O Facebook também está a bloquear a venda das boxes Kodi no seu Marketplace
Dada a sua popularidade, o Kodi e as boxes que lhe permitem o acesso, têm sido associados ao acesso a conteúdos ilegais e que violam as leis de direitos de autor. São várias as empresas e serviços que tomaram medidas para manter longe de si a associação a estes dispositivos.
Seguindo o que parece ser já uma tendência, o Facebook associou-se também a estas medidas e está a procurar manter fora do Marketplace as vendas de boxes Kodi e de produtos associados.
Têm sido vários os serviços na Internet que têm estado a tomar uma posição clara contra o Kodi e as boxes Android que implementam este media player. A maior razão usada é para impedir o acesso aos conteúdos protegidos, de forma ilegal.
O Facebook resolveu agora seguir o mesmo caminho e alterou as regras do seu Marketplace para incluir uma alínea específica que vem banir a promoção e a venda de equipamentos que implementem o Kodi.
A medida do Facebook pretende apenas eliminar deste seu mercado as boxes Kodi que têm causado sérios problemas e que tem inclusive levado à prisão de várias pessoas, associadas à comercialização destas boxes.
Não se sabe se o Facebook irá policiar de forma ativa esta nova proibição ou se irá apenas deixar a medida ser controlada pelos utilizadores que usarem o serviço.
Ao mesmo tempo que limita a venda de boxes com o Kodi, ao generalizar a sua utilização, o Facebook está também a limitar o acesso ao Kodi por utilizadores que não o pretendem usar para fins ilegais.
O cerco aos utilizadores do Kodi aperta-se e é cada vez mais difícil encontrar as boxes com Kodi nos principais locais de venda da Internet. O Kodi não é ilegal, mas a utilização que muitos lhe dão é que o torna proibido e exposto a problemas legais.
Este artigo tem mais de um ano
Mi box tv, minha melhor compra em 2018.
Queria vender a minha SNES mini, ninguém lhe pegava, meti uma data de jogos pirateados e já havia gente a dar-me mais que o que ela custou em nova.
É só ligar ao computador e meter para lá ROMs…
Há gente analfabeta a este nível.
Olha que essa situação das ROMs está a mudar e a Nintendo está a deitar abaixo sites do género a torto e a direito.
Sim, porque é mesmo difícil de se encontrar, existem até torrents com um conjunto de todas as roms.
Porreiro, o face que não respeita regras nenhumas de privacidade nem conteúdo, depois de todas os escândalos em que está envolvido, pretende agora afastar-se de algo que não existe, se proibimos as boxes Kodi porque podem ser usadas para conteúdo pirata, então deviam de proibir PCs, telemóveis, serviços de internet e outros que podem ser usados para o mesmo fim.
Raios, deviam ate negar o acesso de utilizadores á sua plataforma porque está provado que não só pode, como está a ser usada para fins duvidosos como se tem vindo a saber nos últimos meses.
É mesmo uma medida tapa cus, um gajo que perceba minimamente da coisa sabe que pode descarregar a APP e montar o que seja necessário em segundos.
Isto só para mesmo os analfabetos na matéria que não tenham familiares para os ajudar.
Lá porque determinado produto pode ser usado para aceder a conteudos de forma ilegal, não significa que a venda de tal produto deva ser proibida.
No meu telemóvel, tablet ou pc consigo facilmente aceder a conteúdos ilegas. Pela mesma lógica, a venda dos mesmos em tais marketplaces deveria também ser proíbida.
Ora nem mais
Ridiculo…
essas boxes podem ser usadas para coisas ilegais como para coisa legais.
para isso o Facebook que feche as portas porque ha muita porcaria ilegal a acontecer por lá.
As práticas do Facebook tem sido ilegais
compreende-se a posição do facebook face á situação, que é ilegal vender a box já com o sistema prontinho a ter acesso a conteúdos pagos á borliu, no entanto há muita maneira de matar pulgas, não fazem via redes sociais, fazem-no de outra forma qualquer, quem procura estas soluções já feitas não olha a meios acaba sempre meios por dar a volta ás coisas…
o que mais pode acontecer é algum dia acabar com o software e addons que permite esse acesso e pronto acabou-se de vez…
O FB como bom samaritano dá o exemplo!
O problema não é o Kodi, mas sim os ‘Addons’ que estão disponíveis e que facilitam a visualização de conteudos ilegais.
Será que vão proíbir a venda de PC’s e Smartphones? Também podem ser usados para aceder a conteúdo ilegal…
Tb deve deixar de promover a venda de automóveis, pois apesar de legais, há muita gente a usá-los para fins ilícitos.
Não vale a pena rebuscar mais. Aniquile-se a raça humana.
A questão da venda de boxes não tem a ver com as boxes ou com o kodi por si. A XBMC moveu acções contra o ebay, facebook e outros sites para proibirem a venda de boxes com o kodi pre-instalado e com a menção ao nome do kodi por ser uma marca registada da fundação e quererem desassociar o seu uso ao da pirataria de conteudos. Os anuncios que digam android box são possiveis, bem como indicacoes como suporte ao kodi, etc.
Já as builds que costumam ser chamadas de kodi são ilegais e vão contra os termos de uso do proprio kodi.
Esclarecer é importante. É este tipo de desinformação que está a matar um excelente sistema OpenSource como é o XBMC/Kodi.
não considero desinformação, por quando se fala em XMBC\KODI nestas coisas , sabe-se muito bem que quem usa é apenas unicamente para ter acesso a conteúdos pagos, caso contrario o Kodi já tinha caído no esquecimento há muitos anos…
e provavelmente um dia é o que acabará por acontecer quando a mama acabar, tal como já aconteceu anteriormente com outras alternativas…
Eu uso o XBMC desde a XBOX original. Na altura era a unica maneira de correr media center na Xbox. Fui continuando a usar, muitas vezes como Media Player. Não faço uso de plugins ou de builds. Mas tem razão… acaba o kodi, aparecem os stremios, os popcorncoisos… os tugaflix… isto nunca vai acabar… mesmo que as vezes tenha menos custo ter as coisas legais.