Tecnologia da Microsoft acaba com Fotos Tremidas
Decerto todos nós já passámos pela frustração de tirar uma foto àquele momento único e, quando fomos a ver, a foto saiu tremida e pouco perceptível. No entanto a Microsoft criou uma tecnologia que, apesar de não remover completamente o movimento da imagem, consegue impedir que esse efeito aconteça nas suas fotos.
Esta tecnologia, apresentada no dia 2 de Agosto pela Microsoft, foi desenvolvida pelo sector de pesquisa da própria empresa. É uma tecnologia que possui no seu sistema um conjunto de acelerómetros e giroscópios anexados à própria câmara, ou seja, são seis sensores em volta de uma DSLR (Digital Single-Lens Reflex), para proceder à captura dos movimentos feitos pela própria câmara e realizar a devida correcção de possíveis efeitos.
Nas fotos que foram submetidas para tratamento com esta tecnologia, nota-se uma clara nitidez que, nas fotos tremidas não era perceptível. No entanto, a Microsoft refere que esta tecnologia pode não ficar por aqui, pois ainda há espaço para melhorias da mesma. Este é também o motivo pelo qual a tecnologia não tem, ainda, data prevista para se disponibilizar no mercado, nem se sabe se a Microsoft a irá licenciar aos fabricantes de câmaras.
Resta-nos esperar que esta tecnologia esteja acessível, para que as nossas fotos tenham uma melhor qualidade.
Mais Informações: Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
Isto é sem dúvida uma boa notícia! É como diz o artigo: “todos nós já passámos pela frustração de tirar uma foto àquele momento único e, quando fomos a ver, a foto saiu tremida e pouco perceptível.” 😛
Estas máquinas, quando saírem para o mercado, não devem é ter um preço muito convidativo. Não existe software que consiga fazer estas correcções? Mesmo que ligeiras?
O photoshop quase que faz milagres e há também vários plug-ins para corrigir as mais diversas coisas, inclusive distorções próprias de cada lente.
mas se pudermos evitar o trabalho no photoshop era muito bom 🙂
Verdade, até porque as empresas quando criam estas tecnologias, decerto pensam em todos os utilizadores das câmeras, mas em especial nos não profissionais que gostem de tirar boas fotos com as suas máquinas. E nem todas as pessoas que têm uma máquina sabe trabalhar em photoshop 🙂
Ora aqui está uma excelente notícia. Sou um “amante” da fotografia e em cima da bicicleta, a maioria delas ficam tremidas…Parece que agora já tenho solução 🙂
Muitas máquinas, SLR ou presumer têm bons estabilizadores de imagem (quase milagrosos) e de origem mecânica.
As máquinas compactas normalmente fazem-no por software mas sem resultados dignos de registo.
Sim, existe um tecnologia (salvo erro patenteada pela olympus) onde essa estabilização consiste em desvios mecânicos do CCD (até um certo limite) de forma a contrariar o movimento da câmera relativamente ao plano da imagem. Tem resultados muito bons.
todas as grandes marcas teem isso nas proprias lentes
Os melhores até são as lentes que fazem isso.
nao vejo em que a microsoft é tao inovadora… o estabilizador de imagem mecanico ja existe a muito e cada dia melhor… eles no artigo nem falam em quantos stops consegue melhorar o estabilizador da microsoft… assim nao ha termo de comparação… é uma inovação que aparentemente nao faz nada que as marcas de fotografia nao façam…
a canon e nikon utilizam estabilizadores que movem um elemento dentro das lentes de acordo com o movimento da maquina… enquanto a sony tem um estabilizador no corpo que penso que funciona atraves do movimento do CCD.
nada que a minha panasonic LZ8 já não faça…
Essa tecnologia, aparentemente não trás nada de novo ao já aplicado por marcas como a Nikon, Cannon, Sony, Sigma, etc.. não só nos corpos das Compactas e DSLRs (no caso da Sony) como nas próprias lentes das DSLRs, conhecido como VR na Nikon, IS na Cannon ou OS na Sigma.
Basicamente são aplicados sensores de movimento que detectam e corrigem através de motores eléctricos na lente os movimentos subtis típicos da instabilidade das mãos.
Fiquei com a dúvida se a diferença esta na aplicação digital ( e não analógica) desta correcção, e se assim for não vejo uma vantagem significativa na mesma.
Cumprimentos
eu ja tenho uma assim também lol gosto de fotografia vou esperara para ver pode ser uma solução, porque minguem gosta de estar a fotografar e ficar com algumas fotos ficam um pouco distorcidas.
eu a pensar que a microsoft ia lançar um software para corrigir mas afinal…6 sensores??? As máquinas actuais já tem uma gama dinâmica fantástica a altos ISO (aumentando por isso a velocidade do “shutter” e diminuindo assim o tremer) e altos ISO com a estabilização mecânica do sensor e lentes chega perfeitamente. Para um fabricante de máquinas é muito mais barato aumentar a qualidade a altos ISO do sensor que colocar mais sensores…
O interessante era ter um software gratuito e simples que detectasse a foto tremida e a recuperasse. Ainda nao vi nada assim infelizmente e para máquinas baratas ou telemoveis dava MUITO jeito!
Como diz o outro, não há bela sem senão e o ISO com valores elevados cria um grão horrível na foto. Eu diria que a solução não parte daí, definitivamente.
Depende da maquina que estás a falar. Há maquinas que uma foto a 1600 ISO têm menos grão do que outras a 400 ISO.
Há marcas e marcas…
e ha preços e preços…
numa slr de menos de 3000 euros nao esperes milagres
Olha um arduino 😀
Viva!
Concordo com a tua exclamação, não deixa de ser interessante ver uma empresa relativamente fechada a adoptar um hardware totalmente aberto 😉
Vítor, haveria possibilidade de efectuares uma pequena pesquisa sobre esta tecnologia e fazeres um post? Já li um pouco acerca da mesma e está bem interessante 🙂
Um abraço
Se fosse alguma Linuxiano a inventar esta coisa já era 5*… É pá…Tenham lá calma! Sim já existe nas máquinas, mas provavelmente não é mais do mesmo. Certamente trará evolução aos sistemas existentes…
Ninguém falou do linux neste post sem seres tu…
Sinceramente não entendi o propósito do comentário, nem que contexto tem a haver com esta notícia..
Tá a dizer isto porque foi a Microsoft e assim toda a gente fala mal. Se fosse o Linux todos diziam bem.
Se existe para video, quase de certeza que deve existir algum utilitário para imagem (à parte os filtros para Photoshop).
http://www.filecluster.com/Audio-Video/Video-Utilities-Codecs/Download-ArcSoft-Video-Stabilizer.html
Essa tecnologia já existe à que tempos. Estabilizador óptico ..
Se não me engano quem começou com essa tecnologia electrónica/mecânica foi a panasonic e chamou-lhe OIS, baseada em sensores giroscópios.
E já à muito tempo atrás que funciona perfeitamente, pode-se abanar a máquina com o maior dos tremeliques que a imagem é sempre a mesma…
Agora já existe o Mega OIS que é flawless…
Para além disso já existe o Power-OIS que incrementou a qualidade reconhecida do sistema.
Estava prontinho para fazer download de uma pequena ferramenta grátis patrocinada pela MS… lol
Nunca viram aquela publicidade às CyberShot em que alguém estava a tirar fotos em cima de um trampolim? O incrível é que funciona. Desde críticas da imprensa a pessoal amante da fotografia, tudo diz maravilhas!
Será isto mais uma tentativa da M$ ficar com os louros daquilo que apenas “re-inventou”?
Parece que muita gente não percebeu que isto é o ideal para aplicar aos telemóveis.
Os telemóveis têm acelerómetros, giroscópios, e a máquina fotográfica nunca é grande coisa. É nestas condições que esta tecnologia da microsoft faz sentido aplicar.
Os sensores já lá estão, o resto é software.
Precisamente.
O que muita gente ainda não percebeu é que a novidade presente nesta tecnologia centra-se no pós-processamento da imagem.
Isto é, o tratamento é feito depois da imagem ser captada (mesmo que já exista um outro tipo estabilização óptica).
Os giroscópios e acelerómetros que são falados no artigo, servem apenas para guardar a informação dos movimentos/desvios que a máquina sofre quando a imagem é feita. Posteriormente o software da Microsoft irá interpretar essas informações para corrigir a imagem “tremida”.
Cumprimentos.
Uma excelente novidade para os amantes de fotografia, agora vamos ver quanto tempo até estar cá fora e os valores.
Bom artigo, Marisa.
Eu já tiro partido dessas vantagens há um par de anos: http://www.sony.com.br/dsct10/feature_2.html
E a qualidade é de pasmar.
Bem minhas gentes o ideal disto não vai ser aplicação em cameras fotograficas, isto vai ser nos telemoveis… O WM7 está para chegar e estes componentes são faceis de integrar num telemovel… Imaginem a melhoria de imagem que se poderá obter.
Se é inovação ou não não sei mas pelo que li pela internet fora os algoritmos são bastante bons.
Não me parece que a MS tivesse a gastar o seu $$$ em vão… alguma utilidade terão nisto.
cool, as minhas fotos de viagem quando estou em movimento vao ficar mais nitidas,o que vai ser escusado ter de as apagar mais tarde porque ficam sempre uma porcaria .Boas ferias “Anne marrie”, beijinho bom .
Eu quando usei uma caixa de luz, o papel foto-sensivel por vezes tremia. Mas o importante é que estas revoluções na tecnologia vêm melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. Quem é que não passou por encher um rolo com 36 fotos e nenhuma se aproveitar 🙂 A microsoft, desde o win3.1 tem evoluido bastante e é de salutar.
Bolas quem quer M$ numa maquina fotografica??! (“Faça reboot para tirar uma nova fotografia”?)
Naaaaaaaaaa…. ja’ temos tecnologias de estabilização muito boas