para comentar, se com gift mais 15 cêntimos, $0.6 o retweet….
O homem vai ficar duplamente bilionário assim.
Ainda bem que eu não saí de lá. No dia que tiver de pagar saio na hora.
Ao que se diz, a regra é – os novos subscritores (abrir uma nova conta) terão que pagar 1$, ou, em alternativa, esperar 3 meses antes de começar a fazer publicações e comentários.
Já alguém observou que, se assim for, os bots, além de contas pagas, vão abrir milhares de contas todos os dias e começar a usá-las ao fim de 3 meses.
Ora nem mais.. levaste pouco tempo para encontrar uma possível solução para contornar o tema dos 3 meses…
O Musketeer continua é a lançar areia para os olhos dos seus seguidores Mor!
O que ele quer é cobrar, ponto. Usa a desculpa dos bots para justificar essa cobrança.
Também podiam requisitar documentos oficiais por país e algo mais fiável durante a criação da conta. Aliás, para mim, faz mais sentido pagar para ter uma conta privada do que uma pública e verificada. Acho que o símbolo azul – que supostamente serve para nos dar alguma confiança que a conta é real e pertence a alguém (não um bot) – devia ser padrão. Anonimidade é que devia ser paga. Podiam cobrar (pouco) para ser anónima e podiam cobrar (mais) para ter várias contas privadas.
Não existe um sistema universal de identificação segura. O mais próximo disso são os passaportes, mas isso normalmente só é obrigatório para quem quer ir para outros países e actualmente muitas vezes nem nesses casos.
O conceito de cartão de cidadão não é aceite em todo o lado, por exemplo nos Estados Unidos da América e no Reino Unido são os mais famosos casos de países onde não existe um documento de identificação formal, o que aliás cria alguns problemas com furto de identidade que esses países não conseguem solucionar pois não têm uma base sólida por onde começar.
Para o Elon Musk cobrar pelo acesso é do ponto de vista de investidor o que faz sentido: diversificar as fontes de financiamento da empresa. A desculpa é os sistemas automatizados que abusam da plataforma, mas nem precisaria de desculpas, é uma plataforma de uma empresa privada.