Primeiro disco rígido de 2,5’’ com apenas 5 mm de espessura
O conceito e aposta chega através da Western Digital que anunciou recentemente a comercialização das primeiras unidades de disco com formato de 2,5’’ e apenas 5 mm de espessura, bem como unidades híbridas no mesmo formato que conjugam tecnologia mecânica e SSD (Solid State Hybrid Drives ou SSHD).
O objectivo destes lançamentos, extremamente fino, ou UltraSlim, condiz com os lançamentos de dispositivos ultra finos de nova geração bem como para utilização em espaços extremamente confinados e nos quais não seja possível usar qualquer outro tipo de disco.
Com capacidades de 500 GB e modelos que integram tecnologia híbrida SSHD de alto desempenho, esta nova linha de produtos ultra finos da WD pode ajudar a evitar os compromissos que normalmente os projectistas de sistemas têm de fazer em termos de equilibrar capacidade, tamanho físico e desempenho.
“Com o lançamento dos nossos discos rígidos ultra finos WD Blue com 5 mm de espessura bem como dos nossos produtos WD Black SSHD, já disponíveis para os OEMs, a WD está a oferecer aos seus clientes uma variedade de soluções que maximizam para os consumidores as capacidades de armazenamento e de eficiência volumétrica, bem como o desempenho e a capacidade dos sistemas”, disse a propósito Matt Rutledge, vice-presidente da unidade de negócios Client Computing da WD. “A nossa equipa de engenharia teve uma abordagem a partir do zero com estas novas unidades de 5 mm, de forma a conseguir discos que abrem um mundo de possibilidade e de aplicações para a computação móvel e mais além”, concluiu.
Novas tecnologias Estas novas unidades, WD Blue e WD Black, foram projectadas com 5 mm de forma a oferecer novos níveis de portabilidade nos dispositivos. Os novos discos destinam-se a aumentar a capacidade de armazenamento interno ao mesmo tempo que podem ser integradas em espaços físicos muito mais reduzidos. Além disso, quanto mais fino e mais portátil é o dispositivo, mais vulnerável se torna o disco rígido ao stress induzido pelo utilizador. Para contrariar estes constrangimentos, a WD trabalhou em vários vectores:
- Formato ultra-fino – A espessura de 5 mm com um conector compacto oferece aos projectistas de sistemas um maior grau de liberdade no desenho do chassis. O formato ultrafino reduz o peso em cerca de 36% quando comparado com uma unidade convencional de 2,5’’ com 9,5 mm de espessura;
- Ruído e resistência aos choques “Best-in-class” – A WD utilizou tecnologias acústicas “best-in-class” que reduzem o ruído quando o disco está em pleno funcionamento ou em estado de repouso. Além disso, os discos WD Blue e WD Black de 5 mm oferecem resistências ao choque sem precedentes de 400 G (em operação) e de 1000 G (desligado);
- Tecnologia “Edge Card” – A WD desenhou o conector e a placa de circuitos principal utilizando tecnologias de "miniaturização" normalmente usadas na indústria dos smartphones de forma a maximizar o espaço de oscilação livre para o disco rígido e assim assegurar uma resistência optimizada aos choques;
- Conector “Edge Card” – As unidades WD Blue de 5 mm incluem também a primeira aplicação da indústria do novo conetor SFF-8784 (“edge conector”). Este novo conector recebe energia e realiza a interface com o bus de entrada e saída do hospedeiro através da interface SATA SFF-8784;
- StableTrac – O eixo do motor está fixo em ambos os extremos de forma a reduzir vibrações induzidas pelo sistema e estabilizar os discos internos (“platters”) para um seguimento (tracking) preciso durante as operações de leitura e escrita, de forma a garantir um desempenho elevado de forma consistente;
- Actuador de Dupla Etapa (“Dual Stage Actuator”) – Actuadores de dupla etapa de nível empresarial oferecem uma maior precisão posicional sobre as pistas de dados. O actuador primário oferece um deslocamento rápido usando princípios electromagnéticos convencionais. O actuador secundário utiliza movimento piezoelétrico para aperfeiçoar o posicionamento da cabeça e oferecer um nível de precisão mais elevado.
Preço O disco estará disponível muito em breve, com capacidades de 500 GB, o disco WD Blue de 2,5’’ e 5 mm de espessura, (modelo WD5000MPCK) tem um preço recomendado de 89 dólares (preços em euros serão divulgados posteriormente) e está coberto por uma garantia limitada de dois anos. As versões WD Black SSHD encontram-se igualmente já disponíveis para OEMs e integradores, quer com tecnologia híbrida proprietária da WD, quer com tecnologia standard SATA.
Homepage: WD
Este artigo tem mais de um ano
muito interessante…
E termos de compatibilidade por exemplo para colocar num portátil, normalmente era numa parte do topo, e agora parece ser de lado, adaptadores?
É claro que em Portugal os preços vão ser o triplo do dos EUA!
Se for só o triplo já vais com sorte 😛
Mais informações: http://goo.gl/DuM9B
Penso que o termo «projectista» não será o mais indicado. As pessoas que analisam e gerem a relação qualidade/preço/outras características chamam-se «engenheiros».
vejamos se a WD eliminou os “bug´s” que os discos trazem ( WD Blue).
tenho aqui 3 WD Blue avariados e não se fica por aí, vendi um Portátil com 3 meses de uso e com garantia de 1 ano e 7 meses.
A 4 meses de acabar a garantia o disco foi à vida, já dá para perceber qual era a marca do disco certo?
Como ainda estava dentro da garantia levei o pc que tinha vendido a um amigo para ser reparado pela garantia.
Tenho tido muito má experiência com os discos WD Blue nos portáteis.