PplWare Mobile

GLPI – Gestão total do seu parque informático

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Rodrigues says:

    Já uso a aplicação há imensos anos. Muito bom, de fácil implementação e gestão. Administra muito bem equipamentos de rede que funcionam por snmp, incluindo impressoras.

    Muito bom mesmo.

  2. Cláudio Catarino says:

    Exelente 😉

  3. Tiago Rodrigues says:

    Ainda por cima, estão disponíveis fantásticos plugins, que de forma automática exportam para a aplicação em xml o hardware e software dos equipamentos.

  4. David Oliveira says:

    Usamos o GLPI na empresa em conjunto com o OCS inventory e só posso dizer bem!

    • Jorge Lafuente says:

      Também utilizo o GLPI em conjunto com o OCS Inventory e não tenho nada a apontar. Toda a gente, que esteja directamente ligada à gestão de um parque informático, deveria pelo menos testar. Não se vão arrepender.

      • Redin says:

        Finalmente consegui perceber o conceito mas depois de tudo instalado, parece-me que para que os dados sejam recolhidos pela rede de forma a serem apresentados pelo GLPI necessita de um agente.
        A ferramenta funciona mas não me aparecem dados das existência na rede. O tal agente é o OCS Inventory?

        • DominioTXT says:

          Sim. O GLPI trabalha com os dados coletados pelo OCS. A aplicação OCS por usa vez é um serviço que voce instala no mesmo servidor do seu GLPI, porem para que o OCS consiga capturar as informações do seu PARQUE, é preciso instalar o AGENT nas estações, pois a aplicação OCS AGENTE funciona como um cliente, que dispara relatório sobre a maquina local, para o servidor.

  5. Tiago says:

    já usam isso onde trabalho hà algum tempo.
    funciona bem mas tem problemas com bds grandes, os upgrades costumam dar raia (n sao totalmente retrocompatíveis).
    além disso a nova versao guarda logs de tudo, o que é bom, mas quando a bd atinge 20gb fica impossivel de usar.

  6. Marco says:

    É interessante ver que inúmeras pessoas em portugal usam estas ferramentas.
    Eu uso à 3 anos em produção e só tenho a dizer bem…

  7. Alexandre Vieira says:

    O Município da Lourinhã usa o GPLI desde 2006. Realmente é uma ferramenta Fantástica e Open-Source.

  8. Daniel Gomes says:

    Viva,

    Eu procuro algo mais minimalista, mas que verifique eventos básicos, tais como, erros de SQL/AD, espaço livre em discos e eventos da controladora RAID.

    Alguma sugestão?

    Obrigado

  9. Andre Silva says:

    Para quem não conhece, o FusionInventory é um dos plugins mais poderosos de inventariação para o GPLi. Recomendo vivamente.

  10. Gerardo says:

    Gostaria de perguntar aos colegas que usam, se o GLPI se adapta à gestão de parques em multi clientes. Ex: Empresa A e Empresa B em que posso defenir um responsável pela A que vê tudo da A (pedidos, inventário, etc) mas nada da B. ?

  11. paulosousa says:

    eu precisava de um que colocava o material informático disponível, horas do dia, salas, para fazer requisição de equipamentos informáticos e outros? existe alguma coisa para isso?

    • Alexandre Vieira says:

      Sim, tem uma parte para fazer reservas de equipamentos que já tens no inventário, depois podes adicionar o que quiseres, tipo salas, telas de projecção, o que quiseres.

  12. Penso que o SpiceWorks é melhor…

  13. Ric says:

    Sou ainda cliente fiel do Spiceworks. Ainda é o nº 1 para mim.
    Mas irei fazer uns testes sem sombra de duvida.

  14. Luis says:

    Boas pessoal, estava a pensar desenvolver uma aplicaçao para minha empresa de gestao de materiais, materiais digos tudo o que é informatica, desde pcs, a cargadores, cabos, etc.

    Experimentei o spicework mas fiquei com a ideia de que fazia inventario do que esta ligado á rede. no entanto eu tenho material que compro e é dado a empregados que nunca mais vejo ate serem despedidos. Preciso de uma soluçao que me eu tenho o material onde e’dado um numero interno, ese material pode ser colocado num espaço ou a uma pessoa o GLPI serve esse preposito?

  15. Cicero Souza says:

    Saudações.

    Baixei o FusionInventory (0.84+2.2) para meu GLPI e no lugar de aparece o botão instalar/habilitar no GLPIe (Plugins) aparece a seguinte mensagem: “fileinfo de extensão (PHP) é necessária…” como resolvo isso.

    Obrigado.

  16. Erebus says:

    os dados dos equipamentos têm de ser metidos à unha? existe algum pluggin que varra a rede e identifique os equipamentos activos, marca e modelo e respectivo IP e MAC?

  17. Hugo Fonseca says:

    Parece-me interessante. Alguém que me ajude a instalar e configurar o programa?

  18. Nkrumah Charumbo says:

    o link da aplicação já nao esta disponivel.

  19. Pedro Mendonça says:

    Atualmente uso o GLPI para gestão de equipamentos na empresa onde trabalho e continua a ser uma excelente ferramenta para tal. Mas faz me falta uma ferramenta que faça a parte de design do mapa de equipamentos para gestao de parque informatico. Ou seja, neste momento uso o yEd para o design do parque informático, onde mostra os equipamentos por sala, piso, etc.. A minha questão é se no GLPI existe algum plugin que possa juntar a parte do yEd (design de parque informático) ou existe alguma ferramenta open source que tenha estas 2 componentes (inventário + design do mapa de parque informático)?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.