Análise – PowerLine dLAN 200 AV Wirerless N – Parte I
Taxas de transferência de 200 Mbps em qualquer lugar
Este artigo tem como objectivo a análise do Kit dLAN 200 AVsmart+ Powerline da Devolo. De forma a organizar melhor a informação, vamos dividir este análise em duas partes: Parte I – Apresentação do Kit PowerLine dLAN 200 AV Wirerless; Parte II – Cenários e Configuração do PowerLine dLAN 200 AV Wirerless N.
Desde já o nosso obrigado à devolo AG, empresa alemã que é líder mundial no desenvolvimento de soluções para redes domésticas baseadas em tecnologia powerline, pela cedência do kit powerline dLAN 200 AV Wireless N, que integra num só produto uma solução powerline de 200 Mbps com acesso a redes Wi-Fi de alta velocidade Wireless N e um switch Ethernet de 3 portas.
Muitos leitores têm-me questionado sobre a melhor forma de dar cobertura a determinadas áreas das suas casas. O Powerline pode ser uma solução simples e muito fiável!
Depois da nossa análise ao Kit dLAN 200 AVsmart+ Powerline ou vamos conhecer a solução PowerLine dLAN 200 AV Wirerless N.
O que faz parte do Kit powerline dLAN 200 AV Wireless N?
Adaptadores PowerLine 2x dLAN
- dLAN 200 AVmini (tomada + 1 porta RJ45)
- dLAN 200 AV Wireless N WP (tomada + 3 portas RJ45) – leds de indicação (On/Off, WPS e dLAN)
- 1 cabo de rede
- Manual
O que é a tecnologia dLAN?
dLAN (direct Local Area Network), é uma tecnologia inteligente e segura, com a qual o utilizador pode criar, de um modo bastante simples, rápido e económico, uma rede doméstica através da rede eléctrica, sem grandes custos e sem a necessidade de andar a passar cabos. A tecnologia dLAN suporta actualmente velocidades semelhantes às outras tecnologias LAN.
O que é a tecnologia WLAN?
WLAN (Wireless Local Area Network) é a tecnologia que permite a interligação de computadores e outros dispositivos, através de tecnologias rádio (sem fios). Uma vez que o acesso à rede sem fios não é controlado, (ao contrário de tecnologias como LAN - cabo de rede ou dLAN - rede eléctrica), o dLAN 200 AV Wireless N WP implementa um conjunto de medidas de segurança, como por exemplo a possibilidade de ocultar o nome da rede (SSID), codificação da informação transmitidas e controlo de acessos.
Desta forma, dispositivos móveis como notebooks, tablets ou smartphones podem facilmente ligar-se sem fios a uma rede doméstica powerline baseada em adaptadores devolo dLAN; ao mesmo tempo, computadores de secretárias, dispositivos NAS, impressoras de rede ou até consolas de jogos, leitores de Blu-ray e televisores são ligados com cabos de rede, proporcionando assim ligações de alta velocidade e de enorme fiabilidade.
Principais funcionalidades/características do dLAN 200 AV Wireless N?
O dLAN 200 AV Wireless N permite-lhe estabelecer, de modo rápido e simples, ligações entre WLAN, dLAN e LAN
- Como ponto de acesso WLAN, o adaptador estabelece a comunicação entre dispositivos WLAN e uma rede LAN ou dLAN existente;
- 3 portas LAN para a ligação de computadores ou outro tipo de dispositivos de rede com suporte para este tipo de ligação (ex. impressoras,dispositivos NAS, impressoras de rede, até consolas de jogos, leitores de Blu-ray, TVs, etc)
- Através do dLAN 200 AV Wireless N, o utilizador pode alargar o raio de acção (Raio de alcance 300 - sem a necessidade de passar cabos) e reconfigurar a qualquer momento a sua rede doméstica (ex. o adaptador pode funcionar em qualquer divisão, desde que haja uma tomada de corrente eléctrica)
- Wlan 802.11 b/g/n – 300 Mbps;
- WPS - Wi-Fi Protected Setup
- 3 anos de garantia
Funções do dLAN 200 AV Wireless N
O dispositivo dLAN 200 AV Wireless N disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador configurar e monitorizar o equipamento.
- Luzes de Aviso
- Verde (Power) - acende quando o dLAN 200 AV Wireless N está operacional
- Verde (dLAN) - a ligação à Internet é adequada para streams de vídeo HD; pisca durante a transferência de dados
- Cor de laranja (dLAN) - a ligação à Internet é adequada para streams de vídeo SD e para jogar online; pisca durante a transferência de dados
- Vermelho (dLAN) - ligação à Internet é adequada para transferência de dados simples e para o acesso à Internet; pisca durante a transferência de dados
- Verde (WLAN) - acende quando existe uma ligação à rede dLAN, pisca em caso de transferência de dados
- Verde (Ethernet) - acende quando existe uma ligação à rede Ethernet, pisca em caso de transferência de dados
- Botão
- O botão ON/OFF - permite activar ou desactivar a função WLAN.
O código WLAN por omissão é a Security-ID do dLAN 200 AV Wireless N (16 dígitos), encontra-se na parte de trás do equipamento.
-
- Botão WPS - Com o botão de codificação WPS (Wi-Fi Protected Setup - norma de codificação desenvolvida pela Wi-Fi Alliance para aumentar a segurança numa rede doméstica WLAN) é possível proteger a rede WLAN.
- Botão dLAN - Através do botão de codificação dLAN é possível proteger a rede dLAN.
Um ponto de acesso sem fios em cada tomada eléctrica
O sistema dLAN 200 AV Wireless N da devolo é ideal para criar zonas de acesso sem fios em vários locais de uma casa de habitação ou escritório.
Basta ligar o adaptador powerline dLAN 200 AV Wireless N a uma tomada de corrente eléctrica para que essa área possa ser usada como ponto de acesso Wi-Fi.
Depois só precisa de usar um adaptador powerline devolo normal ligado ao router para que todos os dispositivos tenham instantaneamente acesso à Internet.
A conjugação da tecnologia Wi-Fi b/g/n, com o seu potencial de transmissão teórico de 300 Mbps, é perfeita como complemento da tecnologia powerline de 200 Mbps.
Os adaptadores devolo powerline dLAN são a solução perfeita para ultrapassar interferência e evitar a perda de sinal através de paredes, mas a devolo também optimizou ao máximo o adaptador sem fios powerline dLAN 200 AV Wireless N.
O sistema devolo dLAN 200 AV Wireless N está disponível em Portugal a partir de 99,99 euros. O pacote com um kit que integra ainda um dispositivo dLAN 200 AVmini custa aproximadamente 149,99 euros.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Este aparelho era fornecido pelo meo, aquando das primeiras instalações do serviço, à cerca de 3anos, mas acabaram com a sua distribuição, pelo menos foi o que um técnico do meo me disse, quando um dos aparelhos que tinha em minha casa avariou. Ouvi uns rumores, de que este sistema era bastante prejudicial para a saude, pois funciona numa frequência bastante elevada, na rede eletrica de casa, logo emite muita radiaçao. Algum sabe mais promenores?!
Ando a pensar numa coisa destas a algum tempo, até porque tenho o modem na sala e para usar no pc do escritório, a net, uso cabo(e lá anda o cabo a vista pelo chão), porque o sinal wireless que chega não é grande coisa.
Se bem que continua a não estar muito barato..
E se alguém tiver alguma informação sobre o que o Miguel disse, que se pronuncie 😉
Mesmo a calhar, na sexta feira passada tive formação desta marca. Coloquei essa pergunta e garantiram-me que o teu portátil emite mais radiações durante o funcionamento que o powerline (verdade ou não, não tenho como saber).
Fiquei curioso com o produto e testei ao chegar à loja, liguei um 200 plus ao meu router e um wireless numa tomada próxima… Maravilha… Tentei levar o wireless para o refeitório (a menos de 300 metros) e nada…
Eu tive formação na segunda. Amanha vou testar na loja a ver se da alguma coisa nas tvs…
EH EH, também foi com o alemão? E souberam dizer o que significa QoS?
quality of service parecia uma coisa fora de serie
No meu grupo só eu conhecia o significado… é grave para quem vende material para redes…
Mal a saúde?! Ui!
Por acaso não estas a falar do termo PowerLine em inglês que são as aquelas torres com os cabos eletricos?!
Isso sim.
nao, nao me refiro a essas powerlines, mas sim às du post !! dahhh
Miguel faz mal à saúde?
Nem pensar numa coisa dessas, aliás o Microondas deve ser bem mais prejudicial 😀
Este tipo de rede é muito estável e leva o sinal com muita qualidade a locais bem distantes de uma habitação.
Experimentem e não fiquem preocupados pois não produz qualquer interferência.
Isto quase que me faz lembrar a história dos access points. Em tempos, montei montei um access point a um colega e este queixou-se que começou a ter problema de coluna…talvez por causa das “fortes” radiações :). Questionei se o access point lhe tinha caído em cima…
Segundo alguns estudos que li, o nosso corpo tende por norma a adaptar-se a estas radiações “Wireless”, “3G”, “GPRS” “Microondas”….
Acho que temos de começar a eliminar os “boatos” !!!
como eu disse ja tive isso em casa a funcionar muito bem, à 3 anos atras mas quando um avariou us tecnicos em vez de substituírem, disseram-me k era melhor passar um cabo, para a outra box, pk iam deixar de distribuir akilo. bem sei k funciona bem, aliàs quando keria mudar o pc du quarto para a sala, leva-va sempre o powerline, para ter net.
Viva!
Na realidade a MEO andou a instalar aparelhos idênticos, mas as suas marcas era Contrend ou Corinex, cujas características eram inferiores (não tinha AP wireless).
Deixo o alerta que pode não ser tão simples ligar estes aparelhos, há que ter em conta que todos os PLCs tem de estar na mesma linha eléctrica, isto porque normalmente as cozinhas (por exemplo)estão protegidas num circuito à parte.
Um abraço
Não têm de estar necessariamente no mesmo circuito. Basta que os circuitos se juntem – o que acontece, ao chegarem ao contador – para o sinal passar entre circuitos.
Mas claro que não há nada como experimentar…
Um bocadinho caro, não?
tens versões bem mais baratas, mas como é certo não têm tantas características!..
no ebay(assumindo que o formato da tomada não é o mesmo q o nosso, ou seja, precisa de conversor) encontras por 40£ com 1 entrada apenas de rede, e sem wifi!…,
mas pelo menos fica-te mais barato!
Obrigado Lourenço. 😉
Pelo que me disseram este sistema tem um inconveniente que foi o que me levou a não optar por instalar powerline.
A minha casa é de 2 andares, e tenho 2 fases, ou seja, tenho um quadro eléctrico no primeiro andar e outro no R/C.
Por vezes acontece que a luz falha-me dentro de casa e fico sem electricidade no andar de cima mas em baixo continua a haver electricidade. basta ir ao quadro eléctrico e puxar o disjuntor que está em baixo. O que me disseram era que se colocasse um dos adaptadores powerline em uma das fases e o outro adaptador em outra fase, não havia comunicação entre eles…
Isto é verdade ou quem me falou disto percebia tanto como eu?
Tal como tu, a minha casa tem também 2 andares com quadros independentes e tenho Powerline entre estes 2 andares a comunicarem sem problemas.
Para alimentares o andar de cima, vais buscar electricidade à mesma fonte, certo? Logo tem de haver comunicação entre os dois quadros…
Tens 2 fases? Existe o sistema trifásico ou monofásico. Qual deles utilizas?
No caso de possuíres o sistema trifásico, caso as tomadas dos dois andares estejam a utilizar a mesma fase o sistema funciona sem problemas. Tens de saber se o electricista utilizou a mesma fase para as tomadas, porque normalmente o circuito da iluminação é diferente das tomadas.
Coloquei essa questão numa formação e garantiram-me que funciona em sistemas trifásicos, a passagem de dados entre fases dá-se por indução e basta que para isso haja uma proximidade inferior a 40cm entre fases nalgum ponto da instalação (no quadro as fases estão a distâncias inferiores)
Quando coloquei o meo foi me colocado este sistema, que avariou passado algum tempo, coloquei outro de outra marca e… avariou passado mais um tempo.
Para funcionar bem é necessário ocupar uma tomada, ou seja não deve ser colocado numa tripla.
O bom é que moro num 5º andar e posso ter rede na garagem com este sistema.
O AV 200 Plus pode ser ligado à parede directamente que continua a disponibilizar uma tomada. Podes ligar o que quiseres a essa tomada que ela filtra o ruído eléctrico, não perturbando a qualidade da ligação.
Confirma-se que isto faz mal à saude como está no 1º post?
Não é preciso esticar fios pela casa, velocidades até 200mbps e se não fizer mal á saúde, acho um produto 5 estrelas
200Mbps é optimista demais. Os meus Powerline 200Mbps dão 35Mbps. A vantagem que têm em relação à bridge Wireless que tinha instalada é, claramente, a estabilidade das transferências e latência.
Mesmo com esta velocidade estou bastante satisfeito já que estou a usar para ligar a minha PS3 à rede e aceder ao PS3 Media Server.
@paulomv
Como estás a avaliar os 35 Mbps? Por “cabo” apenas 35 Mbps????
Não faz nada mal. Que disparate 🙂
Sobre os eventuais problemas que podem causar a nível de saúde, vejam:
http://gladio.blogspot.com/2006/12/powerline-um-perigo-para-sade-pblica.html
Mas atenção: Não se fiquem só pela leitura do texto. Leiam todos os pontos cuidadosamente. Eu uso powerline, com meo, e para passar internet para todo o material que tenho na sala (meo, ps3, leitor multimédia e televisão). Uso um kit da Dlink que uma das peças tem apenas uma porta de rede, e a outra tem 3. Não tenho qualquer razão de queixa.
Segundo a Devolo, o chipset por eles usado é diferente do que normalmente se aplica noutras marcas, usa frequências muito mais baixas, para além que estes aparelhos são de redes locais, o blog para o qual apresentas o link fala (de forma um pouco alarmista) de distribuição de internet a larga escala e não local (até 300 metros) como neste caso.
Boas.
o link é do ano de 2006, é um bocado velho.
e vejam mais este link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication
vejam no fim da pagina os Standards organizations:
”
Standards organizations
Several competing organizations have developed specifications, including the HomePlug Powerline Alliance, Universal Powerline Association and HD-PLC Alliance. On December 2008, the ITU-T adopted Recommendation G.hn/G.9960 as a standard for high-speed powerline, coax and phoneline communications.[22] The National Energy Marketers Association was also involved in advocating for standards. IEEE P1901 is an IEEE working group developing the global standard for high speed powerline communications. In July 2009, the working group approved its “IEEE 1901 Draft Standard for Broadband over Power Line Networks: Medium Access Control and Physical Layer Specifications” as an IEEE draft standard for broadband over power lines defining medium access control and physical layer specifications. The IEEE 1901 Draft Standard was published by the IEEE in January 2010 and the final standard is expected to be published and ratified in September or October of 2010.
NIST has included IEEE 1901, HomePlug AV and ITU-T G.hn as “Additional Standards Identified by NIST Subject to Further Review” for the Smart grid in the United States.[23]
“
Boas, desculpem a falta de conhecimento sobre este assunto mas há uma coisa que eu não consegui perceber, este aparelho só transmite sinal de internet ou dá para transmitir tambem sinal TV? como por exemplo ligar o Router da MEO á meobox.
Se estiveres a falar da Meobox em IPTV, esta recebe o “sinal de TV” (streaming de A/V, tipo youtube) pela net, logo, como qualquer aparelho que se liga à net, podes usar este sistema. Se estiveres a pensar nas boxes de satélite, precisas de uma parabólica, não tem relação nenhuma com net.
Estes artigos normalmente passam sempre a mensagem de que é barato montar uma rede deste tipo.
Claro que não é, se tenho de ligar um aparelho a cada tomada. Agora, em termos de comodidade, isso sem dúvida. Não anda cablaria espalhada pela casa e teoricamente tenho disponível sempre uma velocidade constante. Pelo que os adaptadores a comprar até podem ser os mais básicos.
A utilização em tomadas triplas funciona mas fica mais dificil de detectar por vezes. Mas quando detecta, não se vai abaixo (pelo menos não dava por isso).
Em termos de segurança, não sei como funciona o wireless, mas a versão física tinha password de acesso à rede. Não me recordo dos pormenores, mas depois de compreender foi fácil adicionar os terminais.
Em termos de suporte, tive algumas questões às quais me responderam rapidamente… Até me deram a referência no manual, onde eu deveria ter ido ler antes de mandar mail a perguntar 😛
Os habituais trolls anti-powerline são sempre os primeiros a postar…
1. “Malefícios para a saúde”: a informação que circula na net sobre o assunto é referente ao powerline usado (em projectos piloto, nunca implementado em larga escala) pelos ISPs. Não estamos a falar deste tipo de Powerline.
2. Na sua edição de Janeiro de 2011, a revista da DECO (Proteste), publicou um teste sobre adaptadores Powerline. O melhor (por uma larga margem, foi o da Devolo). O teste está em http://www.deco.proteste.pt/20110101/adaptadores-powerline-Attach_s629541.pdf (para users registados apenas)
3. Trífásica. Sim, funciona. A Devolo é lider destacado na Alemanha, onde TODAS as casas particulares têm instalações trifásicas desde há anos. Há uma FAQ em http://www.devolo.pt/index.php?domain=pt&topic=faqs.
Nesse teste da proteste também foi referido que o consumo de electricidade é equivalente a uma maquina de lavar loiça ma vez por semana,não sei se é muito mas fiquei a pensar….
É verdade. Acontece que em termos de consumo o teste não fala da Devolo em particular (o que é pena) mas dos dispositivos powerline em geral, indicando um consumo médio de 5 Watts por cada dispositivo.
Acontece que, no caso da Devolo, esse consumo é muitissimo mais baixo, uma vez que eles só registam o consumo nominal quando em funcionamento (3 a 4 Watts no caso da Devolo, cerca de 5 Watts no caso de outras marcas); quando não detectam sinal, ficam em stand-by. O resultado é um consumo cerca de 60 Watts inferior aos dispositivos powerline convencionais.
Bom artigo mas Pedro, cortaste o chicote de Rj45 ? E depois como ligaste à PLC?
Brincadeira 😀
Continuação de um bom trabalho e para toda a equipa tambem!
gostava de saber como e que isto funciona… Por acaso nao sabem de alguem que tenha publicado uma explicação mais detalhada?
Tens uma FAQ (em Inglês) bastante completa no site da Devolo. Espreita em
http://www.devolo.com/consumer/faq-s-general-dlan-faqs.html?l=en
Confirmo que os 1os do MEO eram muito maus mas os actuais de 200MBPS para cima são muito bons e isto devido a terem estabilizadores de corrente.
Tenho ligado à XBOX 360 e vejo TV, foram fornecidos pela Vodafone e até hoje não tem havido chatices.
Bem, quanto ao fazer mal, isso é altamente discutível.
Sou físico (teórico), trabalhando em teoria de campo e a certeza do Sr. Victor dá-me um pouco de medo.
Os campos são altamente intensos quando nos acercamos da fonte, não só pela proximidade que inicialmente parece evidente (que não aumenta com o inverso do quadrado da distancia como se poderia pensar por analogia à electrostática), mas por uma particularidade relevante. Existem contribuições de campo próximo, ou near field, que faz com que o campo seja varias ordens de grandeza mais intenso. Não é relevante para o caso, o que importa é que em proximidade o campo é muito mais intenso do que se pode imaginar. (Se alguém está interessado ver soluções da eq. de Laplace que resulta em sistemas 3D em funções de Green [1]).
Assim, qualquer fonte destas será potencialmente perigosa se nos aproximarmos bastante (e não conheço as características do dispositivo, mas desta eu não me aproximava mais de 1 metro por períodos grandes de tempo).
Quanto a distâncias superiores, tenho mais medo do meu telemóvel do que desse dispositivo. 😀
Espero ter ajudado a esclarecer a dúvida
Ref. [1] – ISBN-13: 978-0471309321
Então quem diz isto:
Assim, qualquer fonte destas será potencialmente perigosa se nos aproximarmos bastante (e não conheço as características do dispositivo, mas desta eu não me aproximava mais de 1 metro por períodos grandes de tempo).
Quanto a distâncias superiores, tenho mais medo do meu telemóvel do que desse dispositivo.
Tem medo das minhas certezas? 🙂
Isto porque o que refere é tão verdade para este dispositivo como para tantos que nos rodeiam diariamente… não é verdade?
Na realidade este assunto é pertinente e seria interessante sabermos todos mais sobre o mesmo, mas afastando estas “doutas incertezas” alarmistas.
Nao me pareçe que sejam incertezas alarmistas, apenas recomendações! logico que cada pessoa faz u que bem intender i nao é condenada por isso, agora é bom as pessoas saberem da boa utilidade dos dispositivos, mas tambem dos seus contras, a partir daki cada um corre os riscos que bem quiser … na boa!
desculpa lá Pedro mas então o devolo dLAN 200 AV Wireless N (99€) inclui o quê?
só o dispositivo wireless
o dispositivo wireless + o dispositivo AV mini;
é que o artigo é sobre devolo dLAN 200 AV Wireless N, mas a imagem de apresentação tem um devolo dLAN 200 AV Wireless N starter kit, ou o starter kit inclui o dispositivo wireless e 2 AV mini.
cumprimentos.
@Nuno Mesquita. Há duas versões. Uma só com o dispositivo dLAN 200 AV Wireless N, que é aconselhado para quem já tem outros dispositivos powerline e só precisa de criar um ponto de acesso WiFi. O kit inclui, além disso, um dispositivo dLAN 200 AV mini. Foi este kit que foi testado. O preço do primeiro é de 100 euros; o do kit é de 150 euros. Já agora, um adaptador “mini” comprado separadamente custa 55 euros.
A vodafone instalou-me powerline em casa e de facto fiquei espantado com as distancias. É uma alternativa bastante viável ao cabo e como alguém disse, num prédio até podemos aproveitar para ter net na garagens/arrecadações que de outro modo não seria possível num prédio.
Relativamente às fases do circuito eléctrico (R,S e T), que chegam sempre a todas as casas independentemente se a instalação é monofasica ou trifasica, é possível que a ligação de comunicação seja efefectuada pela linha de neutro e assim, independentemente da fase a que cada tomada está ligada, existe a certeza que existe uma ligação fisica entre todos os neutros. Alguém pode confirmar sff. obrigado.
Pelo que sei, a passagem de dados é feita recorrendo ao par de condutores (fase e neutro) e entre as fases de uma instalação trifásica o sinal passa por indução desde que haja uma distância inferior a 40cm entre os condutores (normalmente no quadro), logo funciona na perfeição em trifásico. A Devolo tem a sua maior fatia de clientes no mercado nórdico que, devido à necessidade de maiores potências instaladas para aquecimento no inverno, usam corrente trifásica em instalações domésticas e raramente surgem problemas na transmissão de dados.
Boa tarde. Gostava de colocar-vos uma pergunta. O powerline transmite sinal por rede. Numa situação em que temou uma tv sem conector de rede, ou seja banana, como é que um powerline funciona, para entregar o sinal tv que se encontra em outra divisão? Existe algum aparelho que converte o sinal do powerline e entrega na tv por outra via? Isto só da para iptv, quer dizer que para soluções de satélite nada feiro, certo?
Bom dia, gostei deste artigo e dos comentários a ele feitos. Tal como Ruben, também gostaria de saber como funciona para ligar outra TV à caixa do MEO. É necessário outra caixa para descodificar o sinal? Obrigada pela vossa resposta.
Então mas se dá para ter net na garagem do sr. que mora no 5ª andar… como funciona em termos de segurança??? Se um vizinho tiver um equipamento igual tem acesso à sua rede?
Ethernet com power-lines tem encriptação AES 128. São Fiáveis,devem ser testados á noite, mas as velocidades enunciadas caiem muito em relação ao enuciado, na realidade e face as redes de cobre que temos nas nossas casas cheias de caixas de derivação as velocidades á noite são de 5 a 10 mbps, mas na maioria dos casos serve. Nos casos de Energia Trifásica (não fazer confusão com linhas monofásicas em disjuntores diferentes )temos de ter 3 Power-lines para injectar Sinal na Diferentes fases R,S,T. Ou seja, sai um cabo Cat5e blindado do Router ou do Switch para junto do quadro eléctrico, ai coloca-se as tomadas com fio rígido ligado as diferentes fases do quadro eléctrico. Os Power-Lines não apreciam mesmo nada cabos flexiveis, como os das vulgares estenções.Atenção que esta instalação não é para curiosos, pois em trifásico entre 2 fases temos 380 Volts
Em trifásico não precisas de 3 powerlines, o sinal salta entre fases por indução.
Olha que não se se funcionam, comprei umas power line recentemente, e qual n é o meu espanto quando so funcionam numa so fase, estando uma das powerline numa fase diferente consigo que as tomadas estejam sincronizadas por 5 min +- e não mais que isso.
porque meu powerline não conecta na internet?