Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como consigo alargar a minha rede Wi-Fi em casa?
Bom dia, queria pedir uma ajuda.
Tenho WiFi 6 1Gbps/100mbps fibra total até casa e 2 Plumes da NOS, um deles ligado ao router por cabo e outro via WiFi como extender de sinal para uma área da casa e preciso de mais um ou seja 2° extender via WiFi para outra área da casa, sugestões qualidade preço?
E questão são compatíveis com os Plumes da NOS? Ou seja, posso ligar esse repetidor aos Plumes?
Como tenho agora só acrescentar este! Ou terá de ser 3 novos iguais?
Obrigado
Cumprimentos,
Marta Brandão
Resposta:
Marta,
Apesar de parecer mais simples e mais completa, a solução de repetidores não consegue bater o que as powerline oferecem em termos de largura de banda.
A primeira solução tem de sacrificar uma das bandas para a comunicação, deixando apenas a outra para a comunicação.
Por outro lado, ao usar uma solução powerline está a usar uma estrutura física e que consegue garantir velocidades de comunicação muito maiores.
Assim, e para complementar o que tem em casa, a solução que propomos é uma baseada em powerline, que encontra de várias marcas.
Esta é igualmente segura e fiável. Por outro lado, pode a qualquer momento mover os pontos e garantir rede em qualquer lado da casa a necessitar de rede.
[Respondido por Pedro Simões]
Como posso cifrar os meus discos externos e ter proteção?
Boa tarde,
Sendo um seguidor do vosso site há bastante tempo, e apreciando a forma como respondem às questões postas no vosso consultório Pplware; tenho uma questão que gostaria de colocar, saber a vossa opinião e forma de resolução.
Possuo alguns discos rígidos, que se encontram praticamente cheios, aos quais pretendia aplicar uma encriptação.
Uma vez que se encontram quase cheios, será ainda possível fazer uma encriptação ?
Se fosse possível, nesse caso, que programas aconselham para efetuar a dita encriptação ?
Desde já agradeço antecipadamente a vossa atenção pelos esclarecimentos prestados.
Os meus cumprimentos e continuação de bom trabalho.
Francisco Ribeiro
Resposta:
Francisco,
A solução que, provavelmente, melhor se adequa ao que pretende, e da forma mais simples, será o BitLocker da Microsoft. Basta ter o Windows na versão Pro para que esse recurso esteja disponível.
A encriptação é feita progressivamente onde poderá utilizar as drives mesmo enquanto são encriptadas. Essa encriptação poderá ser feita de duas formas: ou utilizando o chip TPM existente no computador; ou no caso de não ter o TPM, será necessário um passo de verificação no login da sessão.
A partir daí, toda a utilização é transparente, nem necessidade de fazer o que quer que seja para aceder aos dados.
[Respondido por Hugo Cura]
Que SSD devo escolher para melhorar o meu portátil?
Olá, acompanho o sítio da PPLWare diariamente e uma vez mais venho socorrer-me da vossa ajuda.
Tenho um portátil LENOVO Legion 5 15IMH05H-213-81Y6 e nele tenho instalado um SAMSUNG de 500GB. O armazenamento suporta SSD NVMe PCIe 3.0 x 4.
Como desejo aumentar a capacidade para 1 ou 2TB, constato que já há no mercado SSDs PCIe 4.0 (os recentes modelos 980 e 990 PRO).
A questão é se o portátil beneficia com os novos SSD ou deverei ficar por um 970 PRO, este o último com versão 3.0?
Desde já o meu muito obrigado.
Cumprimentos,
José Manuel
Resposta:
José,
A questão que se trata aqui é, portanto, a diferença entre PCIe 3.0 e 4.0.
De acordo com a especificação da interface, a versão 4.0 consegue o dobro da largura de banda da versão 3.0. Em valores máximos, o PCIe 3.0 4x consegue uma largura de banda de 4GB/s, e o PCIe 4.0 4x consegue 8GB/s.
Em termos práticos, e comparando por exemplo os modelos da mesma geração, nomeadamente o Samsung 980 (PCIe 3.0) com o Samsung 980 Pro, resulta que o desempenho quase que duplica em todos os casos (sequencial ou IOPS) mas na verdade, na prática, o utilizador não vai conseguir notar essa diferença na esmagadora maioria das tarefas. Só em situações muito específicas será possível tirar alguma vantagem da versão mais rápida, e isto sem esquecer que o 980 Pro (que não difere muito do sucessor) consome quase 50% de energia a mais que a versão não-Pro.
Quanto ao seu caso em particular, ainda menos vantagem terá, pois a versão PCIe 3.0 x4 (suportado pelo computador) não tem largura de banda suficiente para extrair o máximo do 980 Pro, pelo que não iria tirar o proveito adicional da versão mais rápida, ainda que tal fosse acontecesse esporadicamente.
Resumindo, as versões 970 Pro ou 980 serão o máximo adequado para o computador que tem.
[Respondido por Hugo Cura]
Como posso calar os sons incómodos do meu browser?
Boa tarde,
Costumo utilizar o site suecalandia.com, de jogos de cartas, ao mesmo tempo que ouço música ou oiço TV.
O site suecalandia.com "martela-me" com publicidade visual e sonora, ainda por cima bem mais audível que a emissão áudio dos outros sites.
Há alguma forma de silenciar um site enquanto se mantém outro a emitir áudio?
Grato desde já pela atenção.
Os melhores cumprimentos
Armando Machado
Resposta:
Armando,
Sim, há uma funcionalidade disponível precisamente para o que pretende.
O exemplo que dou é do Chrome, por ser o browser predominante, mas eventualmente poderá ser possível com todos os outros.
Para silenciar totalmente o som proveniente de um determinado separador, basta abrir o menu de contexto desse separador (clique direito) e escolher a opção “Desativar som do site”. Assim, de forma permanente (mantém-se mesmo após fechar e voltar a abrir), o som proveniente desse site estará sempre desativado até que o volte a ativar. Simples e rápido.
[Respondido por Hugo Cura]
O que vou ter de fazer quando o Windows 10 perder o suporte?
Olá Pplware,
Tenho uma dúvida que me tem estado a dar voltas à cabeça, sem que a consiga ou saiba responder. Assim, resolvi recorrer à vossa preciosa ajuda para assim ficar esclarecido.
O meu PC não tem, aparentemente, o hardware necessário para correr o Windows 11. A Microsoft mostra-me essa mensagem por diversas vezes e não parece mudar nada.
Ora se o Windows 10 só tem suporte até ao ano de 2025, com vou eu ter atualizações depois dessa data?
Agradeço que me expliquem e que me digam como vou ter de fazer nessa altura.
Obrigado,
Joaquim Matias Nunes
Resposta:
Joaquim,
Essa é uma realidade que não parece ir mudar no futuro próximo. A Microsoft tem mesmo marcado o fim d Windows 10 para 2025, altura em que deverá simplesmente deixar de lançar atualizações, quer de novidades, quer de segurança.
A ideia de Microsoft para estas situações é que quando esse momento chegar os utilizadores devem trocar as suas máquinas por modelos mais recentes e que suportem a nova versão do Windows. É de longe a mais perfeita, mas é a mais lógica, dado que o hardware não ter suporte.
Ainda assim, há ainda 1 ano e meio de utilização em que o Windows 10 pode ser usado. Por outro lado, o seu portátil não deverá ser recente, visto não ter os requisitos mínimos. Isto significa que até ao momento do fim do Windows 10, provavelmente terá de mudar de equipamento.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
La terei que vender a casa pra comprar um PC que suporte o Win 11. A Microsoft deve pensar que isto é a América.
Boa tarde
Sobre a resposta à questão “Como consigo alargar a minha rede Wi-Fi em casa?” a solução dada é demasiado má.
Tive um powerline da Devolo há uns anos não durou mais de 1 hora em testes, foi devolvido devido à fraquíssima largura de banda, numa casa nova com instalação eléctrica decente.
A opção da rede WIFI Mesh é a melhor solução (sim os repetidores são lixo também, tenho aqui alguns parados). A rede Mesh em todos os fabricante usa uma banda de 5GHz para comunicar entre os equipamentos deixando a dua banda de 2.4 e outra banda de 5GHZ livres, ou seja têm 3 bandas de trabalho.
Ver por exemplo mais aqui:
https://www.tomsguide.com/us/what-is-mesh-wifi-router,news-24580.html
Tinha montes de problemas como WIFI em casa e acabei com eles com uma rede Mesh.
Agora tenho uma única rede WIFI em todos o lado, sem dead zones e sempre à velocidade máxima possível.
Uso Powerlines Devolo à mais de 5 anos, 0 problemas. Deves ter comprado dos mais baratos e limitados.
Os powerlines mais recentes usam tb o fio terra e como tal são mais eficazes. Tenho um da tplink com wifi que funciona entre pisos para o meu streamer rpi4.
Na pergunta sobre como alargar a rede WiFi em que o Powerline (PLC) é dado como solução, várias questões aqui mas é sem dúvida das piores respostas aqui dadas …
Powerline tem uma série de limitações que podem impedir a utilização destes equipamentos, como a separação das divisões na instalação elétrica em zonas com disjuntores diferentes, as interferências de certos equipamentos simplesmente cortam a sincronização entre plugs Powerline e cortando a comunicação entre eles, para além de outras interferências que diminuem a velocidade de comunicação. Para além disso, os próprios plugs têm processos de interrupação da sincronização entre eles para “self healing” e voltar a reestabelecer a sincronização, por vezes não é fácil. Sim, existem algumas (muitas até) interferências também no WiFi mas a área de investigação neste meio de comunicação tem evoluido a uma velocidade tremenda e todo o mercado está a abandonar os PLCs.
Quanto ao ponto de “sacrificar uma das bandas” no caso da NOS são triband, logo, mesmo que isto fosse uma questão, que não é, uma serviria de upload, outra de download e outra de backhaul (ligação entre extenders e router), foram desenhados desta forma por alguma razão … para além de que são equipamentos com diversas antenas (2×2/ 4×4/ 4×4) que trabalham em conjunto para eliminar limitações de congestionamento de tráfego, que são calculadas a cada milisegundo, tendo em conta bandas e canais para manter o serviço WiFi sempre disponível. No caso do Super POD 6E trabalham na frequência de 6Ghz que só é usada (ao dia de hoje) para comunicação WiFi, portanto uma frequência limpa.
Esta sugestão do Powerline é de alguém que não tem qualquer noção do que existe no mercado, desde há uns 6 anos … Qualquer rede Mesh dá uma tareia ao PLC.
Quanto à pergunta em si, misturar repetidores com rede Mesh é um erro, já que os repetidores não são controlados pela rede Mesh, criando mais problemas que resolver … A rede Mesh faz roaming de equipamentos (smartphones, etc…) entre pontos de acesso, porque os pontos de acesso estão sobre o seu controlo, basicamente dando ordens aos equipamentos e extenders de desligar um equipamento num ponto de acesso e pegar nesse equipamento noutro ponto de acesso. Se for colocado um repetidor pelo meio o roaming de equipamentos de Cliente não vai ser possível, ficando do lado do equipamento decidir se fica ligado ou não a um ponto de acesso. Efetivamente o repetidor estaria a criar uma rede à parte só com o mesmo SSID (nome de rede) …
Se os equipamentos da NOS são demasiado caros pelo valor mensal de aluguer, mais vale fazer um investimento inicial maior e comprar uma solução Mesh de retalho com mais extenders Mesh. Tendo em conta que se calhar o problema ficaria resolvido com um melhor posicionamento do extender Mesh, evitando meter os extenders por trás de televisões ou qualquer equipamento com metal e/ou radiação eletromagética, espelhos, azulejos, etc … colcocando os mesmo nas paredes interiores da casa e não nas paredes que comunicam diretamente com o exterior, já que colocar nestas paredes é o mesmo que estar a dar cobertura ao exterior …
Quanto à pergunta do Windows 10, tenho um pc de casa que tinha o Windows 7 e é de 2012, já de início não era um PC de especificações altas e continua a funcionar sem problemas … os únicos upgrades que fiz foi mudar para um disco SSD .. fui upgraded (sem pagar) do Windows 7, para o 8, 10 e 11 … quando acabar o suporte para o Windows 10 o mais certo é que o PC já nem tenha o Windows 10 instalado …
Tendo disto isto, sim, vai haver degradação da performance do equipamento, porque todo o software instalado vai ficar mais pesado também, assim como o Windows … Não quer isso dizer que precise de um PC novo, bem … não acreditando nas mensagens dos vendores de hardware, cuja existência é posta em causa se as pessoas não renovarem os equipamentos que têm em casa …
Alternativa ao Windows 10 é ChromeOS Flex ou Linux
Muito obrigado Hugo por mais esta ajuda / esclarecimento.
Cumprimentos,
José Manuel