PplWare Mobile

1984: Macintosh é a salvação!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Vitor says:

    Quando tiver tempo irei ler esse livro, nem que seja por ser o ano do meu nascimento.

  2. Navyseal says:

    Já o li em pdf e recentemente comprei-o em leilão. Vale a pena e é um livro que é estudado em vários países durante o ciclo ou o secundário, não se entende porque é que em Portugal as obras estrangeiras continuam a ser ignoradas…

    Quanto à analogia é uma valente balela, tendo em conta que o hardware foi sempre fechado até 2006. Queriam um mac com outro SO não havia disso para ninguém… e mesmo agora só com jailbreak é que realmente se aplica a analogia a 100%, portanto continuam haver muitas limitações.

    Só linux é que consegue realmente consagrar a teoria da liberdade, pois é independente do hardware e apresenta um vasto leque das mais diversas ferramentas.

    Steve Jobs é um bom comunicador e feitor de marketing.

    • Ppietra says:

      “Queriam um mac com outro SO não havia disso para ninguém… e mesmo agora só com jailbreak é que realmente se aplica a analogia a 100%”
      Isto é completamente falso… Nunca houve entraves a instalar outro sistema operativo nos Mac! Pouco tempo depois de aparecer o Linux já era possivel instalá-lo em Macs. Houve mesmo um período em que era possível adquirir uma placa e instalar o Windows ou DOS em ambiente nativo! Obviamente que os computadores vêm com o Sistema Mac, mas se são produzidos pela mesma companhia porque é que não haveria de vir!?
      E não existe qualquer Jailbreaking no Mac… é a coisa mais absurda que já li por aqui.
      O que existe é software que tenta instalar o sistema em PCs, contrariando a licença de uso…
      cumprimentos

      • Navyseal says:

        Jailbreak no software da Apple, ie: Iphone. Já é esperado algo para o Ipad.

        • Ppietra says:

          deves estar a brincar…
          para além de misturares assuntos e argumentos para fazeres passar uma ideia exagerada, ainda queres fazer uma regra geral para tudo o que é Apple, usando um produto particular…
          Para além de ilógico é de doidos tendo em conta a realidade!
          Que critiques as opções de certos produtos, por mim tudo bem e é uma forma de algumas coisas mudarem! Agora dizer uma coisa que não corresponde à verdade e depois dizer que afinal é para um outro caso particular… não é ser honesto. É ser como os politicos, que dizem o que lhes convém!

    • JC says:

      Txi, ora bolas, tiraste-me as palavras da boca. Ia comentar exactamente o mesmo; o Steve é Marketing puro. E a prova é o sucesso actual da marca em qualquer produto que lança.
      Sistemas limitados, fechados mas as pessoas não querem saber disso; as pessoas querem é produtos cheios de estilo. O tipo soube transformar produtos “geek” em produtos “cool”, quase norma social; ele parece que vende sonhos e não os produtos em si. É uma espécie de produto aumentado, diria.
      Mas parece-me que nem tudo é mau: os produtos em geral são agradáveis de se usar, têm muita qualidade, um design limpo, deixam o kitch de lado, etc. É pena continuarem tão fechados quanto o IBM que ele quis combater em 1984..

      Quanto ao livro do Orwell: já li há anos e eu entendi-o como uma metáfora infelizmente bem actual dos regimes capitalistas ditos “liberais”.

      (este comentário apenas reflecte a minha opinião pessoal e não a de um grupo que se pretende insurgir contra os operadores deste excelente site; o destinatário desta nota irá entender)

  3. RA says:

    Recentemente vi o filme “Pirates of Silicon Valley” de 1999, que conta precisamente a história de como a Apple e a Microsoft surgiram. Acho que vale a pena ver 😉

  4. kekes says:

    Boas.
    Ora bem o ponto importante deste artigo é o dito por não dito da Apple. Liberdade… Se a encontrarem nos productos da Apple actuais eu dou-vos um premio.
    Mas também vejamos, tal argumento não passa de uma coisa relativa… Linus Torvalds usou IBM, o DEUS da liberdade informatica usou um IBM, pelo que acho que tal argumento, repito acho pois não sou desse tempo, não seria mais que um dos tipicos argumentos bonitos no pais da liberdade de forma a ganhar prestigio.
    O Jobs sempre foi uma pessoa muito ambiciosa e ele não teria forma de “ganhar” neste mercado actual a não ser criar um esteriotipo de “elite” e ao criar esse conceito tira a dita liberdade, e quer queriamos quer não já nessa altura tal anuncio mostrava de certa forma tal ideia apsar de ele dizer o contrario, o conceito de elite e “meninos mandados” já tava contruido.

    • Carlos says:

      @kekes

      Espera lá, como é que é? Linus Torvalds o deus da liberdade informática?? LOOL

      É mais que sabido que Linus Torvalds nunca foi adepto do software livre. Aliás ele durante algum tempo usou software proprietário para gerir as versões do kernel Linux e
      até aconselhava publicamente os outros a usarem.

      Eu sei que já venho com 1 mês de atraso mas convém esta observação ficar registada, para não se propagar informações erradas.

  5. a Friend® says:

    A IBM na altura era contra os computadores pessoais e antes da Apple lançar o primeiro eles diziam que era impossivel de se fazer um computador pessoal bom, com a potencia de um empresarial, que era o reinado da IBM nas empresas e universidades.

    A abertura que a Apple fez foi essa. Chegar a casa com aquilo que apenas os empresarios e universitarios tinham. Depois do sucesso é que a gigante se rendeu ás evidencias e lançou PCs

  6. Helder says:

    Quer se goste ou odeie a Apple actualmente (eu próprio já gostei mais do tio Steve, agora passa a vida a querer vender a “iBanha da cobra”…), tem que se dar o mérito pela revolução no mercado doméstico trazida pelo Macintosh. O Apple Macintosh foi o primeiro computador com uma interface gráfica como a conhecemos, com janelas e ícones..

    • Xavier Orkall says:

      Gosto da Apple. Sinceramente gosto muito. Até há pouco tempo 2/3 anos nunca tinha trabalhado a sério num outro ambiente/Sistema Operativo. Sempre utilizei Macs com plena satisfação. Mas de facto o tio Jobs ultimamente tem deixado muito a desejar. Tornou-se naquilo que ele mais abominava… É pena.
      Não tenho vergonha em dizer que hoje utilizo Linux, juntamente com Mac OSX. Na boa e sem problemas. Como sempre foi hábito no Mac, o Linux é simples, seguro e rápido.
      Isto não é uma crítica ao Windows, porque pura e simplesmente não faço a mais pequena ideia do que é utilizar Windows.

  7. Benjamin Breeg says:

    Lá está o pessoal com a teoria da liberdade dos produtos Apple.
    Se todos pudessem mexer, não teríamos sistemas operativos fluídos, seguros e rápidos.
    Basta ver a Google I/O Conference de 2010 e a forma como o Nexus One engasga com o novo android 2.2 relativamente ao touch.. (e não precisava de ir ao 2.2)
    Não troco a fluidez do touch do iPhone por qualquer definição extra no OS.

  8. Armando Monteiro says:

    Muito bom!
    É claro que as pessoas crescem e mudam… assim como as ideias, as opiniões e forma se conseguir os nossos objectivos!
    Mas um coisa é certa estes senhores fazem história a cada dia que passa e nós contentamos-nos apenas em regatear e fazer barulho com essa história.
    Fico lixado apenas por não ser eu a fazer e a estar nessa história!
    (invejosos!)
    😀

  9. BrunoG says:

    Adoro esta rubrica!

    E que tal na próxima passarem as insanas publicidades da Sega Saturn no Japão?

  10. BrunoG says:

    E já agora e o significado subentendido em derrubar um regime totalitarista usando martelos? Para ser obvio só faltava o martelo ter uma foice agarrada…

  11. Zane says:

    Ah agora já sei de onde tiraram a ideia deste anúncio publicitário da valve(https://www.youtube.com/watch?v=uoiy7i0f78Y)sobre o steam no MAC

  12. Guilherme Lino says:

    @Helder

    “iBanha da cobra”? comprava!

    brincadeira, n tinha dinheiro xD

    fa~ apple 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.