Dica – Adicione ficheiros ao iTunes de forma rápida
Deixo aqui a minha declaração de interesses! Eu não uso o iTunes, por razões que agora não interessam. No entanto aceito e até entendo que muitos dos nossos leitores o usem como leitor de música e vídeos e/ou como gestor do seu iPhone ou iPod.
O problema (ou característica) quando queremos adicionar ficheiros ao iTunes é que, para além de ser necessária a sua execução, temos ainda que repetir o processo de procura e importação de músicas para o seu interior.
E se vos disser que existe, desde o iTunes 9, uma forma mais simples e fácil de o fazer? E esta receita aplica-se a Windows e a Mac.
E essa forma não é mais do que o simples arrastar dos vossos ficheiros multimédia ou pastas que os contenham para dentro de outra pasta do Windows/Mac!
Segue então a receita que vos facilitará a vida!
Para iniciar o processo é imperativo que tenham a versão 9 (ou superior) do iTunes instalada. Façam upgrade ou instalem de raiz a versão mais recente. Finda essa actualização ou instalação podemos continuar com a explicação. Eu reforço, isto não funciona em qualquer versão anterior à 9. Foram avisados!
Agora acedam a uma das seguintes pastas. Escolham em função do vosso sistema operativo:
- Mac OS X
/Users/<o_vosso_utilizador>/Music/ |
- Windows XP
c:\Documents and Settings\<o_vosso_utilizador>\Os meus documentos\A minha música\ |
- Windows Vista ou Sete
c:\Users\<o vosso utilizador>\Music\ |
Abram então um explorador para a pasta que se adequa à vossa realidade. E antes que comecem a dizer que não acham a pasta <o_vosso_utilizador> peço que se lembrem que isso deve ser substituído pelo nome de utilizador que usaram para entrar no PC.
Ai dentro devem encontrar uma pasta com o nome Adicionar ao iTunes automaticamente.
Agora o truque pelo qual todos esperavam... Basta arrastarem para interior dessa pasta o que pretenderem que o iTunes importe, quer sejam mp3's ou vídeos.
Esperavam outra coisa qualquer? Não é preciso, basta arrastar e largar.
Ao lançarem novamente o iTunes vão reparar que tudo o que arrastaram está já devidamente importado e pronto a ser utilizado.
Todos os ficheiros que o iTunes não pôde importar vão ser colocados dentro da pasta Por adicionar localizada dentro da pasta Adicionar ao iTunes automaticamente. A razão mais frequente para que um ficheiro não seja importado deve-se a falta de suporte por parte do iTunes para ele.
Sabiam desta possibilidade? Veio facilitar-vos a vida, verdade? Aproveitem-na.
Criem um atalho no nosso ambiente de trabalho e passem a arrastar para lá os vossos mp3's ou gravem lá os mp3's que vão arranjando na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Como tenho um ipod touch sou user do itunes e utilizo para ouvir musica. Esta dica é útil para quando estou com pressa, porque raramente estou com o itunes fechado LOL
Se raramente estás com o iTunes fechado (como eu), basta fazer duplo click no ficheiro que queres, que ele é adicionado automaticamente à biblioteca, se o tipo de ficheiro em causa tiver pré definido para abrir com o iTunes.
Se mais tarde alterares a localização do ficheiro, o iTunes sabe muito bem onde ele está. Até o podes mover para outra pasta, enquanto ele toca. 😉
“Se mais tarde alterares a localização do ficheiro, o iTunes sabe muito bem onde ele está. Até o podes mover para outra pasta, enquanto ele toca.”
completamente errado!!!!!!!
mal mudas o ficheiro, qq alteração à sua localização, nome ou pasta, o iTunes deixa de o toca e pede-te para o localizares!
Experimente e vê…
boas festas
Já experimentei várias vezes.
Em Mac funciona como eu disse. Talvez em Windows não seja assim…
Antigamente ele pedia-me para localizar o ficheiro, mas agora ele sabe muito bem para onde ele foi.
Sendo assim, essa nova característica é do próprio Snow Leopard, e não no iTunes 9.
pois isso acontecia se mudasses o ficheiro de lugar apos o teres adicionado a biblioteca.. mas agora ja nao me acontece isso a algum tempo
Caro Pedro Simões
Permita-me discordar, mas a forma mais rápida e simples de adicionar música para o Itunes (o mesmo que revolucionou a industria musical on-line, é claro q isto é uma observação pessoal que confirma o meu apego a esta ferramenta) é simplesmente arrastar a pasta da música que se pretende, directamente para “dentro” do itunes, ou seja, com o programa aberto, arrasta-se a pasta (ou musicas individuais) para dentro do Itunes. Se tiverem conta activa, ele automaticamente vai adicionar a “art cover” a cada musica.
Este sistema funciona em mac, a menos q em Windows não seja assim, não encontro forma mais rápida e simples de adicionar musica a este programa.
Abraços e continuação do excelente trabalho
Mauro Vilar Franco
Caro Vilar, parece-me que abrir o iTunes, adicionar uma pasta para dentro dele e esperar que ele a processe não é mais rápido que arrastar uma pasta para dentro de outra pasta ou de um atalho.
E quanto ao “art cover” este método também o faz.
O modo de funcionamento do iTunes, tanto quanto sei, é idêntico quer em Windows quer em Mac.
E obrigado pelos elogios!
Concordo em parte com o Vilar.Franco.
Sempre que quero adicionar música ao iTunes, é para ouvi-la através dele.
Por isso, abri-lo, não vejo que seja algum passo que possa ser desnecessário.
Continuo a achar mais simples, dar um duplo click nos ficheiros em questão.
Para além de me dar jeito esta dica, que desconhecia, fiquei espantado e contente que um escritor do pplware tenha bom gosto musical(Ray LaMontagne) 😉
E não sabes tu de metade dos meus gostos!!!
Ray LaMontagne achei no final de num episódio do Dr House.
Pesquisei na net e hoje sou fã incondicional!
Uma dica, tenta ouvir The Temper Trap – tertium. É noutra onda mas muito muito muito bom! Digo eu no meu gosto duvidoso para quem comigo (con)vive!
Pois, House costuma ter uma soundtrack bastante interessante. The Temper Trap eu conheço, estiveram em Paredes de coura deste ano, foi interessante o concerto…
O Last.FM para mim é um bom “profile” de orientações musicais: http://www.lastfm.com.br/user/chesterm.
só para corrigir que no meu Mac OSX 10.6.1 encontrei a dita pasta em:
/users//Music/iTunes/iTunes Media/
boa dica, nao gosto muito do iTunes mas devido ao uso do iPhone sinto-me “obrigado” a utiliza-lo..
Excelente dica. Assim de facto torna-se mais fácil “aumentar o parque musical”. Uso o iTunes mas não sou fã deste “portal” para as entranhas dos produtos Apple.