Eu já tenho conectividade em IPv6. E tu?
Sabem o que se realiza dia 8 de Junho?
O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.
O próximo dia 8 de Junho foi o escolhido para o “World IPv6 Day”, onde gigantes do mundo da tecnologia como por exemplo a Google, o Facebook e Yahoo vão testar a “nova” versão do IP, o IPv6.
De forma a testarem se o vosso operador já vos fornece conectividade em IPv4 e também em IPv6, apresento-vos o serviço online http://test-ipv6.com/, onde podem verificar se a vossa ligação à Internet já tem suporte para o protocolo IPv6. Caso ainda não tenham suporte para IPv6, a informação será semelhante à apresentada na imagem seguinte.
Espaço de endereçamento IPv6
A maior vantagem apresentada pelo IPv6 em relação ao seu antecessor IPv4, é o facto do endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits oferecidos pelo IPv4. Isto resolve o grande problema de falta de endereços disponíveis pois, com 128 bits é possível endereçar um total de : 2^128 = 340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa que podemos não nos preocupar (talvez) com a questão de falta de endereços nos próximos (muitos) anos. Ora a leitura daquele número enorme em inglês será algo do tipo:
340 undecillion, 282 decillion, 366 nonillion, 920 octillion, 938 septillion, 463 sextillion, 463 quintillion, 374 quadrillion, 607 trillion, 431 billion, 768 million, 211 thousand and 456 , uffa que isto custa
Para ajudar a colocar esse número em perspectiva, um espaço de endereço de 128 bits oferece 655.570.793.348.866.943.898.599 (6,5 x 10^23) endereços por metro quadrado de superfície terrestre.
É importante observar que a decisão de criar o endereço IPv6 com capacidade para 128 bits não foi para que cada metro quadro da superfície terrestre tivesse 6,5 x 10^23 endereços. Por serem muito mais longos que os endereços IPv4, os endereços IPv6 são representados através de caracteres em hexa. No total temos 32 caracteres, organizados em oito quartetos e separados separados por dois pontos.
Em Resumo…
O novo protocolo da Internet (IPv6), não pode ser visto como tábua de salvação para todos os problemas de redes mas é um óptimo princípio… Oferece alguns benefícios significantes em alguns aspectos, como seja a mobilidade e auto-configuração, e retira opções que se tornaram obsoletas ao longo dos tempos por parte do IPv4. As novas capacidades previstas para este novo protocolo vão propulsionar a criação de novas aplicações com capacidades que até hoje eram impensáveis, devido às limitações da versão da versão do protocolo existente.
Artigos relacionados
Homepage: Testar conectividade IPv6
Este artigo tem mais de um ano
Eu não tenho ipv6. Espero que o tenha antes do dia 8 de junho…
o meu aparece como a segunda imagem excepto o quadrado vermelho. No sitio do quadrado vermelho aparece azul… 😛
Depois mudei para “Tests Ran” e aparece bad.. Isto deve querer dizer que tenho IPv6 mas está fraco… :S
Bom Post 😀
por aqui também nao há IpV6, já agora digam qual é o vosso ISP para ficarmos a saber quais os ISP’s que disponibilizam o IpV6.
O meu isp é a Cabovisão
Nada… Sou Sapo.
Cabovisão, Chrome.
7/10 IPv4
7/10 IPv6
Aqui tudo OK…
Curioso. Sou cabovisão, uso Chrome e estou a obter 7/10 e 0/10! =S
O Meu ISP tambem é Cabovisão e tenho IpV6.
Anda aí gato!!! 😀
Aqui também nada!
Vodafone 😕
Telepac ADSL – não é zona telepac
You have no IPv6 address.
Não há nenhum operador ainda há usar IPv6. Primeiro vão fazer updates das redes cores e só depois é que fazem update das redes de acesso…
Por isso, fiquem à espera sentados. A única rede de PT pública que conheço com IPv6 é a rede da FCCN.
“a usar IPv6”
sério? o.O
Your IPv4 address on the public internet appears to be 193.136.173.41 –> IP da Universidade de Aveiro
You have no IPv6 address. [more info]
Eu também ainda não tenho IPv6.
O meu ISP é a CLIX e tenho o serviço por ADSL.
2nd screen… Meo…
Peço desculpa pela minha ignorância mas não é necessário ter o protocolo IPv6 instalado/activo/configurado no nosso computador?
O protocolo IPV6 já vem activo na maioria dos sistemas operativos actuais por omissão (experimenta fazer “ping ::1” na linha de comandos do teu sistema para se o teu sistema responde a pedidos IPv6). Neste momento problema está nas redes dos ISP’s e na configuração dos equipamentos de acesso à rede que ainda não estão configurados para utilizar esta versão do protocolo (alteração que me parece que vai ser complicada, pois vai ser necessário actualizar muitos firmwares de muitos routers para suportar as novas configurações).
No Linux o IPv6 ja vem activo por omissão. No windows XP é necessário abrir a linha de comandos e escrever “ipv6 install”. Windows Vista e 7, o protocolo IPv6 também ja vem activo
Eu uso o Firefox 6 b9 e tenho Windows 7, internet 60 mbps da Zon (fibra). Ainda assim, tenho 0/10 no IPv6 🙁
O que posso fazer para melhorar esta situação?
Ainda por cima no IPv4 só tenho 7/10 -.-
Não percebo muito do assunto, gostava que me esclarecessem por favor :p
Firefox 6? Andas uns anos a frente dos outros todos 😀
Deixa lá essa merda que quando foi para ter ipv6 os ISP’s preocupam-se com isso.
Firefox 4, my mistake xD
Mas então, o meu suporte a IPv6 apenas depende do meu ISP?
Nada de ip6 Vodafone adsl
Eu tenho!
Uso TMN Banda Larga, e aparentemente está tudo ok!
Resultados:
-> http://dl.dropbox.com/u/2167398/Ficheiros/ss/ipv6.png
-> http://dl.dropbox.com/u/2167398/Ficheiros/ss/ipv6_2.png
confirma-se, também tenho banda larga TMN com resultados de 7/10 em IPv6 e IPv4.
Idem
Vocês têm Utorrent com teredo activado? Se tiverem não se iludam, porque é devido a isso…
Se os vossos DNSs em IPv6 não resolverem, é porque estão com outro método que não o do ISP.
eu não tenho Utorrent.
E quanto ao DNS fazer o resolve a imagem do Ricardo Pereira indica que o dele faz, e o meu (que uso o serviço de DNS da Comodo) também faz o resolve para IPv6.
Além disso tendo conectividade IPv6 a forma como o DNS faz resolve não me parece importante desde que o faça 🙂
Como estão por aí a falar e bem alguns “poucos”, este teste (e já agora para quem pensa que tem IPV6 leiam om atenção o que vos diz!), No caso do Ricardo Pereira, ele está ligado com um operador/Servidor/etc.. que lhe está a oferecer o 6to4, que é uma maneira de um servidor receber o ipv6 nativo e convertê-lo nos seus servidores para IPV4 e então reencaminhá-lo para o cliente.
Existe também a possibilidade de todos nós activarmos o “teredo” que é um protocolo nativo do windows XP/VISTA/7 basta saber activá-lo e ter as portas na firewall abertas que ele encarrega-se de ir aos servidoreszinhos da microsoft e reencaminhar o cliente para o endereço IPV6.
Quanto a IPV6 nativo ainda não se sabe quem vaia adoptar 1º, mas cheira-me que só quando a PT começar a mudar as suas infraestruturas é que o resto vai atrás.
eu tenho.
7/10 no v4 e 0 no v6
Isso quer dizer que não tens.
Mas nos testes esta tudo verde (MEO)
Resta saber uma coisa, os screens são de quem realizou o artigo ou tirados da internet?
sao meus de 2 operadores diferentes. FCCN e Meo
Estranha é essa subnet 2001:0db8:85a3::/48. Qual é a entidade ligada à FCCN com essa subnet atribuída? Aqui na UC é tudo 2001:690:2160::/48.
Como é óbvio, não divulguei o meu IP…mas somos instituições vizinhas 🙂
Divulgar o prefixo é diferente de divulgar o sufixo. Mas tudo bem, só fiquei confuso 😉
Pena é que aqui no próprio departamento de informática não haja um único IPv6. Está na gaveta por falta de “mão-de-obra”, isto é, pessoas interessadas em fazer um estágio nesse âmbito.
Já te arranjamos uns candidatos para trabalhar nessa área, que achas? 🙂 Estava a ver se te conhecia, mas a tua página nem em IPv4 nem em IPv4 🙂
Como já não dá para responder mais abaixo, vai aqui em cima:
O meu site está “Under Construction” até eu ter tempo, o que escasseia por estes lados. De qualquer forma, a questão dos estágios teria que ser na altura em que é feita a publicação anual.
Alguma dúvida, o e-mail está ok 😉
Isto quer dizer que quem tem meo já tem suporte ao IPv6. O que é o meu caso.
eu tenho, e tenho meo
10/10 IPv4
0/10 IPv6
Clix Fibra
Eu tenho #obrigatoriamente# IPv6 por Teredo e por tunel SIXXS.
Em português seria:
340 Mil 282 Quintilhões 366 Mil 920 Quadrilhões 938 Mil 463 Trilhões 374 Mil 607 Bilhões 431 Mil 768 Milhões 211 mil 456
Coisa pequena digo desde já 🙂
quando tudo tiver IP, se calhar são poucos 🙂
infelizmente aqui no brasil nao temos ipv6 ‘-‘
Ainda não? mas é geral?
A página oficial mostra o contrário:
http://www.ipv6.br/IPV6/MenuIPv6Transito
10/10 for your IPv6 stability and readiness, when publishers are forced to go IPv6 only
http://www.webpagescreenshot.info/img/941309-115201183410PM
Esse suporte não poderá depender da placa de rede e router em uso?
Tenho Sapo ADSL, zona não SAPO, e os resultados são positivos:
http://goo.gl/rxtdJ
A conectividade IPv6 ou IPv4 não depende da placa mas sim do suporte da operadora para o mesmo. Não tens um túnel criado? Vejo lá TEREDO, confirma la isso 🙂
bem sei… lol
eh eh eh…querias enganar o pessoal 🙂
não, não tenho aqui qualquer alteração ou algo do género. Como está é o que deu.
Só disse aquilo porque não sei ao que te referias. Agora, que fui ver o que é um túnel em redes, confirmo-te que não é nada disso.
A minha ligação aqui é:
– linha ADSL > router D-Link DVA-G3170i da SAPO > router Fritzbox 7170 > rede local.
Como o D-Link é mais estável no ADSL, tenho-o como brigde e o Fritzbox faz a ligação PPPoE no D-Link. Só se isso for considerado um túnel…
Tudo pronto. Venha ele 😀
http://img202.imageshack.us/img202/4421/ipv6.jpg
Acho que andaste a aldrabar a imagem 🙂
Retirei apenas os IPs 😉
Eu não tenho ipv6. 🙁
Serviço Meo (Funchal)
Como disse antes, tenho 0/10 na conect. IPv6, mas já tenho um endereço IVv6 e um serviço IPv6 (Teredo)… Por isso, acho que dia 8 estarei pronto.
7/10 IPv4 e IPv6
“Oferece alguns benefícios significantes em alguns aspectos, como seja a mobilidade e auto-configuração”
Quais são os benefícios em termos de mobilidade e auto-configuração?
“retira opções que se tornaram obsoletas ao longo dos tempos por parte do IPv4”
Quais opções?
A nível de auto-configuração, passa a ter configuração stateless por exemplo.
A nível de mobilidade, permite mais segurança com o Return Routability e também o desaparecimento do conceito de Foreign Agent, entre outros.
Quanto às opções, não sei a quais o autor se referia. No entanto, tens por exemplo os endereços de broadcast que não fazem sentido se tivermos multicast nativo como no IPv6.
“Sabem o que se realiza dia 8 de Junho?”
Faço anos! 🙂
O meu operador é MEO e já tenho IPV6.
1 abraço.
Jorge Salvador.
Boas pessoal do ppl.!
340 undecillion, 282 decillion, 366 nonillion, 920 octillion, 938 septillion, 463 sextillion, 463 quintillion, 374 quadrillion, 607 trillion, 431 billion, 768 million, 211 thousand and 456.
Até tira o folego, a ler este “número gigante” parece um comboio que nunca mais acaba.
Cumprs.!
Acho que não funciona no Opera. 🙁
Desenterrar este topico.
Para o pessoal da cabovisao que tem ipv6 têm dns server de ipv6? é que se nao o trafego contigua a ir 99.9% por ipv4.
Isto é, pelo menos no windows ele vai priorizar sempre o ipv6 mas para isso precisa de ipv6 dns server. voçês têm? eu nao :s
e passados 8 anos…
não tinha na altura e não tenho ainda….
agora preciso aceder a um servidor por ipv6 e não consigo…
No final de 2021, cerca de 10 anos e meio depois deste anúncio, constata-se que a NOS continua a não disponibilizar o IPv6, nem dá mostras de ter intenção em o fazer. Infelizmente passou a ser prática corrente este operador decidir o que é melhor para os clientes… E como a maioria só quer saber é se a net funciona, essa mesma maioria não quer saber como funciona desde que funcione… Então continua tudo na mesma… Mas a publicidade a isso até foi feita, também há 10 anos atrás… Promessas vazias…
“não pode ser visto como tábua de salvação para todos os problemas de redes”
Você quis dizer: panaceia?