Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como consigo recuperar este router da Xiaomi?
Bom dia,
venho por este meio solicitar-vos ajuda no seguinte:
Chegou-me este fim de semana às mãos um router Xiaomi AIoT AX3600, pertença do meu enteado, que tem uma luz laranja fixa, já tentei fazer os resets disponíveis e não passa do mesmo.
Tentei somente reset durante 10s até a luz laranja piscar e nada.
Tentei com a ficha de alimentação fora e premir o botão reset e de seguida ligar a alimentação, pisca rápido e mais nada acontece.
Reparei que deixando o router ligado durante algum tempo, a luz laranja pisca uma vez a cada 2 min.
Por cabo de rede ligado na porta WAN a um Portátil, não é reconhecido o router, mesmo entrando pela página de configuração 192.168.31.1, e também nada.
Liguei-o diretamente também ao router da minha operadora, e através do gestor do router também não encontro o Xiaomi.
Assim gostaria, caso seja possível uma solução para conseguir colocá-lo de novo a funcionar.
Cumprimentos,
Hélio Bárbara
Resposta:
Hélio,
Tratando-se da luz laranja ligada da forma que descreve, tudo indica que o router está morto… ou em coma, vá.
O estado dele deverá ser o conhecido “bricked”, transformado em tijolo, onde a solução de recuperação é sempre tecnicamente avançada, portanto, possível.
Há algumas, poucas, discussões acerca de como recuperar esse router a partir do estado bricked, sendo que é necessário que o bootloader não tenha sido afetado. A provável origem desse problema terá sido a má execução do processo de troca de firmware, porque originalmente este router traz o firmware apenas em chinês.
Deixo uma das discussões que poderá ser útil:
- https://forum.openwrt.org/t/xiaomi-ax3600-bricked/106300 (este comentário em particular)
Há muito para ler e compreender, poderá ser uma tarefa muito demorada.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Podem ajudar-me a ver o que tem o meu email?
Votos de um bom dia!
Caros Senhores,
Estou reformado e não sou especialista em informática.
Utilizava o cliente de email Evolution do Linux, de que gostava, mas por uma razão que desconheço, deixou de estar disponível.
Esclareço: surge uma tarja cor de laranja quando o instalo que já tentei apagar, mas não consigo, mesmo utilizando “Mais ferramentas/limpar dados de navegação”, extensões e com uma hiperligação obtida na rede, o DNS.
Aparece: rest-proxy-error-quark, 400): Bad Request
Está, pois, inacessível.
Não sei se me podem ajudar, mas tentar não prejudica.
Obrigado, cumprimentos,
Zeferino Tomé
Resposta:
Zeferino,
Esse erro está relacionado com uma falha no token de acesso, ou seja, numa chave gerada a partir das credenciais de acesso utilizadas.
É difícil dar mais dicas sem saber mais informação, nomeadamente de qual o domínio da conta de email utilizada. Será que houve alteração na forma de autenticação dessa conta, como a alteração da palavra-passe ou a ativação de autenticação em 2 passos?
Seja como for, começaria por tentar configurar novamente a conta, para garantir que todos os passos de autenticação estão corretos e atualizados.
Se, por alguma razão desconhecida continuar a não funcionar, e não conseguir resolver, pode sempre tentar outro cliente de email como o Thunderbird, muito completo e mais evoluído.
[Respondido por Hugo Cura]
Será que tiveram mesmo acesso a todos os meus dados?
Boa tarde,
Estou a entrar em contato com a vossa linha antes de contactar qualquer outra entidade. Acontece que sou vosso utilizador diário e lembrei-me de vos pedir opinião/ajuda.
Acontece que ao dia de ontem recebi um email, que foi direto para o spam, com um aviso em como tiveram acesso aos meus dados através de uma compra de credenciais e que tem acesso a todos os meus dispositivos e inclusive estes estão infetados com um software, o nome do software foi dito.
Exigem o pagamento de uma bitcoin em 5 dias, caso não aconteça toda a minha informação será apagada e os dados publicados. O domínio que me enviou o email é @rubenfilipereis.com, exatamente o meu nome e o correspondente ao meu email, rubenfilipereis@hotmail.com.
Por favor pedia a vossa ajuda e opinião. Nunca me tinha acontecido tal situação. Caso seja necessário e se ajudar poderei copiar todo o texto do email e partilhar convosco.
Muito obrigado mais uma vez.
Com os melhores cumprimentos
Ruben Reis
Resposta:
Rúben,
À partida, esse é o típico email que pretende convencer o destinatário a fazer algo mas sem conteúdo específico para sustentar a ameaça, ou seja, um falso ransomware.
O facto de o remetente ser exatamente o email de destino, com vista a tornar a ameaça mais credível, é algo simples de fazer. Uma rápida pesquisa no Google mostra diversas formas de o fazer, e se numa primeira altura isso era feito como brincadeira entre conhecidos, atualmente a brincadeira passou a ser mais desagradável.
Outra forma muito comum de falso ransomware, é procurar numa das dezenas de leaks de emails+passwords, determinado email e contactá-lo a informar que foi descoberta a pass e foi conseguido acesso a conteúdos obscenos. Digamos que há probabilidade de isso poder resultar, principalmente quando o custo de enviar centenas ou milhares de emails nesses moldes é praticamente nulo.
Mas atenção, iniciei a minha resposta com "à partida". Seria necessário investigar um pouco mais para ter a certeza absoluta de que não houve acesso indevido ao email (deverá ser possível ver o histórico de acesso com IP + localização), analisar cuidadosamente o conteúdo original do email (código original), procurar por incongruências no texto e pesquisar por algumas palavras-chave lá colocadas.
Resumindo, se caiu no Spam, é para lá que deve voltar sem necessidade de qualquer ação.
[Respondido por Hugo Cura]
Será que esta app é maliciosa e que tenho de a remover?
Saudações
Inadvertidamente coloquei a aplicação My.Com no computador.
Pergunto se é perigosa, como a posso eliminar? Tenho Windows 10.
Boas tardes e obrigado pelo vosso trabalho.
Álvaro Dias
Resposta:
Álvaro,
A app My.com faz parte do serviço que se dedica a dar aos utilizadores uma forma de gerir as suas contas e email, bem como está associada a um programa de publicidade, que parece dedicado aos utilizadores na Rússia.
Assim, e porque parece não estar interessado na sua presença no Windows, o ideal é mesmo a sua remoção do sistema operativo.
Para isso, deverá aceder às Definições do Windows e depois escolher o separador Aplicações. No separador que será escolhido por omissão bastará encontrar a app My.com e fazer a sua remoção.
Deverá ser algo simples e rápido, sem deixar qualquer dependência desta app no seu computador e no Windows 10.
Para futuro, e como um conselho, recomendamos que tenha atenção às apps que coloca no seu sistema, para evitar situações desta e que podem potencialmente trazer problemas quer para o sistema, quer para os seus dados.
[Respondido por Pedro Simões]
Que software usar para substituir as luzes do teclado?
Bons dias,
Tenho um portátil Dell com teclado numérico, mas a tecla NumLock não tem led, há alguma aplicação que possa ajudar a olhar para o tray e ver se o NumLock está ligado ou não?
Saudações Tecnológicas,
André Gomes
Resposta:
André,
O que não faltam na Internet são apps para lhe dar essa informação que muitas vezes é importante para os utilizadores do Windows.
Como funcionam todas com o mesmo princípio, vamos deixar 5 propostas para que escolha uma delas e a use no seu computador:
Veja cada uma destas propostas e escolha qual a que lhe parece mais adequada e que lhe forneça a informação que precisa.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Em Resposta a primeira questão. Eu tenho um router igual. quando a luz esta laranja significa que não tem Internet.
Eu tenho o meu ligado ao router da Meo pela porta Wan e esta a funcionar muito bem, utilizo esse router para fazer tudo sem fazer alterações no da Meo.