Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- O meu One Plus 9 Pro não apanha 5G, sabem porquê?
- Porque não consigo usar o Office em 2 conta do mesmo PC?
- Mudar as partições do meu SSD e a ordem de arranque, como faço?
- Quando chega o Android 12 ao meu Galaxy Z Flip 3?
- Como coloco o Chrome com as definições originais?
- Devo preocupar-me com o problema do Log4J no meu PC?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
O meu One Plus 9 Pro não apanha 5G, sabem porquê?
Boas tardes,
Adquiri a pouco tempo um One Plus 9 Pro 5g deixando para trás vários anos de ligação a Apple.
Um dos motivos da troca foi claramente as especificações do aparelho e em particular o facto de também permitir acesso a rede 5G, no entanto essa tem sido uma tarefa muito difícil, diria mesmo, impossível uma vez que não consigo apanhar a rede 5g quando muito 4g+.
Após algumas trocas de mensagens com a assistência da One Plus que me direcionaram para a operadora da rede(Vodafone) dando como possibilidade a mesma não ter o aparelho registado na rede, fui, obviamente, despistar essa possibilidade.
Decorrente dessa visita fui informado de que, quer o meu pacote de serviços, quer o meu cartão sim estão em conformidade com o serviço bem como o aparelho se encontra registado na rede. No entanto continuo a não ter a opção no aparelho de selecionar a rede 5G.
Do conhecimento que têm sobre estes aparelhos qual a vossa opinião, será que o aparelho não é mesmo 5G?
Será necessária alguma atualização de software?
Gostava de contar com a vossa ajuda,
Obrigado
Cumprimentos,
Luis Anacleto
Resposta:
Luís,
Para que uma ligação 5G funcione, não basta saber que o smartphone suporta redes 5G. É necessário que suporte as mesmas bandas de frequência que estão a ser difundidas nessa zona.
Primeiro que tudo, é necessário saber qual a variante desse OnePlus 9 Pro para ter a certeza das bandas que suporta. Supondo que se trata da versão Global (LE2123), terá suporte para as seguintes bandas (toda a informação do LE2123 aqui, todos os modelos aqui):
- NR NSA Bands: 1, 3, 5, 7, 8, 28, 38, 40, 41, 66, 77, 78
- NR SA Bands: 1, 3, 7, 28, 41, 78
É sabido que a Vodafone adquiriu 2 blocos de 10MHz nos 700MHz e 1 bloco de 90MHz nos 3.6GHz. Infelizmente, isto não me dá a certeza das bandas adquiridas pela Vodafone e não consegui encontrar esse informação. Além disso, também não sei que banda estará a ser difundida na zona onde se está a tentar ligar. Em todo o caso, pode tentar relacionar a informação que deixei e, olhando para esta tabela, pode tentar perceber se o seu smartphone suporta realmente a ligação na zona que pretende.
[Respondido por Hugo Cura]
Porque não consigo usar o Office em 2 conta do mesmo PC?
Bom dia,
Gostaria que me esclarecessem o seguinte:
Adquiri uma licença digital do office 2021 para 1 pc. Ativei-o com uma conta microsoft. No PC em que o uso com essa conta o office "diz" ser o office 2021 e "diz" estar licenciado.
Nesse mesmo pc tenho outros utilizadores criados. Quando acedo com esses outros utilizadores que teem contas microsoft ao usar o office é-me devolivida a mensagem que o office não tem uma licença genuína, mesmo usando a conta com a qual comprei a licença.
Criei utilizador local e o procedimento é o mesmo. Observação: desinstalei o office que tinha antes de instalar este.
Questão: só posso usar essa licença por utilizador e dispositivo? Os outros utilizadores deste pc não podem usar o office? Existe alguma forma de contornar este problema ou seja usa a mesma licença no mesmo dispositivo para todos os utilizadores?
Obrigado,
Gabriel Fernandes
Resposta:
Gabriel,
Após algumas pesquisas consegui apurar que, para o Office 2019 e anteriores, com licença permanente (sem planos de subscrição) o licenciamento é feito por dispositivo.
No caso do Office 2021, o tipo de licenciamento é semelhante ao utilizado no Office 365, que é feito por utilizador, onde poderá utilizar a sua licença até um máximo de 5 dispositivos.
No caso de contas diferentes utilizadas no mesmo computador, mesmo que utilize a sua conta no Office, tudo indica que a conta configurada no Windows prevalece para o licenciamento.
[Respondido por Hugo Cura]
Mudar as partições do meu SSD e a ordem de arranque, como faço?
Boas malta!
Precisava de ajuda para duas situações
Eu há algum tempo atrás comprei um disco SSD para fazer o upgrade ao velhinho HDD. Quando instalei o SSD, clonei o HDD nele e ficou a funcionar 5*
Mas ontem estava a fazer umas atualizações no PC e ele disse que não tinha espaço suficiente, porque ao clonar, o disco criou partições e tenho praticamente tudo instalado na partição C (só tem 150gb). Como faço para aumentar o tamanho desta partição? Tenho uma que tem mais de 600gb livres (a partição D)
A outra pergunta, é como faço para alterar a ordem de boot dos discos, porque sempre que ligo o antigo, mesmo que troque os cabos, ele liga a partir desse. Já fui à UEFI e não encontro forma de alterar isso.
Diogo Sousa
Resposta:
Diogo,
Será necessário fazer um redimensionamento de ambas as partições ou, se for possível guardar temporariamente os dados da unidade D noutro local, seria preferível apagar a unidade D, alargar a unidade C, e voltar a criar a unidade D se assim entender.
Se for utilizada a segunda sugestão, a própria gestão de discos do Windows é suficiente para o fazer. No menu iniciar, basta escrever compmgmt.msc, abrir, e escolher Gestão de discos.
Já se quiser redimensionar as partições, que implica que os dados sejam movidos (menos seguro) existem muitas aplicações capazes de o fazer. Uma aplicação gratuita e muito completa é a EaseUS Partition Master Free, disponível para download no link seguinte:
Acerca da ordem no boot, terá de ser feito na UEFI. Difere entre fabricantes, mas geralmente no penúltimo menu (mais à direita) tens as opções de Boot, onde é possível gerir o boot order. Essa escolha deve ser feita com todas as drives ligadas.
[Respondido por Hugo Cura]
Quando chega o Android 12 ao meu Galaxy Z Flip 3?
Bom dia Pplware,
Tenho um Galaxy Z Flip 3 e queria saber quando o Android 12 chega a este smartphone.
Lique essa versão já anda por aí, mas ainda não me chegou aqui nada.
O que preciso fazer para ter acesso à atualização?
Obrigado,
Fernando Terreiro
Resposta:
Fernando,
A Samsung está a ultimar a chegada da versão da One UI 4 e do Android 12 aos novos Galaxy Z Flip e Z Fold. Esteve em testes durante algum tempo na Coreia do Sul e até chegou a ser lançado para os utilizadores.
Infelizmente houve problemas e esta versão teve de ser retirada do ar para os resolver. Espera-se que nos próximos dias esta versão seja novamente disponobilizada.
Atenção que a Samsung por norma começa nos mercados asiáticos e vai depois crescendo para a Europa.
Pensamos que para o início de janeiro poderá ter uma surpresa para o seu Galaxy Z Flip 3.
[Respondido por Pedro Simões]
Como coloco o Chrome com as definições originais?
Pplware, preciso da vossa ajuda.
De há algum tempo para cá que o meu browser, o Chrome, tem andado com um comportamento estranho.
Não há nada que eu possa apontar, mas sinto que está ainda mais lento e com um desempenho que me leva a desconfiar se não tenho alguma coisa menos bem.
Assim, a minha pergunta e simples. Basta desinstala e reinstalar para que tudo volte ao normal? Ou sabem de algum truque maravilha para que isto vá para o momento da instalação?
Aguardo a vossa preciosa ajuda.
Bernardo Costa
Resposta:
Bernardo,
Vamos assumir que o seu sistema operativo de eleição é o Windows. Hoje em dia já quase não precisa de remover e reinstalar apps no Windows. Há em muitos casos uma opção para fazer o reset e ter tudo "como veio de fábrica".
A Google, já antes desta idea da Microsoft, tinha ferramentas para ajudar os utilizadores e o Chrome tem há muito tempo um botão de SOS para esses momento.
Assim, deve abrir as definições do Chrome e depois aí dentro procurar na coluna da esquerda a opção Avançadas, que deve expandir. Aqui, bem no fnal, tem a opção Repor e limpar, que deverá abrir.
Agora, do lado direito, tem 2 opções. Recomendamos que visite as 2 e que execute os passos apresentados. O Chrome vai depois ficar com tudo removido e pronta a ser usado.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo preocupar-me com o problema do Log4J no meu PC?
Pplware,
Fiquei preocupado com notícias recentes que mostraram que existe um problema de segurança num elemento do java, o log4j.
Do que li pela Internet isto afeta muitas apps que corram Java e outros sistemas, que estejam desatualizados.
Assim, pergunto se é possível que o meu PC esteja exposto a este problema. Digo isto porque tenho o Java instalado na minha máquina e corro algumas aplicações de java.
Vale a pena preocupar-me ou atualizar o java para alguma versão especial?
Danilo Cunha
Resposta:
Danilo,
Efetivamente o Log4Shell é uma vulnerabilidade que tem um potencial de perigo muito elevado. Desde domingo que se tenta a todo o custo atualizar o módulo onde a falha existe (log4j) para assim a Internet ficar um pouco mais segura.
Quanto à sua questão, entendemos a razão de ser, mas podemos adiantar que não terá de se preocuapr. Dificilmente terá na sua maáquina o log4j a ser usado por uma app e estar assim vulnerável.
Ainda assim, e mesmo que esteja numa app, esta deverá estar já com uma atualização disponível, que deverá atualizar assim que possível.
Além disso, eriam de perceber que estaria a usar e no momento certo, ser alvo de um ataque. Lembre-se que se for numa app apenas quando esta estiver a ser usada é que estará vulnerável.
Assim, as nossas recomendações vão no sentido de manter o seu PC atualizado, as apps terem o mesmo tratamento, equipar-se com uma boa firewall na máquina e manter o antivírus ativo e atualizado.
Se tiver estes cuidados fica apenas dependente do fator humano e este só depende mesmo de si. Não clique em links suspeitos, instale software apenas de fontes fidedignas e lembre-se que quando a promessa é muito grande e tentadora, provavelmente é um engano e quer apenas enganá-lo.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Atenção que no caso dos Oneplus não se consegue escolher rede 5G na Vodafone PT. No meu caso só no outro SIM ( no caso Meo). Na comunidade há vários users da Oneplus a queixarem-se do mesmo.
É capaz.
Também tenho um oneplus 9 e tenho o mesmo problema. E pelo que vi existem vários utilizadores oneplus com o mesmo problema. Ao que parece o problema fica resolvido na actualização para o android 12…. não tentei