Tem uma smartTV? Os seus dados podem estar a ser partilhados com a Netflix e o Facebook
São cada vez mais as casas equipadas com uma smartTV. As televisões inteligentes, com aplicações e que se ligam à Internet, estão presentes no dia-a-dia de mais utilizadores e, por consequência, as vulnerabilidades começam a surgir.
Estudos recentes demonstram que empresas como a Netflix, Facebook ou Google, estão a receber dados confidenciais dos utilizadores diretamente destas televisões. Assim, há marcas que se destacam!
A nossa smartTV, a nova espiã das nossas vidas... mesmo quando está desligada
Estudos recentes, levados a cabo por investigadores da Northeastern University e Imperial College London, revelaram que as smartTVs são as novas espiãs das nossas vidas. Na verdade, esta não é uma informação propriamente surpreendente, considerando que se trata de um equipamento ligado à Internet.
Uma das principais conclusões do estudo indica que as televisões inteligentes estão a partilhar dados dos utilizadores. Nomeadamente, a localização e endereços de IP à Netflix. A Google e o Facebook, contudo, estão a receber informações relativas aos hábitos dos consumidores, para efeitos de publicidade. Entre elas estão assim as smartTVs da Samsung, LG e até os dongles de streaming Roku e FireTV da Amazon.
No caso da Netflix, os dados estavam a ser enviados independentemente do utilizador ter ou não conta no serviço. Além disso, mesmo com as TVs desligadas, havia partilha de dados.
A juntar a isto, e a confirmar muitas outras evidências, também outros dispositivos inteligentes foram identificados como meios de partilha de dados com terceiros.
Publicidade dirigida
Inegavelmente, hoje estamos na Internet. Sabemos, portanto, que grande parte das nossas ações estão a ser analisadas pelas grandes empresas especialistas em publicidade. O objetivo é oferecer-nos aquilo que mais interesse nos desperta atenção em determinado momento da nossa vida.
Num outro estudo, desenvolvido pela Princeton University, concluiu-se isso mesmo. A publicidade dirigida, está a obter também informações recolhidas através da utilização de smartTVs e equipamentos de streaming associados. Amazon, Google, Akamai e Microsoft foram as empresas que mais lucraram com esta recolha e partilha de informação.
Este artigo tem mais de um ano
Não ligo a tv a internet. Tv é isso mesmo…Tv. Mais nada. QUando a elevamos a smartTV, ela é tudo menos smart.
Era mesmo isso que ia dizer… tv é tv… simples!
Excelente solução para transformar uma Smart TV numa não Smart. Basta não ligar a TV à internet mas não é bem assim, pois se a TV estiver a usar uma box , o prestador do serviço de internet fica a saber tudo e mais alguma coisa relacionado com o uso dia canais da televisão. Nós dias de hoje só está seguro em relação á sua privacidade se usar os 4 canais livres com uma antena , como o fazíamos antigamente antes de termos TV via internet.
Ahahahahhhahahhah adoro
Adoro quando comecam a surgir noticias de coisas que eu já conclui ha anos atras.
Sou um deus
Por acaso tenho tudo ligado ao mundo e não duvido nada que esteja a passar informações.
Samsung claro está, a cooperar com os USA para não ser banida..
Lol isso é de gente com tempo livre a mais e a ler teorias da conspiração. O Facebook, Netflix, etc fazem acordos financeiros com as marcas (Samsung, TCL, etc etc) e as marcas recebem o valor pago pelo cliente, mais um extra chorudo. E não é a Samsung, são todas as marcas
A pergunta é: se não me se quero ou dão gratuitamente q TV, porque razão estão a usar a minha eletricidade, router e internet para… o Facebook ou netflix e as marcas de TV ganharem com isso?.
“se não me se quero ou dão gratuitamente q TV” Já voltavas à escola…
Porque deixas a TV em standby…
Hein…??!!
Era em resposta ao O Novo do Restelo…
Nada de novo… equipadas com o SO da Parasitoid.. o Trashbook para ver o que os amigos comem ou comeram.
Nada de novo.
Pois é, cuidado.
Atenção porque podem estar na sala a fazer “exercício” com a esposa e aparecerem num site para adultos. hahaha
Comentário engraçado mas é verdadeiro ,o engraçado é que nos novos portáteis da hp os envy já têm um botão para desligar a câmera web, porque será ? Hahaha
Tem muito de engraçado, mas a realidade é que o Rui Pinto formado em História fez aquilo que eu nunca pensei, claro com ajuda e muito mérito dele. Muita, muita ………. da segurança informática
No entanto acredito que qualquer dispositivo com net ligada pode ser “aldrabada” a favor de alguém ou alguma Entidade (PJ, CIA, FBI)
O grande problema é que os produtos já vem aldrabados de fabrica para muitas “entidades” poderem bisbilhotar pela “porta do cavalo” e esse “mal’ já vem dos tempos quando o “povo,” nem sequer sabia o que eram os computadores ou internet porque não havia internet disponível em Portugal. Nos anos 80 do século passado fiquei chocado com a falta de segurança, hoje infelizmente a segurança está ainda pior e vai continuar a piorar pois pouco se investe em segurança porque tem custos altos e portanto estraga as margens de lucro das empresas que vendem software e equipamentos.