Nova tecnologia revolucionária remove 99% do dióxido de carbono do ar
A par de outras opções, as tecnologias de remoção de dióxido de carbono do ar também estão em cima da mesa. No caso, esta sobre a qual lhe vamos falar hoje, é revolucionária, pois promete remover 99% do CO2 presente no ar.
A descoberta deste sistema aconteceu por mero acaso, mas poderá ser uma mais-valia.
Um grupo de engenheiros da University of Delaware desenvolveu um método de captura de dióxido de carbono do ar. De acordo com um comunicado de imprensa, aquele será capaz de capturar eficazmente 99% do CO2, através de um sistema eletroquímico alimentado por hidrogénio.
Aparentemente, além de potencializar o desempenho global da tecnologia de captura de dióxido de carbono – que alguns cientistas apontam como uma “distração perigosa” -, o novo método poderá permitir a produção comercial de células de combustível mais sustentáveis.
Novo método de captura de dióxido de carbono
A equipa por detrás do novo método estava inicialmente a trabalhar em células de combustível de membrana de troca de hidróxidos, uma alternativa mais acessível e amiga do ambiente às tradicionais células de combustível à base de ácido.
No entanto, enquanto trabalhava nessa tecnologia, a equipa entendeu que essas células são muito sensíveis ao dióxido de carbono no ar, dificultando o bom funcionamento das baterias.
Assim que mergulhamos no mecanismo, percebemos que as células de combustível estavam a capturar quase todo o dióxido de carbono que entrava nelas, e eram realmente boas a separá-lo para o outro lado.
Disse Brian Setzler, um coautor do estudo publicado na Nature Energy.
A equipa aproveitou o processo que estava a utilizar para criar um separador de dióxido de carbono que poderia ser colocado a montante das suas baterias de células de combustível.
Afinal, a nossa abordagem é muito eficaz. Podemos capturar 99% do dióxido de carbono do ar numa só passagem se tivermos o desenho e a configuração corretos.
Disse o líder do estudo Yushan Yan.
O protótipo foi desenvolvido para eliminar CO2 do escape dos veículos. Contudo, poderá ser utilizado numa panóplia de outros meios, como aviões e naves espaciais. De acordo com os investigadores, aquele é capaz de filtrar cerca de 10 litros de ar por minuto, removendo cerca de 98% de CO2.
Mais do que isso, a equipa descobriu que uma célula eletroquímica mais pequena, de 2 polegadas por duas polegadas, poderia ser utilizada para remover continuamente cerca de 99% do CO2 encontrado no ar.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Optima noticio
Ótima notícia falta passar do papel para a realidade quotidiana
Sim e agora este estudo vai desaparecer e pronto … continuaremos na mesma.
O problema é que o problema não é apenas CO2 tanto no gasóleo como na gasolina.
“O problema é que o problema”
Parabens pelo oxymoron
E melhor deixar de respirar pra nao poluir com c02
Era uma solução, a redução substancial da vida humana no planeta… Ja tivemos ai o COVID, mas estava defeituoso… o proximo virá
A russia esta a tratar disso… Espero que nao mas uma 3ªguerra esta a vista
Não é a Rússia que está a tratar disso mas sim a Nato ao não cumprirem acordos de 1990…
Que comentario ignorante.
Vejo que afinal alguém está a par do que se passa no mundo, e não é só cabeças de vento 🙂
Essa tecnologia já anda aí a muito tempo, só não foi para frente e não vai tão já por causa de interesses como sempre.
De facto é interessante e confesso que não li o artigo original (Nature Energy), mas há qualquer coisa que me escapa que é qual será a consequência, se eliminarmos o CO2, para as plantas? Como estas farão a fotossíntese?
Cumprimentos.
Na verdade o que preocupa — e polui — é o Monóxido de carbono (CO), resultante da queima de derivados de petróleo. Os cientistas sabem a diferença mas desinformam. Além das plantas, humanos utilizam o CO2 Medicinal em cirurgias.
+1
Quando nao se estudou ou nao se sabe do que se fala escreve-se isto.
Tem que ir aprender o que é e de onde é produzido o CO e CO2, o impacto no clima/aquecimento global em relacao ao CO2.
A ignorancia leva a escrever estas palermices. Devia ter vergonha.
Voce foi a escola? Nao parece.
Va aprender como e constituida a atmosfera terrestre e de que emissoes estamos a falar….
Pelos vistos há aqui muitos que querem destruir a vida na terra
As pessoas que escrevem demonstram são basicamente produtos da propaganda do jornalismo e não têm a noção da importância do CO2 para a vida na terra.
Voce e que nao tem a minima nocao do que escreve.
Deve haver um mas… escondido.
Na verdade o que preocupa — e polui — é o Monóxido de carbono (CO), resultante da queima de derivados de petróleo. Os cientistas deveriam saber a diferença… Além das plantas, humanos utilizam o CO2 Medicinal em cirurgias.
Quando nao se estudou ou nao se sabe do que se fala escreve-se isto.
Tem que ir aprender o que é e de onde é produzido o CO e CO2, o impacto no clima/aquecimento global em relacao ao CO2.
A ignorancia leva a escrever estas palermices.
Mais fatos: fazendeiros compram geradores de CO2 para aumentar a produção; no Brasil usa-se extintores com CO2.
Prefiro ser ignorante a crer cegamente em cientistas comprados por corporações e fundações ditatoriais.
E viva a liberdade de expressão.
Mais um estudo de tanta. Quero ver como é que tiram o carbono sem usar mais energia que aquela que foi extraída quando o co2 foi criado originalmente