A rede social Twitter está à procura do tweet original
Com o intuito de combater a propagação de notícias falsas ou “fake news”, a rede social Twitter está a testar uma nova funcionalidade. Mais concretamente, a identificação de quem partilhou o tweet original.
Esta rede social é uma das mais utilizadas para divulgar notícias e para criar novas tendências, geralmente identificáveis pelas suas hashtags. Agora, o Twitter quer combater de forma mais assertiva as #fakenews.
De acordo com a imprensa internacional, um novo botão, ou melhor, um novo ícone foi discretamente adicionado com uma atualização à aplicação para dispositivos móveis Android e iOS desta rede social.
Utiliza a rede social Twitter?
A novidade está neste momento a ser testada pela rede social, não se encontrando, para já, disponível em todo o mundo. Contudo, temos já relatos oriundos dos Estados Unidos da América, Índia, bem como outras regiões.
Just noticed Twitter activated a new #originalTweeter flag within the last two hours, very useful when you dive into a sea of threads and replies. Good feature.
— James (@vastidity) January 24, 2019
Assim que esta nova função, a identificação da publicação ou tweet original, seja distribuída globalmente, isto ajudará a combater a propagação de fake news ou qualquer outra corrente nefasta que, de outra forma, se espalharia pela rede social.
Será possível identificar a publicação ou tweet original
Entretanto, ao ser possível identificar o tweet original - #originalTweeter - esta informação poderá ser útil para as forças de segurança. Identificar o perpetrador de uma nova corrente com as mais diversas intenções ou finalidades.
"Original Tweeter, " huh? I guess that's how they'll fix this thing. pic.twitter.com/LwRkr4T5QS
— Frederic Lardinois (@fredericl) January 24, 2019
Ao mesmo tempo, é também um reconhecimento da crescente responsabilidade da rede social. Saber moderar a sua utilização é, tão ou mais crucial numa sociedade que vive e depende da internet para se informar e conviver.
A medida promoverá também o combate às fake news
Já de acordo com Sara Haider, uma das executivas da rede social, o objetivo desta medida passará por assegurar uma salutar utilização do Twitter. Promovendo, acima de tudo, uma utilização amigável e responsável pelos seus utilizadores.
Nas suas palavras “O objectivo do Twitter é servir o debate público. Por conseguinte, estamos a explorar novas formas de inserir mais contexto às conversações ao dar mais destaque a respostas e adições relevantes - tais como as declarações iniciais do tweet original.”
Entretanto, a rede social está a passar por uma fase de estagnação, registando menos contas ativas nos últimos meses. Já de acordo com o próprio Twitter, isto deve-se a uma nova fase de purgas contra contas falsas e bots.
Em suma, esta nova ferramenta poderá também ser útil para discernir um tweet feito por um perfil oficial e por um perfil falso / imitação. Agora, resta-nos aguardar pela sua implementação global.
Teremos assim uma nova ferramenta ao nosso dispor na rede social. Um novo filtro que nos ajudará a identificar possíveis fake news.
Este artigo tem mais de um ano
É a que mais gosto.
Pode ser que ajude 😉
Select id, min(createdat)
from tweets
group by id