Impressionante – SixthSense, A tecnologia do futuro
Integração da informação, com o mundo real
A tecnologia 6th Sense é um novo conceito (semelhante à realidade aumentada) que está a ser desenvolvido no MIT, e que tem como objectivo desenvolver um “sexto-sentido” para as pessoas. SixthSense é uma interface gestual que aumenta o mundo físico/real que nos rodeia com a informação digital e permite-nos utilizar os nossos gestos naturais para interagir com essa informação
Nós evoluímos durante milhões de anos e tentamos perceber o mundo que nos rodeia. Quando nos deparamos com algo, alguém ou algum lugar, então usamos os nossos cinco sentidos naturais para perceber as informações sobre ele. Essa informação ajuda-nos a tomar decisões e a escolher as medidas correctas a tomar. Mas sem dúvida que a informação mais útil, pode-nos ajudar a tomar a decisão certa, sendo que ,não é perceptível com os nossos cinco sentidos, ou seja, os dados, informações e conhecimentos que a humanidade acumulou sobre tudo e todos, está cada vez mais disponíveis online.
Embora existam actualmente dispositivos portáteis que nos permitam "levar" computadores nos nossos bolsos, mantendo-nos continuamente ligado ao mundo digital, não existe uma ligação entre os nossos dispositivos digitais e nossas interacções com o mundo físico. A informação é tradicionalmente confinada em papel ou digital em qualquer monitor.
SixthSense é a ponte para esta lacuna, trazendo a informação do intangível digital para o mundo real, permitindo assim interagir com essa informação através de gestos naturais.
O protótipo SixthSense é composto por um projector de bolso, um espelho e uma câmara. Tanto o projector como a câmara estão ligados ao dispositivo de computação móvel no bolso do utilizador. O projector exibe informação visual nas superfícies, paredes e objectos físicos em torno de nós para ser usado como interfaces.
O protótipo SixthSense implementa várias aplicações que demonstram a utilidade, viabilidade e flexibilidade do sistema. A aplicação de mapas permite ao utilizador navegar por um mapa exibido em uma superfície próxima usando gestos da mão, semelhante a gestos Multi-Touch, o que permite ao utilizador Zoom in, Zoom out apenas com os movimentos intuitivos das mãos.
O sistema também aumenta a realidade de objectos físicos com que o utilizador interage, projectando mais informações sobre esses objectos . Por exemplo, um jornal pode mostrar notícias de vídeo ao vivo ou informações dinâmicas podem ser fornecidos em um pedaço de papel. O gesto de desenhar um círculo no pulso do utilizador de forma a projectar um relógio analógico.
O protótipo actual custa aproximadamente 350 dólares .
Homepage: 6th Sense Project
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom,gostei bastante da ideia de tornar os geeks um pouco menos geeks 😀
I-Phone? HTC? Netbooks? Pelos vistos todos esses equipamentos portáteis têm tendência a desaparecer…
Há uns anos alguém disse que não sabia como ia ser a 3ª Guerra Mundial, mas que a 4ª era com pedras e pauzinhos. Por este andar, a 3ª é feita em folhas de papel, com câmaras apontadas e microfones a ver para onde “disparas”!
Com o avançar da tecnologia, eu só digo isto: rezem para que não haja uma 3º Guerra Mundial…porque depois só restará o Espaço para fazer guerras… o mundo já era 😛
Quem se preocupa com 2012, profecias e afins devia-se preocupar é com a tecnologia em mãos erradas… pequenas guerras serão cirurgicas, grandes guerras uma calamidade.
Eu quero um. JÁ!
Muito boa tecnologia.Poderá ajudar muita gente se for bem comercializado
Mais cedo ou mais tarde, graças a ser open-source, vamos todos ter um!:D E estou a ver é o preço dos ratos com bola a subirem de preço e a serem as novas modas.. quais ratos sem fios, qual quê?:P
Já foi noticiado em Agosto na SuperInteressante. Por acaso, é bastante interessante!
Minority Report a tornar-se real…
Conceito já está criado e inovado, falta agora aplica-lo e optimiza-lo. Aposto que esta técnologia não vai demorar nem 10 anos para tar nas nossas mãos.
Não digo o uso de papel para projectar, mas talvez peliculas AMOLED flexiveis e até mesmo descartaveis (bio degradaveis) para ter-mos cores mais vividas e um impacto real diferente, e é aqui que vai entrar tecnologia Portuguesa, há pois 😉
😮
onde é k isto vai parar ??? xDDD
Bom post, o mundo da tecnologia sempre a evoluir 😀
Olá a todos..
O problema será mesmo os preços que iram se praticados.. Depois nem toda a gente poderá usufruir de algo bastante útil e Futurista..
Embora o conceito já seja conhecido há uns tempos ainda não tinha visto este vídeo específico.
Obrigado.
P.S.- Ainda vai demorar bastante a este tipo de técnologia amadurecer o suficiente para que tenha as aplicações referidas no vídeo. Mas é sem duvida algo para o qual deveremos todos olhar como sendo uma meta a alcançar.
Muito bom! Só espero que as mulheres não utilizem isso. Alguém se imagina a fazer sexo a olhar para um papel? Ou a fazer sei lá o quê. Esta tecnologia vem mesmo a calhar para os casais homoxesuais.
Bastante interessante. Pelos vistos não vamos mesmo precisar de telemóveis nem pc’s. Só precisaremos de um papel. Muito bom, mesmo!!!
Eu também já tinha ouvido falar, mas não tinha visto o vídeo ainda.
Excelente post!!!
Já tem algum tempo o conceito e o prototipo:
http://apanhadosdispersos.blogspot.com/2009/03/sexto-sentido.html
na altura esse senhor, era aluno da senhora que fez a apresentação!
cumprimentos,
Olho para os comentários e sabem o que vejo na generalidade…apatia…O gajo passou a vida inteira a desenvolver invenções para juntar o mundo real ao digital, e quando descobre o ovo de colombo, a proxima e verdadeira revolução tecnologica, sim porque o conceito já existe e tal, mas até realmente ser apresentado desta maneira demorou, diz que custa aproximadamente 350$ ou 300, já não sei, e diz que toda a informação relativa a hardware e software será disponibilizada em open source…..
E daqui dos tugas ouve-se:”Ah isso daqui a 10 anos temos todos…Ah a tecnologia tem de amadurecer”
Além das invenções genias deste homem, o que mais prevalece e é de notar, é a sua capacidade de pensar, questionar, e acima de tudo….fazer…tenho pena que este senhor não vos tenha feito ver o que me mostrou a mim. Que não é esperar 10 anos para termos todos, que não tem que amadurecer, que é fazer amadurecer, tornar esses 10 anos em 5, e acima de tudo…pensar…pensar em como criar algo que nos pode ajudar no dia, sem necessáriamente algo tecnologico.
Vamos lá pa frente tugas, e inventem, não se deixem fikar a espera que as coisas apareçam vindas do outro lado do mundo.
Espero não ser mal-entendido, não é algo contra nenhum de vós, é contra todos nós 😉
Abraço e Continuação de excelente trabalho 😉
Ele concebeu o prototipo e conceito, disse que nem dou 10 anos porque agora implica a implementação da tecnologia ao conceito/prototipo.
* Hardware suficientemente pequeno e rápido para fazer o “motion tracking” em tempo real sem delays e com precisão máxima. (Cameras, motores, processadores, projectores)
* Estudar formas de minitorizar a técnologia ao ponto de ser possivel transportar sem grandes incomodos, facil de usar, assim como as formas do seu uso no dia-a-dia.
Ou seja, ele agora concebeu o conceito e invenção, mas para aplicar ele está dependente de muitos factores, dos quais o principal é a tecnologia e estudo, ou seja, em menos de 10 anos foi pura especulação por ter noção que estas coisas entre a folha, a concepção, testes e estudos, demora cerca desse periodo senão mais até, mas julgando pela inovação da tecnologia que ele precisa para conceber, menos de 10 anos é provavel isto já andar a ser vendido e usado. 😉
Quanto a tugas inventem…lol.. eles há e não são poucos, não são é valorizados nem divulgados. Ele vai precisar de uma tecnologia importante inventada por umas senhora portuguesa e aposto que aqui mais de metade ninguém imagina que existe ou já ouviu falar.
Tugas, dêem valor as coisas importantes e deixem-se de macacada, de royality show, futebol e novelas e percam a mania que os outros é que sabem… Grandes inventos há portugueses por trás e ninguém os divulga da melhor forma. Aqui o Cristiano Ronaldo é o melhor inventor ainda, venerado como quase o inventor da chuteira e afins.. isto sim é a melhor mensagem que se pode passar. 😉
O meu conselho é:
Somos pequeninos porque fazemos dos outros maiores, mas também não devemos nos achar demasiado grandes porque o excesso de confiança leva-nos a errar.
Orgulho e Humildade é o que há mais desorganizado na mente portuguesa.
Peço desculpa por ter usado o teu comentario dos 10 anos, mas quando acabei de ler os comentários a tal apatia foi o que senti, e por akaso passei para cima e vi o teu,sorry 😉 não precisas de te defender pk concordo com tudo o que escreveste 😉 e sim, o transistor halibut 🙂 da nossa grande senhora Portuguesa foi o primeiro grande passo para um mundo embutido,a ela uma grande vénia 🙂
Mais que immpressionante..excitante. A tecnologia está definitivamente em “Warp10” e a evolução é exponencial…
A maneira como interagimos com a máquina e vice-versa está a mudar a olhos vistos, para um tendencial fundição entre o homem e a máquina.
Acredito que muito brevemente esta “tecnologia para as massas” , como referiu brilhantemente o orador no vídeo, chegará ao utilizador e consumidor final proporcionando uma mais leve e optimizada acção diária.
Só posso dar os parabéns ao pplware e mais específicamente ao Pedro Pinto, por se terem tornado numa mais grande fonte de informação na área da tecnologia, informática e arredores. É daqueles posts que nos deixa a sorrir o tempo todo, maravilhados com o que lemos .
Abraço
Mas que fantástico!
Sinceramente eu não gostei tanto. Acho que estamos demasiadamente conectados o tempo todo. Se há um lugar que não desejo ver telas e informações etc é num parque, por exemplo. Quem quer usar essas “facilidades” pode muito bem usar um notebook/iphone etc, é tão fácil. É ,deveras, interessante. Mas para o uso que ele nos sugere é um tanto que forçoso.
A tecnologia bem usada é fantastica, mas num ponto estou de acordo, também tenho bastante receio da tecnologia usada ao extremo, algo que nos faça dependente no dia a dia. Vamos perder muitas capacidades naturais em troca de capacidades virtuais e isso parece que não não vai ser nada bom…
Uma tecnologia basica, como os grupos sociais, vejam já o que fez ao mundo, muita coisa boa, mas muita coisa má, porque é tão levada ao extremo que os amigos já não se reunem fisicamente, partilham experiencias virtualmente. Sentem-se acompanhados com o computador, mas vivem na solidão ao mesmo tempo.
Técnologia util, sim.. mas sem extremos.
Exato, ainda bem que compreendes bem o que eu disse 😉
isto associado à realidade aumentada, montado nuns oculos de sol, em que viamos toda essa info no vidro dos oculos (vegeta style)! temos a invenção do milénio.
Dragon Ball fan 😀
Isso não é novidade, já existe em forma de Aplicação:
https://www.youtube.com/watch?v=U2uH-jrsSxs
Agora o que precisamos para fazer os oculos é simplesmente uns bons AMOLED transparentes em que apareça a imagem sem perturbar a visualização fisica e voilá, assunto resolvido 😉
Há muito tempo que não via uma coisa tão interessante e inspiradora!
Este gajo vai longe..
Aquela pronuncia indiana é que me deixa K.O.
Realmente espectacular! Quer a nível de conceito quer a nível de raciocínio.
Isto é que é o MIT e não as partes “Gagas” que por cá se pavoneiam.
http://clix.expresso.pt/mit-considera-parceria-com-portugal-um-sucesso-video=f556685
gostei de ler