Contas gratuitas do Flickr passam a estar limitadas a mil fotografias
O Flickr é um dos maiores serviços de alojamento de imagens e de vídeos da Internet. Tem sofrido ao longo dos anos algumas conturbações com a sua liderança, culpa de ter mudado de mãos várias vezes.
O seu atual detentor, a SmugMug, resolveu agora alterar profundamente os seus planos e assim, o Flickr passou a limitar as contas gratuitas a apenas mil fotografias.
O Flickr é muito mais do que um serviço de armazenamento de imagens e de vídeos e quer manter a sua filosofia de comunidade de partilha de conteúdos entre os seus utilizadores.
Isso obriga a que sejam feitas alterações profundas na sua estrutura e a primeira medida é o fim da disponibilização de 1TB de espaço, limitando este armazenamento a 1000 fotografias.
Esta medida vai entrar em vigor já muito em breve, no dia 8 de janeiro de 2019. Todas as contas que tenham mais que o limite máximo nessa data vão ver essas imagens eliminadas.
Esta limpeza de ficheiros excedentes das contas inicia-se no dia 5 de fevereiro e incidirá sobre os ficheiros mais antigos, até que o limite de 1000 imagens/vídeos sejam atingidos.
Todos os utilizadores que queiram continuar a usar o Flickr excedendo os limites das contas gratuitas, têm disponível o plano Pro, que oferece espaço ilimitado de armazenamento e que tem um custo de 5,99 dólares mensais.
Este plano Pro inclui suporte a fotos 5K (5120 x 5120) de 26 megapixels. No caso das contas gratuitas, o limite é de 4 MP. Os vídeos, por sua vez, irão aumentar na sua duração, passando de três minutos para dez minutos, a partir do início de 2019.
A SmugMug justifica esta alteração no Flickr com 3 pontos. A primeira pretende renovar a imagem do serviço, deixando de ser apenas um local para armazenar ficheiros na Internet.
Como segundo ponto desta justificação aponta a necessidade de mostrar que a ideia de não necessitarem de pagar para ter armazenamento está errada. Por fim, pretende monetizar o serviço de forma diferente, deixando de depender de publicidade.
Depois de várias mudanças de mãos, em que foi detido pelo Yahoo e pela Verizon, o Flickr está agora nas mãos da SmugMug, que quer revitalizar e renovar o serviço. Infelizmente esta mudança será feita à custa dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Há uns anos as contas gratuitas estavam limitadas a 100 ou 200 fotos, depois esticaram-se para 1TB de espaço. Agora é 1000 fotos??? Que se irá seguir?
Pensava que o Flickr já nem existia…
Esse vai ser inevitavelmente o futuro dos serviços de “armazenamento” de qualquer género de conteúdo. Dentro de algum tempo as 1000 fotos/vídeos vão passar para 500 até que a gratuitidade termine de vez…e os serviços na “nuvem” associados a contas na Google,Microsoft,Apple,etc, vão seguir o mesmo caminho!!
Quem usa flickr em pleno 2118???
Não faço ideia…que serviços há em 2118? Estou curioso!
Eu uso em 2018 , uso também o 500px e o Guru Shots e como eu milhões usamos o flickr em pleno 2018, já em 2118 isso não sei.
Essencialmente profissionais e amadores entusiastas. Gente que ainda usa principalmente uma câmara fotográfica.
Ora aqui está um comentário inteligente…
Obrigado amor
WTF???
Não confio em nada armazenado na nuvem.
Não gosto que os outros tomem conta daquilo que é meu, muito menos deixar uma empresa mercenária tomando conta dos meus pornos
Que alternativas aconselham os entendidos? Requisitos: alojamento para fotos gratuito e sem limites tão reduzidos.
Até agora Flickr era melhor. Desde que venderam ao yahoo, acho que o serviço piorou e vai cada vez ficar pior.
Acho que não tens, a alternativa mais barata talvez seja ter backup das fotos em 2 discos diferentes, eu tenho em 3 e usava o Flickr mais como divulgação
Não há almoços grátis
Alternativas? 2 ou 3 discos externos e o problema fica resolvido ahaha
Os discos têm uma vida útil. O armazenamento online (além do armazenamento em discos), como backup, parece fazer-me sentido. A questão mantém-se que alternativas há?
Se queres por fotos para toda a gente ver não tens muitas alternativas gratuitas. Se queres só guardar como backup o flickr não serve para tal.
Por acaso não uso o Flickr para partilhar (alteração dos settings para privado) mas sim para guardar como backup e até tem funcionado. Tenho fotografias – dos filhos essencialmente – que me chatearia bastante se as perdesse. Por isso mantenho-as em 2 discos e no Flickr como salvaguarda caso aconteça algo com os discos. Antes que me digam que também pode acontecer algo com o armazenamento online e que este também tem uma vida útil, obviamente que sim mas desde que não aconteçam todas as calamidades ao mesmo tempo então tudo bem. Acho que do ponto de vista de quem quer preservar as suas fotos não há muito mais que possamos fazer. Assim a minha questão mantém-se: existe alguma alternativa que conheçam (google,…) e que possa substituir o Flickr para este propósito? E que seja gratuito, já que a pagar seguramente que existem muitas alternativas.
As máquinas que armazenam seus arquivos online também tem tempo de vida útil.
Não se trata de armazenação mas sim de partilha de fotos na net, óbvio que quem partilha aqui as fotos tem as fotos armezanadas em mais de que 1 sitio.
Vamos para debaixo dos terroes e os discos ficam por cá lol
Se os dados não estiverem em RAID ou em duas cópias em locais distintos, não pode confiar no backup.
Se a ideia é partilhar imagens (para usarmos em sites/fóruns/redes sociais) que sites ou plataformas recomendariam então?