IBM prevê controlo por mente de gadgets…
…daqui a 5 anos.
Actualmente estamos rodeados e envolvidos numa sociedade de consumo tecnológico e com dependência voraz à novidade electrónica, a população está dependente dos dispositivos que ao longo dos anos aceleraram de forma colossal a vida das pessoas. O telemóvel é o melhor exemplo para definir o quanto estamos ligados ao mundo em qualquer momento e em qualquer parte desta aldeia global. Vivemos numa sociedade de informação resultante da inovação ocorrida em curto espaço de tempo.
Por exemplo, se há alguns anos lhe referissem que iria poder controlar o telemóvel por voz e ele teria a capacidade de aprender será que acreditaria? Mas com o iPhone, com o SIRI é hoje uma realidade. Agora vamos aumentar a fasquia e imaginar como seria se pudessemos controlar dispositivos com a mente, deixar de ter uso para as suas palavras passe e se tornasse a principal fonte de energia da sua casa?
Estas são apenas 3 das 5 previsões que a IBM acredita que se irão materializar nos próximos 5 anos. Estas ideias para o futuro estão englobadas no projecto “5 in 5“ pertencente à iniciativa “Smarter Planet” que tem como objectivo promover trabalho de investigação em novas tecnologias a longo prazo.
As cinco previsões que a IBM apresenta são:
- A leitura de mente deixará de ser ficção científica.
- A sua casa será alimentada pela energia que produz.
- Deixará de utilizar uma password como medida de segurança.
- A mobilidade acabará com a barreira de quem não tem acesso à informação.
- O email considerado “lixo” (Junk) passará a ser classificado como prioritário.
De seguida explicamos cada uma das ideias acompanhando-as de um vídeo ilustrativo:
Mente
A ligação entre o utilizador e o seu dispositivo será completamente omnipresente. Imagine que deseja telefonar para um familiar. Basta pensar no seu nome e caso esteja na sua lista a chamada será efectuada de imediato. O que poderá fazer com a sua mente para controlo de dispositivos ficará reduzido à sua mente. Nesta ideia nada melhor que o slogan da IBM “Just Think”.
Energia
Esta ideia baseia-se no principio de tudo o que se move tem o potencial de criar energia. Hábitos saudáveis do quotidiano como por exemplo correr ou andar de bicicleta, ou simplesmente a energia libertada por ondas do mar, serão capturadas para alimentar a sua casa ou mesmo cidades.
Segurança
Aqui a IBM propõe que um dos mais antigos mecanismos de segurança do mundo, seja substituído por dados biológicos unívocos de cada indivíduo. Por exemplo a autenticação no sistema por meio da retina do seu olho (já visto em filmes) em conjunção com outros mecanismos como o reconhecimento da sua voz, podem ser dados de entrada ao sistema e tratados por software complexo de autenticação.
Mobilidade
A mobilidade que assistimos nos tablets ou nos smartphones serão fundamentais para acabar com as barreiras de quem não tem acesso à informação. Devido à vulgarização das tecnologias associadas às comunicações móveis (como a Wifi, GPS e Bluetooth) presentes na grande maioria dos telefones hoje em dia, ter acesso a uma gama elevada de informação por parte de países subdesenvolvidos, será uma realidade.
Classificação
Esta ideia consiste em separar dentro de mensagens não solicitadas, o conteúdo que interessa do que não interessa. Por exemplo imagine que recebe uma mensagem SPAM de uma marca de chocolates que gosta mas que não é vendida perto de si. O sistema poderá poder retirar dessa mensagem a informação de que uma loja que vende esses chocolates abriu perto da sua casa. Poderá mesmo conforme as suas preferências deixar o seu computador encomendar esses chocolates por si devido a saber o seu gosto. Trata-se portanto de extrair e transformar informação aparentemente sem interesse em útil.
A IBM suporta a importância desta iniciativa com o facto de em anos anteriores ter acertado em algumas das suas previsões.. Por exemplo em 2006 a IBM previu que em 5 anos poderíamos utilizar uma ligação à internet, para fazer chamadas de voz não só através de computadores mas de vários dispositivos móveis. Se de facto o Skype já existia nessa altura, só nestes últimos anos a tecnologia de voz migrou de forma massiva para dispositivos móveis.
Alguns exemplos dessa vulgarização, podem se encontrar em aplicações como o Viber ou a versão móvel do Skype , que são utilizadas por milhares de pessoas em todo o mundo. [via]
Como algumas previsões são mais passíveis de serem concretizadas que outras, é importante ler a opinião dos nossos leitores.
Qual das anteriores previsões acha que será mais provável de se realizar daqui a 5 anos?
Este artigo tem mais de um ano
esta cena do controlo mental era fixe, então agora com o frio e para não tirar as mãos dos bolsos dava mesmo jeito… punha os fones na pinha e a olhar pro ecrã o rato ia para onde eu queria 😀
Isso já existe: procura por Magic Eye aqui no pplware.
Agora fartei-me de rir com essa de o Tel. fazer uma chamada sem discar bastando só pensar no nome da pessoa. Imaginem um gajo ter horas para chegar a casa numa saída de 6ª F e quer curtir mais um bocado com a garina e o raio do Tel. não para de tocar é o cota , é caso para dizer que corte. Já não vai ser para mim, ainda bem que no meu tempo não havia telemóveis a chatear, digo dar cortes. 🙂 😉
É uma previsão que é agradável imaginar 🙂 , mesmo sabendo que estamos mais perto de alguns cenários do que de outros.
A evolução gera evolução, é exponencial. De há alguns anos a esta parte o cepticismo de alguns mudou-se para a uma curiosidade desconfiada e isso permitiu que os horizontes fossem alargados.
Anseio conhecer a concretização destas 5 previsões e a resultante provocada pelas mesmas…
2 palavras: dorgas manolo
4 http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20110506214510/demoneyeproductions/images/9/92/U_mad_bro_Picture_Challenge_3-s469x428-160564-535.jpg
Não estou a ver-me com sensores na cabeça para medir os impulsos do meu cérebro…bem, até acredito em software capaz de entender os “registos” do meu cérebro, mas como o vai fazer!!! estou curioso…Não estou convencido desta tecnologia em 5 anos!
A ideia da energia da IBM pode dar frutos ao nosso governo. Como anda a malhar nos portugueses de modo a os fazer trabalhar, qualquer dia liga-nos uma bateria e uns sensores, para reduzir a dependência energética do exterior 😀
Deixa as drogas rapaz! A única maneira da minha mente fazer coisas sem que eu toque é se o meu telele transformar-se antes numa gaja podre de boa 😀
Então como foram as 5 previsões da IBM em 2006 para os próximos 5 anos ? Cumpriram-se ou não nesses 5 anos ? (Com tradução era mais caro)
– Remote healthcare access – Pass
– 3D Internet (Second Life) – Fail
– Context-aware mobile phones (Phones would learn about a user’s) – Pass
– Real-time speech translation – Fail
– Nanotechnology will be used to manage our environment – Pass – mostly pass
http://www.itbusiness.ca/it/client/en/home/News.asp?id=62759
Como diria o Senhor de La Palisse – das 5 previsões de 2011 algumas vão-se cumprir. Penso que as 1,3,4 e 5.
Olha que cumprirem-se 3 de 5 já é muito bom, estamos de acordo 😉 ?
Há pessoas ou empresas que fazem previsões e não acertam uma 🙂
Precisamente aquela que achas que não se vai cumprir, era aquela que eu pessoalmente gostava que se concretizasse o aproveitamento da energia do ser humano. No meu comentário em cima, obviamente estava a ironizar, porque se aproveitássemos toda a energia que geramos, ficaria muito mais barato quer a nós quer ao país.
A dependência que a indústria e os governos têm do petróleo é um drama, e isto talvez fosse uma ideia inteligente pelo menos para reduzir esta dependência.
… ou seja, a da energia falha.
O que eu gosto mesmo de ver são as espetactivas feitas em anos anteriores e ver os resultados agora hehehe mas também adoro estas visões do futuro :p
Acho que autenticação por password tem os dias contados. Se analisarmos bem, é um meio muito arcaico para o séc XXI.
Quanto à interacção com os equipamentos pela mente, acho que isso vai acontecer, mas não nos próximos 5 anos.
Boas…
A ser realizavel em 3-5 anos…a IBM é uma das poucas empresas que o poderá conseguir, devido ao alto teor tecnico dos seus colaboradores, a outra era por exemplo a sun, mas…a oracle deu cabo daquilo!!
A ver vamos, os migs(aviões de combate já usam tecnologia parecida para disparo de misseis, etc) e são já bastante antigos.
Mas será muito interessante…é que hoje em fia um smartphone android por exemplo a mim quae que me serve de pisa papeis, pois para escrever é uma desgraça, para chamadas não é ideal, para procura de nomes idem idem, ok é fixe para a net.Mas para isso existem tablet’s, isto digo eu que estou habituado a coisas funcionais, comprei um e no 2 dia ja me apetece devolve-lo…para pisa papeis tenho outras coisas em mente.
cmps