Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Problemas ao importar fotos do iPhone para o iPhoto
- Como ter o Silverlight a correr no Linux?
- Que processo estranho é este no meu Windows?
- O software instalado não faz o pretendido!
- É um disco SSD um bom upgrade?
- O computador não gostou do anti-vírus?
- Como dar uma segunda vida a um tablet com o ecrã partido?
- Mas afinal qual é o melhor gestor de memória no Mac?
- Que se passa com o meu Boston e com a Play Store?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!
Problemas ao importar fotos do iPhone para o iPhoto
Bom dia
Parabéns pelo excelente trabalho que fazem, são sempre um site a visitar todos os dias pela informação valiosa.
Tenho um iphone 5 com o IOS 8.1 instalado e um Macbook Pro 13 de 2014 com o OSX 10.10 instalado, o que se passa é que quando tiro fotos com o telemóvel e as edito as mesmas ao passarem para o Iphoto não passam editas mas sim as originais.
Por exemplo se tirar uma foto, cortar apenas a parte que me interessa e colocar um filtro noir (tudo no iphone) a foto que é importada para o Iphoto é a original.
Podem me ajudar?
Luis Lourenço
Resposta:
Luís,
O problema que descreve não é na verdade um comportamento problemático mas sim o esperado. Esta situação está bem detalhada numa página de apoio da Apple. Veja o link que deixamos abaixo:
Resumidamente, o problema está na forma como a aplicação que está a usar trata a imagem alterada.
Na verdade o iPhone não está a guardar a imagem mudada mas sim a versão original com as alterações guardadas numa zona à parte.
A solução que é apresentada e que pode usar é a que a Apple recomenda:
“Para ver fotografias editadas no seu computador, envie a fotografia por e-mail para si mesmo a partir do seu dispositivo e, em seguida, copie a fotografia da sua aplicação de e-mail para a aplicação de fotografias.”
[Respondido por Pedro Simões]
Como ter o Silverlight a correr no Linux?
Boa Tarde,
Como é que posso ver a NOS online no meu pc que tem o Linux instalado?
Já instalei o Pipelight, e consigo aceder mas depois dá erro no login, e coloco os dados todos correctos como fazia no Windows XP com o silverlight.
Agradecia a vossa ajuda para esta situação, desde já o meu obrigado.
Os meus cumprimentos,
sales
Resposta:
Sales,
Estes emuladores de Windows, ou de parte dele, não 100% fiáveis e ainda para mais num componente tão sensívle e exigente como o Silverlight.
O que recomendamos é que teste se o Pipelight está realmente bem instalado e se consegue visualizar outros conteúdos Silverlight.
Caso consiga tente actualizar a versão do plugin do Silverlight que tem instalado e teste o acesso novamente.
Algo que pode tentar é seguir as instruções que um nosso leitor deixou num comentário a um artigo sobre um produto similar de um outro operador:
[Respondido por Pedro Simões]
Que processo estranho é este no meu Windows?
Boa noite,
o meu nome é Roberto Teixeira e já leio o vosso site à muito tempo, seguramente 3 anos, mas nunca pensei se quer em usar o vosso "consultório". Pois hoje isso muda.
Desde à um tempo para cá que reparei que o meu computador HP estava mais lento e resolvi verificar mais atentamente o gestor de tarefas para ver se existia algum processo que estivesse a fazer um uso maior do cpu que justificasse tal lentidão, e reparei que existia um processo denominado "interrupções de Sistema", mas até estava só com umas unidades de percentagem de utilização do cpu, mas das últimas vezes que tenho visto, esse valor tem andado na ronda dos 30/40% e às vezes até mais, tornando o meu computador extremamente lento quando esse valor é mais elevado.
Já pesquisei sobre o problema, e normalmente relatam como sendo um problema de drivers. Já instalei todas as que encontrei com vários programas e já executei o computador em modo de segurança, como também recomendavam, e o problema persiste. Gostava de saber se me podiam ajudar.
Sem mais, com os melhores cumprimentos e com um grande agradecimento por todas as notícias fantásticas que me dão a conhecer,
Roberto Teixeira.
Resposta:
Roberto,
Tipicamente a presença desse processo indica que existe um problema ao nível dos drivers.
O processo que diz já ter executado deveria ter resolvido o problema, confiando que usou os drivers obtidos de fontes fidedignas e confiáveis (site da HP, por exemplo).
O que pode fazer para já, para descobrir qual a origem do problema, é ir desabilitando os dispositivos no gestor destes do Windows, um a um, e tentar perceber se detecta qual o dispositivo que está a causar esse problema.
Depois de identificar o causador do problema pode dedicar-se a descobrir a solução para a resolução do problema, quer através de novos drivers, quer através de outras soluções.
Uma solução final e que por vezes é drástica, mas funciona, é fazer a restauração do sistema operativo, garantindo que salvaguarda dos seus dados para posterior reposição.
[Respondido por Pedro Simões]
O software instalado não faz o pretendido!
comprei um portatil asus X552L, que me pareceu uma excelente maquina e com uma muito boa relaçao preço qualidade...
quando tentei gravar em dvd os ficheiros de recuperaçao e sistema operativo, como acontece agora com todas as marcas, abriu um programa, o ciberlink power 2go que tem varias opçoes, uma delas seria de gravar os respectivos ficheiros...
qual nao é o meu espanto quando surge uma mensagem ,"esta versao do programa nao pode gravar, actualize para a versao acima", ou coisa parecida e vai para uma pagina da net em que a actualizaçao é paga!!!!!!....
mas estes sujeitos da asus estao a gozar com as pessoas???? deram em vigaristas??? entao nos compramos o equipamento , temos direito aos ficheiros e sistema operativo original e depois temos de pagar nao sei a quem para poder gravar os programas de recuperaçao e sistema operativo????? mas que pouca vergonha é esta????
posso adiantar que já contactei a asus Portugal, e o que me responderam foi "senhor rogerio, nos não temos nada com isso , a maquina é nossa mas os programas que estão instalados não são...".
gostava de saber se me podem ajudar a compreender se isto agora é normal ou se se trata de uma mega vigarice a milhões de clientes.
obrigado pela atenção.
rogerio torrado
Resposta:
Rogério,
Não deve encarar isso da forma que o está a fazer. A maioria das marcas de computadores incluem software pré-instalado que por vezes está em versão de demonstração ou trial. Isso não se trata de qualquer, esquema, vigarismo ou gozo, simplesmente são parcerias existentes entre as marcas.
Um bom caso disso é o Office, que geralmente é fornecido com uma validade de 60 dias.
Adicionalmente, e para que possa fazer as gravações que pretende, sugiro um software muito bom e gratuito: Ashampoo Burning Studio.
Pode fazer o download no link seguinte:
[Respondido por Hugo Cura]
É um disco SSD um bom upgrade?
Boa tarde,
É o seguinte: Uma vez que possuo um portátil LG R510 que já tem uns anitos e não tenho orçamento para comprar um novo, gostaria de saber se vale a pena investir num disco SSD, apesar da interface que o computador apresenta ser apenas SATA I.
Se valer a pena o investimento quais os discos que recomenda?
Cumprimentos
Diogo Curto
Resposta:
Diogo,
A grande vantagem de um disco SSD está no excelente tempo de acesso que tem. Mesmo que a largura de banda esteja limitada (sendo SATA1 como diz, estará limitado a cerca de 150 MB/s), a diferença de desempenho para um com um disco HDD será abismal e garanto que na prática, vai parecer que tem um PC novo.
Pelo que vi, o chipset desse computador é o Intel PM45 Express, que tem um controlador SATA 2 (limitado a cerca de 300 MB/s), o que permitirá tirar mais proveito da largura de banda, mas como disse não é essa a maior vantagem.
Como sugestão, adquiri recentemente um SSD Kingston, dos mais baratos, e tem uma prestação muito boa. O feedback que se encontra online é também bastante positivo.
[Respondido por Hugo Cura]
O computador não gostou do anti-vírus?
Boas!
Antes de mais quero felicitar pelo excelente fórum e pelo optimo trabalho aqui desenvolvido por voces. Obrigado 😉
Ora bem, o problema é que o meu computador portátil, um Asus X54H, se não me engano.
Tudo começou quando instalei o Microsoft Security Essentials. A partir daí o computador arranca mas assim que tento clicar em qualquer coisa, por exemplo apenas abrir o menu iniciar ele bloqueia e não consigo fazer mais nada e ter que reiniciar.
Não sei que fazer e então decidi vir perguntar a quem percebe.
Cumprimentos
João Ambrósio
Resposta:
João,
A estratégia para resolver esse problema passa por iniciar o Windows em modo de segurança e tentar perceber qual é a origem do problema. Utilizo o MSE há alguns anos e nunca tal problema tive, suspeito de que isso será um conflito com instalações anteriores de outros anti-virus.
Não sei qual a versão do Windows que tem, mas supondo que é o Windows 7, para iniciar no modo de segurança deve reiniciar o Windows e, imediatamente antes do logo de carregamento do Windows aparecer, carregar repetidamente na tecla F8. Assim que aceder ao menu de arranque, escolha Modo de segurança com rede.
Vá depois ao Painel de controlo para desinstalar o MSE e verificar se tem um outro anti-virus instalado. Se tiver, desinstale-o, reinicie normalmente e verifique que tudo está a trabalhar como deve. Depois pode voltar a tentar instalar novamente o MSE.
[Respondido por Hugo Cura]
Como dar uma segunda vida a um tablet com o ecrã partido?
Boa tarde caros mestres.
Duas questões, mas a primeira é de retórica.
1ª Porque é que vocês divulgam o vosso endereço de email desta forma consultorio (@) pplware.com ? (Offtopic - um dia ainda acabo com isso, prometo.)
2ª Tenho um tablet que não uso muito. O seu desempenho não é grande e recentemente estilhacei o seu ecran.
Mas como ele funciona e certamente para as coisas mais simples serve, gostaria de o colocar ligado a um TV com entradas hdmi.
O problema passa apenas por o controlar à distancia. Podia arranjar um cabo mas perdia toda a graça.
Estou mais virado para uma solução do tipo, um teclado wireless para ele, ou entao um controlo remoto através do meu smartphone Android.
Por acaso têm alguma solução na vossa gaveta de sucessos?
Obrigado.
Cumprimentos,
António Pais
Resposta:
António,
Não sei qual é a versão do Android que esse tablet tem, mas a partir da versão 4.0 ICS (julgo eu), há suporte nativo para ligação de rato e teclado via USB (recorrendo ao cabo OTG). Até um HUB USB poderá ligar para que possa ter ligados simultaneamente, por exemplo, um rato e um teclado.
Além disso, tem também a solução de rato/teclado bluetooth. Existem várias soluções no mercado direccionadas especialmente para utilização em tablets.
O que recomendo mesmo é testar primeiro com um rato. Como o rato é capaz de fazer tudo o que um dedo faria no ecrã, deverá conseguir fazer todas as tarefas sem qualquer problema, incluindo escrever no próprio teclado do Android.
[Respondido por Hugo Cura]
Mas afinal qual é o melhor gestor de memória no Mac?
Boa tarde,
Após ter lido o V/ documentário sobre como aumentar a rapidez do Mac, no ponto 1 sugerem a instalação do programa CleanMyMac2.
Eu actualmente utilizo um anti-virus que também faz essas verificações e ‘limpezas’. No entanto gostaria de ouvir (ler) a V/ opinião sobre o MacKeeper (tenho a licença adquirida, logo com todas as opções).
Tem sido, até a momento um ‘bom companheiro’ uma vez que também monitoriza os virus e spams que possam afectar a máquina.
Não queria deixar de expressar, nesta meu primeiro email para o Consultório, os meus parabéns pelo trabalho e dedicação e agradecimento pelas enormes dicas que já aproveitei.
Fico então a aguardar pelas V/ opinião.
Cumprimentos,
Luís Vaz
Resposta:
Luís,
A maioria das ferramentas de optimização de memória no OSX, e também noutros sistemas operativos, recorrem a ferramentas do próprio sistema para realizarem essa função.
São API’s e recursos que são disponibilizados aos utilizadores para conseguirem complementar a já muito eficiente gestão que os sistemas conseguem fazer.
No caso do OSX são bem conhecidos os métodos usados e giram todos em torno do mesmo princípio e funcionalidades.
Se tem uma ferramenta que é complementada com outras funções, como é o caso do MacKeeper, então o ideal é manter-se fiel a ela, até porque é uma ferramenta paga e tipicamente é mais capaz que as versões gratuitas.
[Respondido por Pedro Simões]
Que se passa com o meu Boston e com a Play Store?
boa noite,
Adquiri recentemente uma optimus boston 4g já o tenho a três dias já esteve ligado varias vezes a internet mas a play store não atualiza para a versão mais recente, quando vou a versão da compilação das definições da plays store a versão que aparece é 4.8.20 e ao carregar diz Google play store esta atualizada mas a eu sei que existe a versão 4.9.13.
Gostaria do vosso comentário em relação a isto.
Cumprimentos,
Rui Conde
Resposta:
Rui,
Por alguma razão, pode existir uma inibição de actualização da Play Store para o seu modelo de smartphone, ou então simplesmente a actualização automática ainda não foi desencadeada.
Em alguns smartphones, já tentei actualização manualmente pelo método que refere e, mesmo sabendo que existe uma versão mais recente, também não foi actualizado como se esperaria.
Em todo o caso, tomo a liberdade de deixar o .apk para que tente fazer a actualização manualmente. Não garanto que funcione, essencialmente porque se trata de uma aplicação do sistema e suponho que não tenha permissões de acesso root, mas pode tentar:
Se conseguir fazer a actualização e depois receber uma mensagem de “force close”, a indicar que a aplicação foi fechada inesperadamente, vá a Definições > Gestor de aplicações > Tudo > Google Play Store e toque em Limpar cache e Limpar dados.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.
Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde, tenho um Sony Vaio da série CS e estou com um problema irritante já há uns tempos. Simplesmente desliga-se…
Já fui a 3 lojas distintas, “arranjaram” e passado uns tempinhos volta ao mesmo, desliga-se.
Eu acho que seja algo relacionado com sobreaquecimento, mas não arranjo mesmo solução.
Alguma sugestão?
Cump.
Má escolha de portátil na minha opinião, ora se for sobreaquecimento talvez uma limpeza e provavelmente reposição da massa térmica resolva, podes sempre também comprar uma base com ventoinha não vai resolver mas ajuda.
Os portáteis ASUS são excelentes, tendo em conta a relação preço/qualidade e a assistência técnica também muito boa mas o software que o acompanha…gosh (power2go, powerDVD etc) o melhor mesmo é desinstalar tudo pois não passam de versões de demonstração que estão ali apenas a ocupar espaço e recursos. Eu também tive problemas com esse Power2Go e outros… 🙂
Para a gravação dos DVDs/CDs poderá ser usado o ImgBurn. É grátis, muito fiável e muito versátil.
Uso há anos e faz parte do software que considero indispensável em qualquer computador
@ Sales
Supondo que tem o Ubuntu, ou um derivado do Debian, pode lançar os comandos seguintes, numa janela de terminal e com direitos de administrador, para instalar o Pipelight:
sudo add-apt-repository ppa:: pipelight/stable (enter) (aqui provavelmente vai ter que introduzir de novo a password)
sudo apt-get update (enter)
sudo apt-get install –install-recommends pipelight-multi (enter) (nesta linha e nas seguintes há mesmo 2 traços antes do install, do update e do enable: –)
sudo pipelight-plugin –update (enter)
sudo pipelight-plugin –enable sliverlight (enter)
Após cada linha de comando o PC irá executar a ordem podendo fazendo aparecer a lista de operações em execução. Tem que esperar até apareça de novo o prompt para digitar a linha seguinte.
Atenção à ultima linha: sem ela não há emulação Silverlight
Exmos Senhores,
Boa tarde! Dei a minha irmã um telemovel EFOX SMART E5 e quando se liga com o cartao sim apresentam o erro “Lamentamos o processo com.android.phone foi interrompido”
como fasso para resolver problema
Boa noite,
Só tens uma da fazer uma coisa.
Para resolver este problema, que está relacionado com o facto de o equipamento não conseguir obter o “Fuso horário automaticamente da Rede”, o utilizador terá de configurar o ajuste do Fuso horário como Manual.
Para o fazer deve, em primeiro lugar, ir aos ajustes das “Definições” do telefone. Depois, na secção “Sistema Data e Hora”, retirar o visto de “Fuso horário automático”. Finalmente deve selecionar manualmente o Fuso horário adequado.