Orcas afundaram veleiro ao largo de Sines! 5 pessoas resgatadas
Sim, aconteceu em Portugal e o incidente foi causado por orcas. Cinco pessoas foram resgatadas, ao largo da costa de Sines, segundo anunciou hoje o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) da Marinha portuguesa.
A Marinha portuguesa relembra os conselhos das Autoridade Marítima Nacional e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) relativamente ao avistamento de orcas, em “especial neste período” de férias.
Incidente aconteceu a 11 quilómetros de Sines
Segundo o documento, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Sines, coordenou, de madrugada, esta operação de salvamento.
“Os cinco tripulantes, de nacionalidade portuguesa, foram resgatados pela embarcação de pesca "Festas André", que se encontrava nas proximidades da posição do afundamento do veleiro”, escreve a Marinha num comunicado de imprensa.
Os cinco tripulantes encontravam-se “na balsa salva-vidas depois de o veleiro onde seguiam ter afundado após encontro com orcas, a cerca de seis milhas, o equivalente a 11 quilómetros, de Sines”, no distrito de Setúbal. A Marinha portuguesa relembra alguns cuidados a ter.
"A interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme”, alerta.
E, “em caso de avistamento destes mamíferos, recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações”.
Este artigo tem mais de um ano
A explicaçao da marinha não convence.
Para a próxima pensem 2x antes de atiçarem animais deste porte.
E dêem graças por estarem vivos, as orcas sao animais extremamente inteligentes, talvez mais que os humanos e desta vez tiveram piedade. Vá lá. Por x’s inteligência não significa complacência.
Errado. Visto por aí há 5 dias – “Desde 2019 que um grupo de Orcas anda a destruir os lemes de Barcos e Veleiros desde o estreito de Gibraltar até à Costa da Galiza. A comunidade de Vela está bastante preocupada. São quase diários os “ataques” contabilizados só no ano passado 188 com danos graves nas embarcações.”
https://www.orcaiberica.org/resume
Inclusivamente já pediram, frequentemente, que os animais fossem marcados para serem rastreados em tempo real e evitar acidentes.
@Jose Apatia
Tem toda a razão.
Vários relatos confirmam este tipo de ocorrências.
Se realmente não as “atiçam” começo a pensar que nos estejam a olhar como uma ameaça à sua subsistência e que por enquanto vão dando este pequenos avisos/sustos!
Sao orcas juvenis a brincar com os lemes, nada de mais, se fossem experientes sabiam que é só desligar o motor e bloquear o leme e deixar a natureza seguir o seu rumo.
As orcas não vão atacar nenhum humano nem nenhuma embarcação humana, são apenas curiosas e gostam de brincar, são uns golfinhos com dentes mais afiados.
Sim é também uma teoria. Dizem que são as orcas “juvenis”
Essa espécie por norma migra da Gronelândia até a África do Sul ; a dieta delas são tubarões brancos mas nunca se sabe podem querer dar uma trinca no macaco só para provar
É por cenas destas que ninguém me apanha na água do mar, deixei de ir ao mar, até posso ir à praia mas não vou à água.
E em terras andas? É que há semelhante, mas fora do mar.. just saying.
Faz o senhor muito bem! A mim também ninguém me vê na água. Só quando tenho de fazer cocó mesmo. De resto estou sempre na areia. E mesmo na areia às vezes é preciso ter cuidado, que as lacraias, derivado das alterações climáticas, começam já a habitar zonas de areia seca.
Não vai á água nas praias por causa das orcas?! 🙂
Ah ah. Não pensem assim. Primeiro as orcas referidas não são residentes logo o seu estilo de caça não é na costa mas sim ao largo, principalmente tubarão branco, baleias e focas. A nossa costa não permite aproximação destes animais a beira mar devido a inclinação. Quanto aos tubarões também não se aproximam da costa devido a rebentação das ondas que inibe a sua capacidade de fixar a presa. Só deverá ficar receoso mas não ponto de não ir a água se perto estiverem golfinhos. A razão para tal é que onde há golfinhos geralmente ha tubarões. Mas tanto estes como os outros não se aproximam da margem.
E nem todos os tubarões são brancos né. Mtos deles são inofensivos. Alias basta ver quantos ataques a banhistas houve em Portugal? 0?
As orcas devem ter confundido o veleiro com um barco sobrelotados de migrantes .
tiveram sorte de não terem mordido o salva-vidas. Mas as orcas são inteligentes. Não matam os humanos.
Na verdade matam. Através da curiosidade em ver um ser, não tão pequeno, com dificuldade em se movimentar na água, elas aproximam-se. E este contato, que para elas é inofensivo, para nós é como levar com um tanque em cima. Depois temos a questão de juvenis no seu meio. Podem usar a pessoa como forma de treinar a caça. Por outro lado temos os juvenis que podem usar a pessoa como brinquedo, ou seja, imagem uma bola a saltar de um lado para o outro. E por fim, se estão de passagem não precisam de um petisco. Mas se a pessoa estiver na sua zona de caça pode ser considerada como
hors-d’œuvre.
Sim, mas este ataque assim com outros na costa espanhola deve-se ao facto das orcas pensarem que não são humanos mas sim migrantes ilegais.
Se fosse esse o caso, o Chega ia pedir a protecção dessa espécie, e aproveitar para trazer umas para terra para fazer uns serviços.
Jesus, tanta parvoice que por aqui se diz!!!
Desde gente com problemas psicologicos profundos, mal informados e idiotas de tanta asneira que dizem… passando por gentalha badalhoca e com problemas de higiente graves!
Todos com muito tempo disponivel so podem ser gentalha a viver a custa de quem trabalha….
Como achaste que eram poucos decidiste aumentar o número.
Nada de motores a trabalhar junto das orcas que são animais super inteligentes, pois isso provoca-lhes enxaquecas e vão lá tentar acabar com o barulho embatendo no casco do barco, podendo provocar uma rotura neste e o consequente afundamento.
há cada mito:
Rank Animal Number of People Killed Per Year
1 Mosquito 1,000,000
2 Human 475,000
3 Snake 50,000
4 Dog 25,000
5 Tsetse Fly 10,000
6 Assassin Bug 10,000
7 Freshwater Snail 10,000
8 Ascaris Roundworm 2,500
9 Tapeworm 2,000
10 Crocodile 1,000
11 Hippopotamus 500
12 Elephant 100
13 Lion 100
14 Wolf 10
15 Shark 10
as orcas nem constam de qualquer lista quando se fala de mortes de humanos.
a exceção são as orcas em cativeiro que estão associadas a muitos incidentes fatais ou quase fatais em humanos. contudo, neste caso, a culpa é exclusivamente dos humanos e uma consequência de aprisionarem animais selvagens para divertimento como se o sofrimento de outros seres seja de algum modo divertido para uma mente adulta normal
Dos últimos 6 da lista, a razão é fácil de perceber. Fugimos deles a 7 pés eheh
Dos 1ºs 9 não temos como, excepto do cão, mas isso é pq o consideramos o melhor amigo. Ainda assim é uma injustiça colocar o cão nessa posição porque o cão raramente mata, o que mata é a raiva que pode transmitir. Logo quem quer ter um cão vacina-o e assunto arrumado. Esse nr. devia ser acrescentado aos humanos pela incúria que demonstram nesta situação.
Já agora a lista está bastante incompleta. Então o que é feito do rinoceronte, tigre, leopardo, urso etc. Serão igualmente mansos como as orcas? Tá bem tá eheh
Há ainda aquele velho fado… “foi um touro que o matou num dia de infelicidade” (tb não aparece Touros, Búfalos etc) eheh