Pplware

Bitcoin em forte queda depois de ataque de Trump no Twitter

As criptomoedas estiveram recentemente na agenda de Donald Trump. Mais concretamente, tanto o Bitcoin como a Libra do Facebook foram o tema de uma série de publicações no Twitter em torno desta temática. A tónica foi colocada na volatilidade, bem como na necessidade de regulação estatal.

tweet foi rapidamente propagado e as suas repercussões já se fazem sentir no valor do Bitcoin.


Assim, tendo em conta a crescente atenção dada aos planos de Mark Zuckerberg para lançar a sua Libra, os reguladores norte-americanos querem escrutinar estes planos. Veja-se que esta empresa está constantemente na agenda das mais variadas entidades, sobretudo nestes últimos dias.

O “medo” da regulação provocou queda do Bitcoin

Com efeito, registou-se uma quebra superior a 10% durante o último fim de semana no valor do Bitcoin. A mais paradigmática das criptomoedas foi afetada pela onda a desconfiança por parte dos agentes estatais. No entanto, a “culpa” não foi propriamente do Bitcoin, mas sim da Libra do Facebook.

Ainda assim, cumpre precisar a quebra de 11.1% sentida no valor do Bitcoin, entre a última sexta-feira e esta segunda. Aliás, só no último domingo a quebra foi de 10,4%, um rombo significativo, sendo o segundo maior do ano. São consequências severas para uma série de tweets de Donald Trump.

 

 

O presidente norte-americano expressou os temores sentidos por vários outros atores, sobretudo dentro do setor financeiro. À medida que os legisladores e reguladores de todo o mundo lançam um apelo ao escrutínio das criptomoedas, coube a Trump lançar o alerta no seu meio favorito, o Twitter.

A Libra do Facebook arrastou o Bitcoin

Com a Libra do Facebook em mente, Trump criticou a própria essência das criptomoedas (que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado em fumo). Associou ainda a sua natureza e utilização ao fomento de atividades ilícitas da mais variada espécie.

Assim, sente-se cada vez mais a necessidade de regular as criptomoedas. Sobretudo com a Libra do Facebook já no horizonte. Algo que levantou imediatamente receios quanto à privacidade de todo o sistema, uma vez que esta empresa tem um dos piores históricos neste quesito.

 

 

Trump afirma que se o Facebook se quiser tornar num banco terá de se sujeitar à regulação geral do setor. Ora, caso tal se aplique à Libra do Facebook, o mesmo deverá suceder às demais criptomoedas, incluindo a original, o Bitcoin. Está assim completo o círculo de “medo” em torno do escrutínio.

As criptomoedas e o receio do escrutínio estatal

Ainda que inicialmente as declarações de Trump tenham sido descartadas como piada, as consequências estão agora à vista. Ao expressar preocupações que transcendem largamente as suas, a queda no valor do Bitcoin foi um reflexo imediato disso mesmo.

Entretanto, o setor das criptomoedas já não pode ser ignorado. Não quando uma das maiores empresas do mundo quer lançar a sua própria moeda num projeto colossal. A Libra do Facebook pode vir a redefinir (ou acabar) com o setor. Aqui, tudo dependerá da vontade dos governos de todo o mundo.

 

 

Frisamos ainda que o valor do Bitcoin disparou cerca de 55% quando se ficaram a conhecer os contornos da Libra do Facebook no mês passado. O projeto animaria todo o setor com o pico a sentir-se durante o dia 18 de junho.

Atualmente a Libra do Facebook está a ser analisada pelos EUA, pelo Japão, bem como o Banco Central Europeu.

Leia mais…

Exit mobile version