Precisa de editar vídeo? Experimente o Icecream Video Editor, é gratuito
Nunca foi tão fácil gravar vídeo. Os smartphones de hoje já fazem uma gravação de grande qualidade, com estabilização, e estão sempre ao nosso alcance, prontos a captar em qualquer situação. E claro, as câmaras fotográficas estão também melhores que nunca, mas o problema surge quando é necessário editar vídeo.
Existem algumas opções gratuitas interessantes mas, devido a diversas limitações, a escolha acaba por recair em softwares pagos. O Icecream Video Editor pretende mudar esse panorama e apresenta-se como uma solução gratuita capaz de servir a maioria dos utilizadores.
Qualquer pessoa se arrisca a pegar no smartphone ou na câmara e a gravar um vídeo, mas editar esse vídeo já é outra história. São muitas as coleções de vídeo criadas a pensar numa edição futura, no entanto, isso acaba por nunca acontecer. E há várias razões para isso, como a falta de tempo ou paciência, mas o facto de não ter a ferramenta certa à mão é sem dúvida uma razão predominante.
O software Icecream Video Editor pretende assim servir quem precisa de uma edição de vídeo rápida e sem muita complexidade.
As funcionalidades do Icecream Video Editor
O software Icecream Video Editor tem a interface já habitual em programas desta natureza. Do lado esquerdo, em cima, está a biblioteca de conteúdos do projeto e à direta a pré-visualização da edição. Em baixo está então a timeline, onde são feitas as colagens e transições.
São suportados conteúdos de vídeo, imagem e som, podendo ser adicionados à biblioteca e organizados por tipos. Cada parte adicionada à timeline pode ser ajustada em diversos parâmetros. Nomeadamente, há as configurações gerais (brilho, contraste, saturação, etc), corte, recorte, adicionar texto e adicionar filtros.
Quanto a transições, estão disponíveis 14 diferentes, adequadas a todos os gostos. Estão disponíveis também vários formatos de saída de vídeo, panorâmicos, de retrato e quadrado. O vídeo pode depois ser exportado em HD, Full HD, Quad HD e 4K, com vários níveis de qualidade.
A timeline é simples, estando apenas disponível uma linha de vídeo e uma de áudio (além do som já "agarrado" ao vídeo).
Editar vídeo "é canja"
Já estão todos os vídeos e fotos numa pasta? Ótimo. Agora basta adicionar esses ficheiros à biblioteca e começar assim a adicioná-los à timeline. Para isso, basta clicar no conteúdo pretendido e arrastá-lo, ou fazer duplo clique, ou mesmo clicar com o botão direito e adicionar.
Para cada um, fazem-se então os devidos ajustes. Por fim, basta escolher as transições, com a possibilidade de adicionar a mesma transição para todas, com um único clique.
Depois de toda a edição terminada, resta assim exportar o vídeo, onde é possível definir o nome, pasta de destino e o nível de qualidade pretendido. Assim que termina o processamento, é ainda possível fazer a partilha direta para o Google Drive, YouTube ou Dropbox.
O Icecream Video Editor revela-se assim um software simples mas suficiente para a maioria das ocasiões. É muito leve, quer em tamanho (37 MB), quer no consumo de recursos, quer no preço, já que é completamente gratuito. É compatível com Windows 7, 8 e 10.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Hugo.
Julgo ser o que preciso.
Parabéns pelo trabalho.
Cumprimentos.
É opensource ou corremos o risco de usarem os nossos dados?
Kkkkkkkkkk se vc pensar assim nunca mais usará nada amigo.
Simples e tem o que se precisa para o basico e um pouco mais.
Pena é não haver versão para o MacOs
Gostei do artigo, e uma vez que ando à procura de um software que seja simples de usar já que não tenho praticamente quaisquer conhecimentos de edição de vídeo, este à primeira vista parece ser um software a ter em conta.
No entanto, tendo ido à página do programador e não tendo encontrado qualquer esclarecimento, fica a dúvida (já colocada aqui nos comentários) se é open source ou não. Porque a realidade é esta: ninguém anda trabalhando para aquecer, ninguém dá nada a ninguém, e “se te oferecem um serviço o produto és tu”. E sendo assim há o risco de este software usurpar informação do utilizador para posterior venda ou instalar alguma coisa que passe a exibir publicidade.
Ninguém dá nada a ninguém !
Shotcut é a solução open source de confiança e muito poderoso
+1