Virtualização com VMWare nos smartphones LG com Android
Tal como havíamos noticiado no ano de 2008 no artigo Virtualização nos telemóveis, a virtualização está a chegar ao mundo dos dispositivos móveis, mais concretamente aos smartphones. Segundo estudos levados a cabo pela Gartner ( líder mundial em pesquisa e consultoria na área de tecnologia da informação), em 2012 mais de metade dos telefones terão suporte para virtualização.
Mas porque a virtualização em smartphones?
Certamente que já ouviram falar em correr por exemplo o sistema Android num PC (ver artigo Instale e experimente o Android no seu PC).
Mas qual a motivação para se introduzir a virtualização no mundo dos dispositivos móveis?
Há muitas motivações! Considerando que nos dias de hoje grande parte dos profissionais andam com um telefone designado para o trabalho e outro para uso pessoal, era importante possuir um método que permitisse facilmente no mesmo telefone comutar entre vários perfis/identidades (ex. contactos, agenda, aplicações, etc). Desta forma teríamos um único telefone físico e “vários” virtuais dentro do mesmo, assim como acontece com a virtualização tradicional.
Como a virtualização é conseguida nos smartphones com Android?
Os smartphones são actualmente máquinas suficientemente poderosas para suportar a virtualização. A empresa VMWARE, líder na área da virtualização, tem vindo a trabalhar arduamente, com o objectivo de conseguir colocar a virtualização nos smartphones da actual geração (com processadores ARM a 1 GHz).
No sentido de colocar em prática a tecnologia associada à virtualização em smartphones, a LG associou-se ao VMware, sendo actualmente possível através de uma aplicação designada de Mobile Virtualization Plataform. Com um simples clique sobre o ícone do VMWare, o telefone irá mudar instantaneamente para o perfil que se pretenda (ex. Pessoal ou Profissional).
Vejam a virtualização em acção num smartphone da LG
Para quando a virtualização nos smartphones estará disponível aos utilizadores?
Segundo informações da própria LG, o início de 2011 será um período de novidades neste campo. Quanto ao primeiro equipamento a estar dotado com esta tecnologia, ainda é uma incógnita mas algumas informações apontam que será o novo LG Optimus with Tegra2.
O que acham da virtualização nos smartphones, terá sucesso ou será uma tecnologia inútil?
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Acho que se está a entrar no erro que a Microsoft fez à muitos anos. Telemóveis/Smartphones não são PCs, nem são feitos para as mesmas funções, porque tentam assemelhar ?
Aqui não se tenta correr outros sistemas operativos num telemóvel, tenta-se ter diferentes números e perfis num só dispositivo. Em vez de se ter 2 telemóveis, um pessoal e outro para o trabalho, tem-se apenas um que pode muito bem fazer as funções dos 2.
Acho um ideia muito boa. Tem é de ser bem implementada.
Tambem me estava a referir a questão de perfis. No pc tem-se vários perfis, a irmã, o convidado, etc, etc…acho no telemóvel isso ridículo (minha opinião) porque normalmente a vida pessoal e profissional está ligada, pensa agora vo mudar para o perfil profissional, epah agora queria aquele contacto daquele amigo (mudar perfil), tenho de falar com o fornecedor X (mudar perfil). Sou possuidor dum nokia que tem uma treta parecida (bastante mais básica mas dentro do genero) e a verdade é que nunca uso até me esqueço dos perfis que configurei ao inicio. Isso dos perfis só funcionaria se houvesse mais de uma pessoa a usar o movel, mas o móvel sendo pessoal é impossível.
concordo
Ninguem disse que eram iguais, mas é normal que tentem fazer muita coisa que normalmente fazemos num computador num telemovel, além do mais se não fosse SO com o iOS ou o Android muitas pequenas aplicações não existiriam pois para um computador não seria util e não faria sentido.
Mas ainda bem que tentam fazer de um telemovel um pequeno e mini computador. Senão andavamos com os nossos computadores de secretária e a cabine telefónica as costas.
Muitas pessoas iriam ter ainda mais problemas de coluna. 😉
Não tentam assemelhar, apenas tentar trazer funções novas que são úteis a várias pessoas.
Penso que a Microsoft não fez nada de errado no mercado dos Smartphones, embora neste momento o WM (falo até à versão 6.5 pois não conheço o 7) não seja o melhor OS que está no mercado, ninguém pode negar que foi o impulsionador do mercado dos Smartphones.
Em relação ao VMware Mobile ainda tem muito para expor, a tecnologia ainda tem muitos detalhes por explicar. E o site da VMware não tem muita informação.
não, o WM < 7 foi o impulsionador da blackberry, do iphone, etc. e esses, sim, foram os impulsionadores dos smart phones. aliás, meter smart e WM na mesma frase…
Fiquei sem perceber foi se é necessário um equipamento com suporte dual-sim…
É que se não é mesmo muito útil!
Não será necessário, pois cada sistema terá a ligação única ao hardware e interpretará em modo activo ou passivo conforme a decisão do utilizador. Tudo será apenas um (em termos de hardware) mas utilizado (à vez) pelos sistema que serão virtualizados.
Enquanto for “à vez” não vejo grande utilidade.
Algo do genero dual-sim “virtual” é que seria interessante.
A virtualização será “um mundo novo” e cheio de potencialidades. Poder virtualizar um sistema diferente confere ao smartphone um poder de trabalho fantástico.
Isto vai ser bom para o iPhones, para poderem correr Android e ter um SO a sério!!!
😀 😀 😀
Ou vice versa!
Espera, não consegues meter iOS em mais nenhum telemóvel (ou estou errado?).
“SO a sério” depende da pessoa. Eu pessoalmente não gosto nem do iOS nem do Android.
Preciso MUITO de multitasking em GRANDES quantidades, entendem? :
Coisa que nem Android nem iOS dão (no entanto, o iOS tem um multitasking bomzinho, e o Android fica para trás, nunca gostei do “sistema” de multitasking dele. Aquilo nem parece ser multitasking.)
Agora, dependa da pessoa. Tu, pelos vistos, preferes o Android acima de tudo, e eu não tenho nada contra isso.
Há quem prefira iOS.
Outros preferem Windows Phone 7.
E outros preferem o Symbian.
Outros preferem o Maemo.
Sem fim… é uma lista enorme.
Não tarda ficamos com SO’s de telemóveis tanto quanto as distribuições linux para PC.
depende da pessoa*
Teclado manhoso da próxima leio enquanto escrevo.
Acabei de notar, troquei o “iOS” pelo “Android”. O que tem multitasking bonzinho é o Android, não é o iOS. o iOS praticamente não tem multitasking, embora melhore um pouco a situação.
o iOS não tem multi-tarefas?
Provavelmente é o que tem um sistema de multi-tarefa com melhor desempenho e menos consumo de recursos não?
O iOS já tem multitasking?
LOL!
Algúma vez experimentou um Android?
Alguma vez experimentou um iPhone/iPad com iOS 4.3?
bom post