É através do Twitter que Elon Musk vai partilhando as suas opiniões. Desta vez não foi diferente, e o CEO da Tesla aproveitou a plataforma para referir que a Europa deve repescar a energia nuclear.
A opinião surge na sequência da guerra na Ucrânia.
Há uns dias, Elon Musk partilhou que considerava que o mundo deveria produzir mais petróleo e gás, pela dependência que reconhece que os países têm da Rússia. Em pleno cenário de guerra, o CEO da Tesla referiu agora que a Europa deveria repescar a energia nuclear.
Conforme opinou através de um tweet, Elon Musk acredita que a Europa deveria reiniciar as suas centrais nucleares inativas, tendo referido que a escolha é óbvia.
Hopefully, it is now extremely obvious that Europe should restart dormant nuclear power stations and increase power output of existing ones.
This is *critical* to national and international security.
— Elon Musk (@elonmusk) March 6, 2022
O tweet de Elon Musk surgiu na sequência do ataque que as tropas da Rússia protagonizaram à maior central nuclear da Europa, Zaporizhzhia, situada na Ucrânia. Este avanço russo levantou receios relativamente a possíveis fugas de radiação.
For those who (mistakenly) think this is a radiation risk, pick what you think is the worst location. I will travel there & eat locally grown food on TV.
I did this in Japan many years ago, shortly after Fukushima. Radiation risk is much, much lower than most people believe.
— Elon Musk (@elonmusk) March 6, 2022
Tendo em conta isto, Elon Musk recordou a necessidade de os países da Europa diminuírem a sua dependência energética relativamente à Rússia. Aliás, no ano passado, o CEO da Tesla disse que as centrais, uma vez seguras, eram uma possibilidade viável para fornecimento de energia.
Segundo o Interesting Engineering, uma vez que a segurança energética está ameaçada, os países da Europa talvez estivessem melhor se reativassem as suas infraestruturas nucleares existentes, ao invés de tentarem mudar para energias renováveis apressadamente. Isto, porque, para responder às suas necessidades, os sistemas destas ainda carecem de muito desenvolvimento.