Pplware Classics…
Porque recordar é viver, o Pplware traz aos seus leitores a sua habitual rubrica semanal de música. Apresentamos as músicas que marcaram a nossa juventude ou o nosso passado recente e que ainda ouvimos por serem marcos na nossa vida. Descubra a pérola do passado que escolhemos para hoje e conheça também o Top 50 de Portugal.
Nesta rubrica podem encontrar música de estilos tão variados como o Rock, a música de dança e até o Pop que tanto gostamos. Os artistas são conhecidos, com as músicas que os fizeram famosos e tanto nos agradam.
Deixem nos comentários os nomes das bandas que querem ver aqui no Pplware Classics. Vamos procurá-las por vocês e apresentar os seus êxitos mais marcantes.
Eis então o vídeo de música que temos hoje para os nossos leitores!
Paradise City - Guns N' Roses
Guns N' Roses é uma banda de hard rock norte-americana formada em Los Angeles, Califórnia, em 1985, resultado da fusão entre as bandas locais L.A. Guns e Hollywood Rose. A formação original do grupo era composta pelo vocalista Axl Rose, o baixista Ole Beich, o baterista Rob Gardner e os guitarristas Tracii Guns e Izzy Stradlin. Meses depois, após assinarem com a Geffen Records, a formação "clássica" do grupo contava com Rose, Stradlin, o guitarrista Slash, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler. A formação atual inclui Rose, Slash, McKagan, o guitarrista Richard Fortus, os teclistas Dizzy Reed e Melissa Reese e o baterista Isaac Carpenter.
Nos primeiros anos, o hedonismo e a rebeldia da banda levaram a comparações com os primeiros The Rolling Stones e valeram-lhes a alcunha de "a banda mais perigosa do mundo". A banda percorreu extensivamente o circuito de clubes da Costa Oeste dos Estados Unidos durante os seus primórdios. Controvérsias significativas seguiram-se à banda devido a atrasos nas atuações ao vivo e tumultos, letras consideradas problemáticas, a personalidade franca de Rose, problemas com drogas e com álcool de vários outros membros, processos judiciais e disputas públicas com outros artistas. O seu álbum de estreia, Appetite for Destruction, de 1987, lançado juntamente com a digressão homónima, teve inicialmente um desempenho modesto, estreando-se na posição 182 da Billboard 200. No entanto, um ano após o lançamento, uma campanha espontânea impulsionada pelo videoclipe de "Welcome to the Jungle" trouxe à banda grande popularidade. "Welcome to the Jungle" e "Paradise City" tornaram-se êxitos no top 10, enquanto "Sweet Child o' Mine" foi o único single da banda a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100. O álbum vendeu aproximadamente 30 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 18 milhões só nos Estados Unidos, tornando-se o álbum de estreia mais vendido no país e o 11.º mais vendido da história. Com a sua fusão de punk rock, blues rock e heavy metal, o grupo ajudou a afastar o rock mainstream da era do glam metal dos anos 80. Além disso, são creditados por revitalizar as power ballads no rock. O segundo álbum de estúdio, G N' R Lies, de 1988, combinava o EP inicial Live ?!@ Like a Suicide, de 1986, com novas faixas acústicas. O disco atingiu a segunda posição na Billboard 200, vendeu 10 milhões de cópias a nível mundial (incluindo cinco milhões nos Estados Unidos) e trouxe o êxito top 5 "Patience" e "One in a Million". Em 1989, Rose convidou Reed para se juntar à banda como teclista, entrando oficialmente em 1990, durante as gravações dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. No mesmo ano, o baterista Steven Adler foi despedido devido ao seu vício em drogas e substituído por Matt Sorum, que ficou até 1997.
O terceiro e o quarto álbuns da banda, Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, foram gravados e editados simultaneamente em 1991. Estrearam-se, respectivamente, nas posições dois e um da Billboard 200 e acumularam vendas combinadas de 35 milhões de cópias em todo o mundo (incluindo 14 milhões nos Estados Unidos). Os discos trouxeram êxitos como "You Could Be Mine", versões cover de "Live and Let Die" e "Knockin' on Heaven's Door", bem como uma trilogia de ballads "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged", acompanhadas por videoclips de grande orçamento. Os álbuns foram promovidos pela digressão mundial Use Your Illusion Tour, que durou de 1991 a 1993 e se tornou uma das digressões mais vistas da história. Durante o início da digressão, Stradlin deixou abruptamente a banda em 1991 e foi substituído por Gilby Clarke. Em 1993, o grupo lançou The Spaghetti Incident?, um álbum de covers de punk rock e hard rock. Apesar da receção relativamente positiva, foi o álbum de estúdio com menor desempenho comercial da banda até então e não contou com uma digressão de promoção. Este foi o último álbum de estúdio a contar com Stradlin e Matt Sorum, o único com a participação de Clarke e o último a incluir Slash e McKagan.
Ainda no final da década de 1990, a produção de um novo álbum foi interrompida devido a divergências criativas e conflitos pessoais entre Rose e os restantes membros. Slash e McKagan abandonaram a banda em 1996 e 1997, respetivamente, enquanto Clarke e Sorum foram despedidos em 1994 e 1997, respetivamente. Em 1998, novos membros juntaram-se à banda, sendo eles os guitarristas Paul Tobias e Robin Finck, o baixista Tommy Stinson, o baterista Josh Freese e o multi-instrumentista Chris Pitman. Rose, Reed e a nova banda começaram a compor e a gravar novas músicas, o que resultou, em 1999, no lançamento do single promocional "Oh My God" para o filme End of Days. Após este lançamento, ocorreram algumas mudanças abruptas na formação do grupo. No mesmo ano, Feese abandonou a banda para dar lugar ao baterista Bryan Mantia, que ficou até 2006, altura em que foi substituído por Frank Ferrer. O guitarrista Fink saiu em 1999, regressou em 2000, e manteve-se até 2008; Buckethead também passou pelo grupo de 2001 até 2004. Tobias saiu em 2002, quando Richard Fortus se juntou à banda. Mais tarde, em 2006, entraria também o guitarrista Bumblefoot, seguido de DJ Ashba, que integrou o grupo em 2009.
No decorrer da década de 2000, o muito aguardado sexto álbum de estúdio da banda, Chinese Democracy, foi gravado em vários estúdios e, após anos de disputas legais envolvendo direitos de autor e fugas de música, foi finalmente lançado em Novembro de 2008, trazendo a faixa-título como primeiro single com "Shackler's Revenge" no seu lado B, seguido dos singles "Better" e "Street of Dreams". Com influências do rock industrial e eletrónico, o álbum teve um custo de produção estimado em 14 milhões de dólares, tornando-se o álbum de rock mais caro já produzido na história. Embora se tenha estreado na terceira posição da Billboard 200 e recebido críticas geralmente positivas, as suas vendas ficaram aquém das expectativas do mercado. O álbum foi precedido pela extensa Chinese Democracy Tour, que durou de 2001 a 2011, e, devido a problemas internos da banda, resultou em vários concertos cancelados. Como Rose não entregou o álbum dentro do prazo, a editora Geffen lançou a compilação Greatest Hits, em 2004, que se tornou um dos álbuns com maior permanência na Billboard 200, alcançando 631 semanas na tabela até março de 2023. [6] A banda, especificamente Rose, Stradlin, McKagan, Slash, Adler, Sorum e Reed, foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2012.
Mais mudanças significativas ocorreram na formação do grupo, já na década de 2010. Os guitarristas Bumblefoot e Ashba abandonaram a banda em 2014 e 2015, respetivamente, seguindo-se o baixista Stinson em 2016. No início do mesmo ano, Slash e McKagan regressaram à banda após cerca de 20 anos de desentendimentos públicos com Rose. Este regresso contou ainda com a inclusão da teclista Melissa Reese, que já tinha trabalhado com Brain, e substituiu Pitman, que saiu em abril desse ano. Esta nova formação resultou na digressão Not in This Lifetime, que se tornou uma das mais rentáveis de sempre, arrecadando mais de 584 milhões de dólares até ao seu encerramento em 2019. Ironicamente, o nome "Not In This Lifetime" (em português: "não nesta vida") remete para um discurso de 2012 de Rose sobre um possível regresso dos membros clássicos à banda. Como resultado desta reunião, após 13 anos sem qualquer material inédito de estúdio, a banda lançou as canções "Absurd", "Hard Skool" e a tão aguardada "The General", disponível no lado B do single "Perhaps". Estas gravações marcaram o primeiro material inédito de estúdio do grupo desde 2008 e as primeiras a incluir Slash e McKagan desde o lançamento de "Sympathy for the Devil", em 1994. O grupo vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, incluindo 45 milhões só nos Estados Unidos, tornando-se uma das bandas mais vendidas da história.
In Wikipedia
Siga o Pplware Classics no Spotify
Top 50 - Portugal
Descubra também nesta rubrica semanal dedicada à música o que mais tem sido ouvido pelos portugueses no Spotify! Quais lhe agradam mais? Quais faltam neste top?
Clássico dos anos 60, antes de existir Black Sabbath existia Coven.
https://www.youtube.com/watch?v=0B5qNxOXNsk