O tema da atualidade é o Coronavírus! Muitas mortes no mundo, fábricas fechadas, muitos eventos cancelados, etc! Na China, um dos países mais industrializados, o mundo parece ter parado e isso reflete-se também na poluição.
Imagens da NASA mostram que a poluição na China baixou drasticamente!… a culpa é do Coronavírus.
O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida, mas há já plataformas tecnológicas que estão a ajudar no diagnóstico.
Mas nem tudo são más notícias no que diz respeito ao coronavírus. Uma imagem de satélite publicada recentemente pela NASA e pela Agência Especial Europeia mostra que a poluição na China baixou drasticamente.
Como se pode ver pela imagem seguinte, que compara a qualidade do ar entre janeiro e fevereiro, a concentração de dióxido de nitrogénio é elevada em janeiro. No entanto, em fevereiro, depois de detetado o surto, os níveis de dióxido de nitrogénio baixaram drasticamente.
Esta diferença é visível em Wuhan, o epicentro do vírus, depois das autoridades chinesas terem interrompido o transporte para dentro e fora da cidade, além de fechar negócios para se conseguir concretizar o estado de quarentena.
O dióxido de nitrogénio é um gás nocivo que é libertado durante a combustão do combustível e emitido por carros e instalações industriais acabando por ser prejudicial para os pulmões, incluindo o aumento da inflamação nas vias respiratórias e maior risco de ataques de asma.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores. Pode saber mais aqui.