Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Será que este portátil serve para o Sims 4?
- Devo ou não instalar estas atualizações do Windows 10?
- Acham que devo subscrever este serviço de segurança?
- Como recuperar a minha password das Finanças?
- Tenho problemas na app Calendário do iOS, o que fazer?
- Sabem se existe alguma app para sabermos quem nos liga?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Será que este portátil serve para o Sims 4?
Boas pplware,
Antes de mais parabéns pelo fantástico trabalho. Acompanho há imenso tempo e é sempre um prazer ver as vossas dicas e conselhos.
Escrevo para fazer uma questão. Estou a pensar comprar um pc portátil sem gastar muito. Neste momento estou com este em vista:
Portátil INSYS MX-N141G (14.1'' - Intel Celeron N4100 - RAM: 8 GB - 64 GB eMMC+ 240 GB SSD - Intel UHD Graphics 600) - https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-insys-mx-n141g-14-1-intel-celeron-n4100-ram-8-gb-64-gb-emmc-240-gb-ssd-intel-uhd-graphics-600-7292657.
O mesmo é compatível com o Sims 4? É que basicamente servirá para esse jogo e ver uns filmes e séries.
Obrigado, uma vez mais e votos de um bom ano 🙂
Diogo Alves
Resposta:
Diogo,
Do que pode ser visto no site da EA Games, dificilmente conseguirá usar o Sims 4 nesse computador portátil.
Apesar de ter alguns componentes que cumprem o requisito mínimo para este jogo, há alguns essenciais que ficam aquém do que era esperado.
O principal deles é mesmo o CPU, onde é pedido que esteja presente, pelo menos, um Intel Core 2 Duo. Como o que está presente é um Intel Celeron N4100, será impossível.
Também ao nível da placa gráfica poderia ter alguns problemas, que se resolveriam baixando as definições do jogo.
Deixamos neste link as especificações que a EA Games define para o Sims 4, para que assim possa escolher uma máquina adaptada ao jogo.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo ou não instalar estas atualizações do Windows 10?
Boa tarde e Bom ano Novo com muita saúde
Tenho um PC portátil HP Spectre x360 Convertible com processador Intel da 6ª geração.
Aparecem-me as seguintes atualizações opcionais.
Tendo em atenção a data das atualizações, será que são mesmo atualizações? Fará sentido instalá-las?
Antecipadamente grato pela vossa opinião.
Fernando Tavares
Resposta:
Fernando,
Tal como é referido, tratam-se de atualizações opcionais, mas a verdade é que a informação mais importante não tem o devido destaque.
Refiro-me à frase em letras mais pequenas: “Se tiver um problema específico, um destes controladores poderá ajudar”. O baixo destaque nessa frase, para os mais distraídos, poderá levar a que esses controladores sejam atualizados inadvertidamente, sem que haja realmente a intenção de o fazer.
Tratam-se assim de versões mais antigas de controladores considerados muito relevantes para o sistema, que podem ser bastante úteis no caso de um controlador mais recente ter algum problema de compatibilidade ou estabilidade.
Resumindo, se tudo está bem, as atualizações opcionais são simplesmente para ignorar.
[Respondido por Hugo Cura]
Acham que devo subscrever este serviço de segurança?
Olá,
A NOS oferece um serviço de segurança por 5€, tenho um restaurante e parece que este serviço pode ser usado para proteger os meus clientes de sites com virus.
Conseguem ajudar a perceber se o serviço vale a pena?
Obrigado
Santiago
Resposta:
A Internet está carregada de armadilhas, é um facto, e se preza os seus clientes ao ponto de lhes oferecer um serviço de Internet protegido para tornar a navegação mais segura, sem dúvida que este serviço valerá a pena.
A NOS aqui tem, naturalmente, apenas um papel de intermediário, onde o serviço é fornecido e suportado pela Cisco, uma empresa bastante prestigiada nesta área.
Com o mesmo propósito, há um serviço também muito conhecido chamado OpenDNS que, imagine-se, foi adquirido pela Cisco em 2015. Portanto, poderá contar com a qualidade do OpenDNS nesse serviço fornecido pela NOS. Tendo em conta o propósito que pretende, o preço de 5€/mês é muito competitivo.
[Respondido por Hugo Cura]
Como recuperar a minha password das Finanças?
Bom dia, na verdade é um pedido de ajuda:
Não encontro a senha para entrar no portal das Finanças. (O antigo não serve. Será porque renovei o CC?)
Quando solicito nova senha, pedem-me a "pergunta secreta", que que esqueci.
Que fazer? Tenho que autenticar e-facturas.
Obrigada
Carmo Faro
Resposta:
Carmo,
A solução não é complicada, mas está pouco visível no site das finanças. Ainda assim, poderá usá-la no seu caso.
Do que nos informam, deverá enviar um e-mail, através do mesmo endereço eletrónico que fez constar no registo da AT, o qual está associado ao seu número de contribuinte, para: portal-senhas@at.gov.pt
No assunto deve fazer constar: Cancelamento de senha NIF _ _ _ _ _ _ _ _ _
No corpo do e-mail deve indicar:
NIF: Nome Completo: Domicílio Fiscal:
Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, deve proceder a novo registo no Portal das Finanças, através da opção: Registar-se e aguardar pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal atual, através dos CTT, no prazo médio de 5 dias úteis.
[Respondido por Pedro Simões]
Tenho problemas na app Calendário do iOS, o que fazer?
Boa Tarde
Desde a última atualização, não consigo introduzir nenhum novo evento no calendário do meu iPhone, ao pressionar a hora de início do evento a aplicação fecha-se.
O mesmo acontece com o tlm de um conhecido. Só que ele não utiliza o calendário.
Aguardo resposta
Cumprimentos
Rui Silva
Resposta:
Rui,
Estivemos a avaliar esta questão em vários modelos de iPhone, todos com a mesma versão do iOS e não conseguimos simular essa situação.
Assim, recomendamos que reveja as configurações do seu iPhone e que tente encontrar um problema.
Pode ainda fazer uma reposição do iOS, fazendo a natural cópia de segurança de todos os dados antecipadamente.
Após isso deverá fazer a reposição de todos os dados, para assim ter o iPhone novamente pronto a ser usado, provavelmente sem o problema que agora relata.
[Respondido por Pedro Simões]
Sabem se existe alguma app para sabermos quem nos liga?
Boa tarde
Gostaria de saber se há possibilidade de me informar se existe uma app para sabermos quem nos liga?
É possível me ajudar?
Tipo identificador de chamadas, que seja de confiança.
Muito obrigada
Susana Durao
Resposta:
Susana,
Sim, essa app existe e tem uma comunidade muito interessante, mas funciona de uma forma controversa. Já lhe explico a razão.
A app que permite informar de quem está a ligar, mesmo que não tenha o contacto gravado no smartphone, chama-se Sync.me, e pode instalá-la gratuitamente a partir da loja de apps:
- https://play.google.com/store/apps/details?id=com.syncme.syncmeapp
- https://apps.apple.com/pt/app/sync-me-caller-id-contacts/id340787494
Após instalada, assim que receber uma chamada (e desde que tenha Internet) surgirá no ecrã diversa informação associada ao contacto, incluindo se se trata de um serviço de vendas… mas é claro, esse contacto terá de fazer parte da base de dados do serviço.
A questão controversa coloca-se pela forma como a base de dados é alimentada. Ao instalar a app e ao consentir a sua utilização, necessita de permitir o acesso aos seus contactos… contactos esses que vão ser enviados para esse serviço para o fazer crescer e ter maior abrangência. Há aqui uma questão de privacidade, pois estamos a fornecer contactos sem pedir autorização aos detentores. É algo que fica ao critério de cada um.
Esse assunto já foi abordado no seguinte artigo:
Caberá a si decidir se vai, ou não, utilizar o serviço. Posso desde já informá-la que quem contacta o serviço no sentido de pedir a remoção da informação pessoal, mesmo que os dados sejam novamente enviados por alguém, nunca mais voltarão a surgir na base de dados. Portanto, é não só um pedido de remoção como de não inclusão futura.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Carmo Faro,
tem aqui toda a informação necessária para recuperação senha ou outros métodos de acesso ao portal.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_informativos/Documents/senhas.pdf
Olá! Eu estou com o problema da app calendário no meu iPhone 11 referido neste artigo.
Recorri ao suporte da Apple e fui informado que este problema já é conhecido deles e estão a trabalhar na sua resolução. O problema afeta a app calendário, relógio e lembretes e sempre que se tenta alterar a hora do evento ou lembrete etc, a app fecha inadvertidamente. Resolução provisória: Desligar o fuso horário automático e escolher um de outra zona mas dentro do mesmo fuso e verificar se o problema ficou resolvido.
No meu caso, residente nos Açores, escolhi Cabo Verde, e estou com o problema resolvido.