MRTG – O tráfego da sua rede em gráfico
Ontem recebi um e-mail de um colega que me questionava sobre a existência de uma ferramenta que permitisse ver em gráfico o tráfego da sua rede. A ideia era ter um pequeno site disponível internamente, onde pudesse monitorizar vários segmentos da sua rede e assim avaliar eventuais problemas devido ao aumento de tráfego.
De forma a conseguir implementar o pretendido, indiquei-lhe o popular Multi Router Traffic Grapher (MRTG).
O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) é uma ferramenta de monitorização bastante conhecida e usada, que permite gerar páginas HTML com gráficos, cujos valores são obtidos via SNMP (ou através de scripts específicos, desenvolvidos para o efeito) de alguns equipamentos activos de rede (ex. switchs, routers). O MRTG foi desenvolvido em Perl (recorre também a um módulo desenvolvido em C) por Tobias Oetiker e Dave Rand.
O relatório de tráfego para um determinado link pode ser apresentado em quatro gráficos: diário, última semana, últimas cinco semanas e último ano.
Principais características
- Monitorização de tráfego
- Leitura de valores via protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) ou através de scripts específicos
- Disponibilização da ferramenta CFGMAKER, que permite gerar facilmente os ficheiros de configuração do MRTG
- Disponibilização da ferramenta INDEXMAKER para gerar páginas de índices (no caso de termos muitas interfaces a serem monitorizadas).
O MRTG é uma ferramenta fantástica e de grande ajuda para qualquer administrador de uma rede de dados. Através da informação produzida, podemos ter uma ideia do que se passa na nossa rede e detectar eventuais “picos” na utilização mesma.
Já conheciam esta ferramenta? Usam?
Licença: GNU General Public
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: Várias versões
Homepage: MRTG
Este artigo tem mais de um ano
Se calhar antes de falarem em MRTG podiam falar em SNMP, que é basicamente o protocolo que o MRTG usa para gerar graficos.
Boas Nuno,
Primeiro damos o “rebuçado” e dependendo do feedback dos utilizadores, podemos ir a parte mais técnica 🙂
Por falar em SNMP…
Gostava de ver oque anda o Router MEO(thomson) a fazer todo o dia 🙂
Ligar o SNMP só mesmo por Telnet…e comamdos pro Ios sabem?
SNMP no router thomson não é possivel nas versões mais novas de firmware… infelizmente
Dá mais uma entrada no SNMP poxa! 🙂
Tem muita documentação por aí mas a vaselina que vcs usam, faz entrar mais facil na galera!
aushduahd, abç
Ou dar talvez um cheirinho de Nágios….. -.-
O “cheirinho” já está aqui: https://pplware.sapo.pt/networking/nagios-%E2%80%93-monitorizacao-open-source/ 🙂
Profissionalmente, utilizo o OpenNMS, talvez mais adaptado ao ambiente empresarial.
Mas lá para caso, é um caso a ser considerado!
Interessante solução.
Pedro, se fizerem algum artigo sobre OpenNMS ou afins, podes contar com a minha experiência no assunto (não é muita mas já é alguma coisa) 🙂
Boas Vitor,
Se quiseres fazer estás a vontade. Manda-me isso para o e-mail. Pelo que estive a ver parece ser uma plataforma bastante interessante.
Abraço
–PP
Eu uso o Cacti (http://www.cacti.net)
Ando com problemas para executar estes programas, acho que é só código fonte…
Eu gosto mais do Cacti, é mais simples de configurar… é tudo via webpage, enquanto o MRTG temos que configurar todos os ficheiros á mão…
O MRTGé porreiro mas chato… O CACTI faz exactamente o mesmo, mas de forma muto mais amigável, recomendo… Se queremos ir para outro nível é mesmo com NAGIOS 🙂
O CACTI também é muito bom, mas tive problemas com o RRD, misteriosamente ele parava de coletar dados via SNMP dos meus equipamentos, troquei para o Zenoss que é uma espécia de Nagios+Cacti juntos. []’s
Olá. Um outro excelente sistema de monitoramento baseado em SNMP, com suporte à gráficos (MRTG), é o Zenoss. Completíssimo. http://www.zenoss.org
é muito bom, infelizmente só na versão paga é que temos acesso a algumas coisas..
No meu caso, uso apenas para monitoramento dos equipamentos ativos de rede (Switches e roteadores), coletando dados para o MRTG e alertas de disponibilidade (Se o equipamento para de funcionar, recebo um e-mail instantaneamente).
Eu utilizo o NetWorkx e o PRTG Network Monitor (versão free). E gosto de ver outras sugestões que dão nos comentários e também gostaria de ver o artigo que vem depois do “rebuçado”.
Há muito que desisti do mrtg (old) e me virei pro cacti como alguns de vós… mas não concordo com o “The STK”! Eu tenho o cacti e nagios a correr em simultâneo cada um com a sua tarefa e não se atropelam.
Eu uso uma combinação do CACTI com o Big Brother 4, para a monitorização do dia a dia servem-me bem.
Se quiserem uma coisa “mesmo a sério” têm o netbrain (http://www.netbraintech.com/), é produto um pouco diferente, e pago, mas, especialmente para redes grandes, é dos melhores produtos para simulações de tráfego, troubleshooting, analise, etc…, de redes que conheço.
Muito obrigagado, tou a dar disso na Faculdade em ISI (interligação e gestão de Sistemas informaticos). Primeiros fiz com SNMP,no debian, e depois utilizar o MRTG, tambem no debian . E obrigado do link sobre o Nagios, muito útil. Também irei dar o Cacti lá. lol, Continuem que estao a ir bem.
Melhor do que todas as ferramentas aqui mencionadas é o Zabbix Monitoring Solution.
Concordo, o Zabbix é excelente!
Muito bom artigo, eu não conhecia essa ferramenta, obrigado!