Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- O meu Xiaomi avariou, como o envio para a garantia?
- Como consigo converter o meu Windows 10 para 64 bits?
- Porque é que o meu power bank não carrega o smartphone?
- Que morada devo colocar nas minhas compras online?
- Ajudem-me, não consigo instalar o Kodi na minha smart TV
- Como garanto que tenho o bootloader bloqueado no smartphone?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
O meu Xiaomi avariou, como o envio para a garantia?
Bom dia,
O meu telemóvel Xiaomi avariou, tenho na garantia mas a garantia é por e-mail. Penso que tenho de mandar o Imei e etc. Como faço para enviar o telemóvel junto com a garantia?
Diana Almeida
Resposta:
Diana,
Primeiro que tudo, é imprescindível contactar a loja onde o smartphone foi adquirido.
Além de, provavelmente, tentarem fazer algumas perguntas para perceber o que realmente se terá passado com o smartphone, ou para tentar resolver algum problema mais simples, também irá ser indicado todo o procedimento necessário ao envio do smartphone para a assistência.
Esse procedimento, dependendo das lojas, tem algumas regras mínimas a cumprir, com a qualidade do embalamento e proteção do smartphone e até algum código de reparação que deva ser escrito na caixa. Dado isso, convém seguir à risca as indicações que lhe são dadas.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo converter o meu Windows 10 para 64 bits?
Bom Dia
Quando comprei o meu PC veio com o Windows 7 mas fiz o update que a Microsoft ofereceu para o Windows 10, pelo que verifiquei no meu PC ele está com o Windows 10 32 bits mas neste momento precisava de mudar para o Windows 10 64 bits.
Há alguma forma de o fazer sem perder a minha chave do Windows?
Cumpriemntos
José
Resposta:
José,
A resposta para a sua questão é simples, mas provavelmente não vai no sentido que esperaria.
A mudança para uma versão de 32 bits para uma de 64 bits é possível e transparente em termos de licenciamento.
Quando atualizou o seu Windows 7 para o Windows 10 garantiu a sua chave para qualquer arquitectura.
O problema é mesmo a forma como vai conseguir fazer a mudança no seu computador. Alterar um sistema operativo de 32 bits para um de 64 bits diretamente é impossível.
A forma correta e lógica de o fazer é com a reinstalação do Windows 10 e de todas as aplicações que tinha antes.
Lembre-se que deve fazer uma cópia de segurança dos seus dados para que os possa repor depois e não os perder.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque é que o meu power bank não carrega o smartphone?
Olá a todos,
Parabéns pelo vosso trabalho, sou um seguidor assíduo da vossa página (Web e Facebook).
A minha questão é a seguinte,
Eu já tinha um Mi Power Bank 10000 mAh, aliás, foi através de uma publicação vossa que o comprei. (https://pplware.sapo.pt/gadgets/top-5-powerbanks-por-menos-de-17/).
O mesmo sempre carregou o smartphone que tinha sem problemas, e o da minha mulher também.
Acontece que comprei um Xiaomi Mi A1, através de uma publicação vossa, novamente 🙂 (https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-xiaomi-mi-a1-android-one-do-momento/), mas este já não carrega quando ligado ao powerbank, ainda por cima da mesma marca.
Haverá alguma incompatibilidade na potência de saída do powerbank com o Mi A1? Ou outra coisa?
Um grande abraço,
Hélio A. R. Figueiredo
Resposta:
Hélio,
O Mi Power Bank, como qualquer outro power bank com uma porta USB que funciona de acordo com o standard, não terá nada de anormal que não permita o carregamento de um smartphone em específico e, tal como diz, muito menos um smartphone da mesma marca. Desde que tenha uma tensão de 5V e uma corrente de pelo menos algo como 100 mA (que no caso terá corrente máxima de 2000 mAh), é expectável que o smartphone reaja à ligação do cabo.
A primeira ideia que me vem à cabeça é sugerir que se certifique que utilizou o cabo original e, se sim, sugerir a utilização de um outro cabo USB - USB-C. É, de facto, algo trivial e provavelmente já o terá feito. Se tiver hipótese, experimente noutro power bank ou numa ligação USB de um computador.
Se isso tiver sido verificado, tudo indica que pelo menos algum dos dispositivos esteja a trabalhar fora dos parâmetros admissíveis, que pode ser um sinal de avaria.
[Respondido por Hugo Cura]
Que morada devo colocar nas minhas compras online?
Boa tarde,
Num sei se me podem ajudar, mas estou a tentar comprar um telemóvel no geekbuying e na parte dos endereços diz que temos que escrever a morada de envio em inglês? Sendo a morada portuguesa tenho que colocar em Inglês?
Fico aguardar uma resposta o mais breve possível.
Cumprimentos
Resposta:
Fátima,
De facto é essa a informação que lá consta, mas não estará escrita corretamente. O que será pretendido é a utilização apenas de línguas com origem no latim, para evitar moradas com caracteres diferentes dos nossos, até porque esses idiomas também podem ter uma organização diferente na morada quando escrita na língua deles.
As moradas portuguesas têm o mesmo formato da morada inglesa, com rua, número, zona/localidade, código postal, vila/cidade e país, portanto pode colocá-la exatamente da mesma forma como utiliza normalmente.
[Respondido por Hugo Cura]
Ajudem-me, não consigo instalar o Kodi na minha smart TV
boa tarde,
Tenho uma tv Panasonic Viera com acesso à internet mas não consigo instalar o Kodi , sera que alguém me pode ajudar?
Obrigado,
Pedro Bispo
Resposta:
Pedro,
O Kodi está presente numa grande variedade de plataformas e de sistemas, cobrindo a maioria dos sistemas operativos.
Infelizmente, e na grande maioria dos casos das smart TVs, os sistemas operativos usados são proprietários e fechados, não havendo por isso a possibilidade de instalar software de terceiros ou fora das lojas de aplicações próprias.
É este o caso da sua Panasonic Viera e do seu sistema operativo, que não suporta o Kodi.
A alternativa mais lógica e mais simples é a utilização de um Raspberry Pi que consegue correr este sistema ou a utilização de uma box Kodi, com Android.
[Respondido por Pedro Simões]
Como garanto que tenho o bootloader bloqueado no smartphone?
Tenho um Xiaomi Mi 5x onde fiz alteração da Rom através do seu vídeo.
Queria saber como faço para ver se tenho agora o bootloader desbloqueado e se sim como o bloqueio.
Preciso de aceder a contas de banco e outras situações importantes e queria estar o mais seguro possível.
Obrigado.
Melhores Cumprimentos
André Entradas
Resposta:
André,
Para ter o bootloader bloqueado é necessário que seja instalada uma ROM oficial, onde no caso da Xiaomi é possível fazê-lo com ROMs China e Global no mesmo smartphone.
No entanto, não sendo a ROM da comunidade EU uma ROM oficial, não será possível bloquear o bootloader com essa ROM instalada.
Portanto, com toda a certeza que o bootloader estará desbloqueado, já que o Mi 5X não tem versão Global oficial, e não será possível bloqueá-lo a menos que seja utilizada uma ROM oficial, que só existe na versão chinesa.
O bootloader bloqueado garante a integridade da recovery e da ROM instaladas, para que não seja dada margem a hipóteses de tentar, de alguma forma, deixar uma "brecha" para atividades ilícitas.
Isso não significa que hajam problemas com o bootloader desbloqueado, desde que todo o procedimento tenha sido feito corretamente e com fontes de confiança. Sendo a Xiaomi.eu uma comunidade de confiança, com a recovery fornecida por lá, diria que não há razão para desconfiança.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Nessa questão do Mi A1, eu não conheço esse modelo – não sou um fã da xiaomi – mas com uma pesquisa rápida parece que o tlm usa USB C, ou seja, não há problema nenhum. Porque?
no meu também acontece isso.. O motivo é que o USB C usa mais tensão e amperagem, daí carregar 3000mAh em 20 mins.
ou seja, precisas de uma Powerbank com um output igual ao do teu carregador. Por exemplo, o meu diz no output
9/10/12V ~ 2.4A.
Obviamente que uma Powerbank de 5V 1/2A não será suficiente, o smartphone vai continuar a drenar bateria, ou como no meu caso, nem sequer vai carregar (apesar de carregar os smartphones USB A). Ou seja, tenho 2 Powerbanks de 10k mAh encostadas em casa….
Vocês que usam USB C tem de encontrar uma Powerbanks com um output igual ou similar ao output do vosso transformador de parede, geralmente ou será 9/10/12V 2A ou 5V 3A. Nunca abaixo disto.
Recomendo a powerbank iMuto X5TC, muito boa ou a Anker PowerCore (muita mais qualidade mas para outros preços). Já testei estas e posso assegurar que suportam USB C e carregam bem.
5v 3a se o equipamento suportar usb-c power delivery
Porque é que o meu power bank não carrega o smartphone?
Todos os telemóveis tem um circuito de controlo de carga, que entre outras coisas é responsável por autorizar ou não a entrada de corrente. Se o circuito de um telemóvel deteta parâmetros incompatíveis ou instáveis, não permite o carregamento. Há modelos que emitem uma mensagem (o meu S8 já avisou que o conector tinha água ou que o fornecimento de corrente era instável).
O fornecimento não tem que ser igual ao do carregador mas sim ser de 1A ou mais e estável. Há carregadores ou powerbank que são muito fracos e o terminal recusa carregar com eles.
“O fornecimento não tem que ser igual ao do carregador mas sim ser de 1A ou mais e estável”
Onde viste essa do 1A? Nunca encontrei um smartphone que se recusasse a carregar com um carregador de 400mA que aqui tenho…
FAK, estás redondamente enganado, nunca tinha lido algo assim.
Então quer dizer que se um smartphone tem corrente máxima de carregamento de, digamos, 3A, um carregador abaixo disso não o consegue carregar por não conseguir compensar a taxa de descarga? 🙂
Instala a app Ampere, observa, e tira as tuas conclusões.
Hugo cura
Eu penso isso, nunca pesquisei sobre isso, sei é que o meu smartphone, numa powerbank de 5v 2A continua a drenar bateria mesmo em standby…
a minha única maneira de carregar o smartphone é se o desligar.
por isso sim, eu penso que essas powerbanks de 5V 2A não conseguem compensar a drenagem, mas lá está, depende do smartphone a meu ver… Eu corro um com um Helius X20, em 1 hora de jogatina gasto a sua bateria de 3000mah o processador gasta bastante energia, por isso eu acho que o hardware do smartphone também influencia…
Mas lá está, não sou engenheiro eletricista, percebo pouco de tecnologia, mas a minha conclusão foi que o meu smartphone não conseguia retirar energia suficiente das minhas powerbanks, já a minha imuto x5tc tem um output de 5v 3A e Qualcomm quick charge que já me carrega o smartphone, mesmo estando no Facebook e assim.
Como consigo converter o meu Windows 10 para 64 bits?
Normalmente os PC que vieram com o SO de 32 bit é porque tem pouca RAM e muitas vezes a BIOS/UEFI não suporta SO de 64-bit! A maioria dos PC com os Atom Z37xx ou Z83xx (e alguns Celeron) e 2 ou 4 GB RAM não tem suporte para 64-bit ainda que o CPU seja 64 bit, não vão conseguir instalar.
Se der tem que instalar do zero.
Em relação aos 64 bits. Primeiro o processador tem que suportar e a board tb. È fàcil fazer o ISO de 64 bits e aliàs a atualização fall creators update build 11734 que vai sair para a semana jà està na net. Ao arrancar com o DVD darà logo erro de “bits” se não der para instalar. Sò compensa 64 quem tiver mais de 4G de Ram.
Perdão queria dizer Spring creators update
Bom dia pplware,
Sou titular de smartphone Doogee BL5000 e gostaria de efectuar update ao sistema para o Oreo.
Como o poso fazer?
Obrigado