Internet: Pombos-correio mais rápidos do que banda larga
Se acha que por cá a Net é lenta, havia de experimentar na África do Sul onde um pombo-correio conseguiu ser mais rápido do que as linhas ADSL do principal fornecedor de acesso à Internet neste país.
Uma empresa sul-africana de tecnologias de informação demonstrou ontem que é mais rápido transmitir dados usando um pombo-correio do que as linhas ADSL do principal fornecedor de acesso à Internet, a Telkom, noticiou a Reuters.
Para além de dispendioso, o acesso à Internet na África do Sul, a maior economia do continente africano, é extremamente lento.
De acordo com a agência de notícias local, SAPA, um pombo com 11 meses, de seu nome Winston, levou 1h08m a percorrer os 80 quilómetros que separam os escritórios da da Unlimited IT, em Pietermaritzburg, da cidade de Durban, junto à costa, com um cartão de memória preso a uma das patas.
Somando o tempo necessário para transferir para o computador a informação contida no cartão, esta operação demorou, no total, 2h06m57s. Pelas linhas da Telkom, durante este período, a Unlimited IT conseguiu transferir apenas quatro por cento dos dados contidos no cartão.
Com 11 centros de atendimento telefónico distribuídos pela África do Sul, a Unlimited IT, tem de enviar informação regularmente para as diversas sucursais.
Por estes dias, os internautas sul-africanos esperam que o prometido cabo subaquático de fibra óptica que ligará a África do Sul ao ciberespaço durante o próximo Campeonato do Mundo de Futebol, acelere a Internet por estas paragens. Caso contrário, os pombos vão ter muito que fazer por aqui.
Original, mas não tanto
O transporte de dados digitais por pombos-correio não é novidade para quem segue de perto estes assuntos, lembra Stan Schroeder, editor para a Europa do site Mashable.com.
Com efeito, conta o jornalista que "este tipo de transferência de dados foi definido como IP sobre Aves Correio (IPoAC)" num documento redigido por D. Waitzman da Internet Engineering Task Force em Abril de 1990.
Segundo Stan Schroeder, o Grupo de Utilizadores de Linux em Bergen, na Noruega, foram os primeiros a "implementar" este "protocolo", ao enviarem nove pombos ao encontro de uns servidores a poucos quilómetros de distância.
Em 2004, lembra ainda Schroeder, um grupo de entusiastas israelitas enviaram três pombos para cerca de 100 quilómetros de distância. Cada ave levava consigo 20 a 22 cartões de memória - 4GB no total -, tendo a operação sido concluída em quatro horas.
Ontem, Winston também leva consigo 4GB de dados, mas só teve de carregar um cartão de memória o que só deverá aumentar a velocidade de transferência de dados recorrendo a pombos-correio. Com menos peso hão-de voar mais depressa...Expresso
Este artigo tem mais de um ano
Os pombos devem ter um foguetão acoplado às costas.
He he he
Ficavam pombos assados.
Mas não acredito muito em os pombos serem mais rápidos que a adsl.
O nome bom para eles seria TURBOPOMBOS
Depende da quantidade de dados que queres enviar – um cartão de memória tem vários gigabytes… 😉
Notasse que percebes tanto de Internet como de pombos.
Ou terás o cérebro do tamanho do deles?
Lá as ligações não são superiores a 256kbt/s se mandares uma pen contendo uns humildes 8Gb de informação (que aqui podias transferir em 3 horas no pior dos casos) lá uma viagem de 1h é garantidamente muito mais rápido. Não vou fazer contas mas ainda me lembro de quando tinha net a 128 e a 256, já passei pelas velocidades quase todas até ter 10mb agora, sei o que é esperar lol.
Lol, tenho net móvel Kanguru, só apanho até 1.8 (vai até 3.6 parcial supostamente) e se sacar 4gb em 3 horas já estou com sorte. Mas de qualquer maneira, a minha net é mais rápida que a de lá, a minha ligação vai dos 300 Kb (caso muiiiiiiiiiiito raro mesmo) até aos 1.8 Mb (caso também muito raro). Em média, tenho entre 500 Kb e 1 Mb
mas em mocambique a melhor internet e de 8 megas….. ja na africa do sul e de 4 .. enkuanto mocambique e menos desenvolvidoo……..
tsk africa do sul suckz
só uma correcção as ligações aqui já são superiores a 256 kbt/s. não estou na África do sul, mas estou perto em Moçambique, e aqui as ligações já são de 2 mbt/s. não é nada comprado a 100 mbt/s, mas já foi pior.
Mas atenção, que isso são as velocidades de download. mas para quem está a enviar a velocidade de upload é muito mais baixa, logo quem está a receber não pode receber mais rápido!
80Km em 1h08m = 70Km/h
Tu dás o dobro ou o triplo na autoestrada e não ficas assado LOL
E esta noticia não tem nada de extraordinário, a minha net cabovisão de 10Mb permite-me um envio de 60Kb/s ou seja, eu para enviar estes 4Gb para ti por exemplo, demorava quase 20 horas… não sei onde moras, mas a 70Km/h o pombo era mais rápido…
O nome correcto para eles seria TURBOPOMBOS. A informação na ponta do bico e não na ponta do cabo de rede ou USB.
es o mesmo o melhor.ta boa lool
O trabalho de casa desse jornalista foi tão bom que nem deu conta que o RFC 1149, o tal que fala do transporte de informação recorrendo ao uso de pombos correios, e o RFC 2549 (IPoAC com QOS) não passaram de partidas do dia 1 de Abril.
Já se chegou à conclusão que, apesar da velocidade ser cada vez maior (devido ao aumento da capacidade das memórias flash), a lag é terrivel…
Acho que vou adoptar essa técnica.. Estou em casa dos meus pais, a 90klm da minha e cada vez que quero alguma coisa é uma eternidade…
Porque apesar de falarem na África do Sul no interior do país nas aldeolas (como onde estou) isto é penoso…
Penso que um pombo seja um bom investimento
Eu também vivo numa aldeia do interior (Quintanilha – Distrito de Bragança) e aqui tenho ADSL 6mb. Podia ser pior.
Ei tenho 1.8 Mb, mas é móvel e também é numa aldeia, mas não no interior. Fica a 1 hora do Porto.
Coitados dos pombos lol, lá vão sair todas da reforma.
“(…)onde um pombo-correio consegui ser(…)” tens ai qualquer coisinha para corrigir 😉
Cumps
É tudo muito bonito, mas não nos podemos esquecer do problema da lag.
ui, vou começar a investir em pombos. não há cá sniffing nem coisa que se pareça e aposto que a probabilidade de o materem para ficarem com o cartao de memoria face ao numero de pombos que por ai andam deve ser reduzida
Depois vão pôr os caçadores a controlar a pirataria!
Se colocar um cartão de memoria de 16 gb de informação num pombo e este percorrer 1 km, chega mais depressa do que enviar 16 gb de informação pela net na mesma distancia.
16 Gb de informação, com as ligações actuais deve dar para uns dias 🙂
@ 100Mb/seg., 16Gb são exactamente 2h43’50,4” – 16GB são 8 vezes mais… 😉
Não percebi as tuas contas…
100 Mbps –> 1 Gb por 10″ –> 16 Gb por 160″ .. dá exactamente 2’40”
8 vezes mais seriam 18’40”
Mas fazendo as contas:
100 Mbps = 100 * 10^6 bits por segundo (**ver nota)
16 GiB = 16 * 2^30 * 8 bits
(100*10^6)/(16*2^30*8) = 1374.39 seg, ou seja, 22″54.39′
**Nota: Em comunicaçãoes, é base 10..
LOL converti 163,84 segundos para horas, em vez de minutos 😛
Para ser exacto, então, são
2’43,84”
Os 16Gb são de armazenamento, logo 16×1024/100=163,84seg.
Podemos afirmar portanto, que o Pombo é o meio de propagação de dados mais rápido para grandes ficheiros em curtas distancias.
Qual fibra, qual quê 😛
Meo Pombo.
Mesmo, mesmo até sua casa
Se o que li noutro site que não me lembro, o cartão era de 4GB.
Ora para passar essa informação toda em 1h08m (como o pombo) teríamos de ter uma ligação de 8mbits de upload +coisa -coisa que em ADSL nunca vi… por isso nem na África do Sul, nem em Portugal nem em lado nenhum.
Só mesmo com outro tipo de tecnologia tipo fibra e afins.
Para mim é uma notícia um bocado enganatória, mas fica o apontamento de que os pombos correios ainda rulam como meio de microtransporte.
O cartao podia ser de 4 GB, mas nao quer dizer que fosse com 4 GB de dados…
Um DoS com esses meios deve dar um efeito bonito, deve….
Não sei se o pombal entope mas o quintal fica todo sujo na certa 🙂
LOL @ “Caso contrário, os pombos vão ter muito que fazer por aqui.”
E a problemática da perda de pacotes durante a época da caça?
Nada se perde, tudo se transforma.
Acredito. O + triste é os ISP não fazerem algo ao respeito.
LOOOL… acredito…. hj temos pens de 128gb(http://www.2solutions.pt/produtos/familia.php?fam=12&id=4532) se enchermos a pen com 100gb e mandar pelo pombo deve de ser mais rapido do que a adsl!!!!
Agora…. daki podemos obter uma info mt boa….
Pirataria por pombos correios!!!! e assim não temos ninguem a dizer que tamos a fazer downloads ilegais!!!1
Pessoal aqui no Brasil o link padrão oferecido por muitas das operadoras ainda é 1 Mbps de down e só deus sabe quanto de up. Para piorar há um agência regulamentadora (ANATEL)que um dia a alguns anos atrás definiu que os provedores só precisavam garantir 10% da banda.
Já viu no que deu. As pessoas as vezes pagam uma fortuna por 4 Mbps para ter na maior parte do tempo 400 Kbps.
Como as empresas de telefonia tem uma forte influência politica aqui, iriam acabar arranjando um jeito de fazer o governo abater os pombos para que não haja concorrência.
Você são felizes e não sabem….hehehehe
Muitos brasileiros se quixam aqui do mesmo. Se aqui em Portugal fosse assim morria 😀
Deixo a minha solidariedade. Como é possível por ai 4mb ser considerado luxo?????? Aqui a malta já anda a instalar 100 megas e o preço nem é nada de especial –> + ou – 10% do salário mínimo.
Quanto custa ai uma linha de 4mbs em relação ao salário mínimo??
10% do salário mínimo é pouco? Se ganhasses o salário mínimo já não dizias que era pouco!
Vejamos: Ficas com 9 partes do salário livre. Para telemóvel e tv cabo básica vai outra parte. Depois para a luz, Gás e água vai a 3ª parte. Autocarro para o trabalho (4ª parte). Renda de casa, alimentação em quantas partes?!
Ou tens pais ricos ou vais ao BES!
Eu disse que o preço não era nada de especial comparando com o que o brasileiros dizem que pagam por linhas modestas. Uma economista disse que quem ganha o salário minimo não tem possibilidade de ter tv por cabo.
Eu de facto ganho mais, e tenho a linha mais barata da Cabovisao (chega e sobra), só tenho os canais do pacote básico (digamos que desviados), nada de digital nem de pay per view, porque o dinheiro custa a ganhar para dar a chulos.
E eu que achava que não tinha sorte…
Aqui, a garantia é ZERO – os meus 20Mb de madrugada, transformam-se em ~4 de dia e menos de 1 (um) à noite.
LOOL
Isto agora fez-me lembrar o filme VALIANT – OS BRAVOS DO POMBAL
Por acaso eu estou bem servido de Upload, 10Mbps nas horas, então em FTP é uma maravilha e nos Torrents é magia.
Mas sou solidário porque já tive nessa situação, ainda me lembro de demorar 5 ou 10min para fazer upload de uma imagem de 2MB para o anexo do email ou coisas assim do género.
Viva ao choque tecnológico, passei de um Fiat Panda para um Ferrari Enzo.
Será que os criadores de pombos irão implementar entradas usb 3 nos mesmos?
Se o pombo tiver H5N1 podemos apanhar virus no pc
😉
Caracois, similares aos pombos (e mais rapido que ADSL), neste artigo:
Snails are faster than ADSL
http://www.notes.co.il/benbasat/10991.asp
Velocidade: 37000 Kbps
😉
Deve ser legal mesmo e bater um bom papo pelo msn usando pombos ai seria MsPOMBO hahahaha
Já existe, chama-se pidgin 😛
Costumo experimentar estas coisas quando vou a Africa do Sul. A ligacao mesmo em broadband nao so e cara como e lenta. Se tiver oportunidade de ir a Africa do Sul no ano que vem seria bastante bom ter internet bastante mais rapida.
Tanta piadola que há por aqui haha. Mas é um facto que se mandares um pombo correio com um daqueles cartões SD de 1 terabyte ou lá o que é para uma distância de 1KM ou algo mais… Sinceramente parece-me mais rápido que mandar pela internet xD Compensa!
Como é que se faz cancel se já não quisermos o download??????
Basta uma caçadeira e quando ele tiver mm a chegar disparas…
5*
Vou começar a vender pombos às empresas:D
Futuras noticias:
“Pombo apanhado a enviar musicas piratas.”
“Produtoras de musica pedem ao governo para extinguir pombos.”
“França vai passar a cobrar uma taxa a quem tiver pombos”
É caso para dizer que aqui temos o Sapo ADSL e eles têm o Pombo ADSL.
Quem não se lembra da publicidade do sapo mais veloz que nunca?
Esta noticia mostra a realidade de alguns países sub-desenvolvidos, que nós nem sempre nos damos conta…
Só mais uma coisa, com a quantidade de pombos que temos nas nossas cidades e sendo considerados uma praga, porquê usar técnicas para que não se reproduzam e não exportar-los?
Aqui está uma boa oportunidade de negócio para investir.
A parte de não serem correios, bom, para algum lado devem de voar…
para quem não sabe columboifilia é o 2º desporto mais praticado em portugal sendo batido apenas pelo futebol :p.. o meu pai tem pombos já fui levar alguns bem longe que até nunca tinham saído de casa e chegaram 1º do que eu a casa e nao me admirei lol
os pombos de hoje em dia ja trazem GPS integrado! ^^
ha quem diga que se orientam pelo campo magnetico da terra e ha qum afirme que se estão a adaptar e usam auto estradas para orientacao lol.. o que sei é que são extramente inteligentes e competitivos e é um negócio que moviemnta milhoes
O que sabia é que grandes volumes de informação era melhor enviar , em suporte físico, por estafeta (correio expresso) desde que a distância não seja excessiva. Por pombo correio é muito avançado
E para distancias ainda maiores usam o que? Patos e cegonhas?
o pombo até 300 km dependendo das condicoes climatericas e na boa
loool usam o virus H1N1 xD
com os dados encriptados dentro da memória do virus hehehehe xD
velocidades de 1 TB/seg =D