Tardes de Cinema…
Por Ricardo Vieira para o Pplware. Esta semana, com a estreia de Exterminador Implacável: A Salvação, o Pplware apresenta um especial acerca da saga criada em 1984. Será uma maneira de conhecer a história da saga, compreender a sua importância na história do cinema, e tentar perceber se valerá a pena este Salvation.
THE TERMINATOR The Terminator saiu em 1984 sob a alçada de James Cameron. Um filme que, inicialmente, não passaria de uma produção de baixo custo, rapidamente se tornou num fenómeno de culto, muito devido aos efeitos especiais inovadores e à história original, pertinente e deveras memorável.
Escusado será dizer que, hoje em dia, os filmes que falam da mesma temática que esta saga, abundam. Mas nos anos 80 tudo era diferente. Uma visão apocalíptica do futuro em que as máquinas se tornam auto-conscientes e decidem aniquilar a humanidade, tinha sido pouco utilizada no grande ecrã.
Arnold Swarzenegger fica imortalizado como o robô mais perigoso da história e a one-line “I’ll be back”, rapidamente se torna numa das melhores e mais conhecidas do cinema.
The Terminator conta então a história de Skynet, um supercomputador que se torna consciente de si mesmo e que decide eliminar a sua maior ameaça: a humanidade.
Provoca então um holocausto nuclear, no entanto, nem todas as pessoas são exterminadas e, os sobreviventes, liderados por John Connor nas sucessivas batalhas que vão disputando no futuro, começam a ganhar vantagem e, na iminência da derrota, Skynet envia para o passado um exterminador – ciborgue assassino especializado em procurar e eliminar humanos - na tentativa de mudar o curso da história para vantagem das máquinas.
O objectivo de T-101 – também conhecido por T-800 – era eliminar Sarah Connor, mãe de John Connor, e com isso anular a liderança de Connor no futuro apocalíptico. No entanto, os humanos também conseguem enviar um soldado que tenta proteger Sarah Connor do T-101 e avisá-la do perigo que corre e do futuro que promete ser sombrio.
T2 – THE JUDGEMENT DAY Após o sucesso estrondoso do primeiro filme, James Cameron volta à carga com uma sequela.
T2 - The Judgment Day, o filme mais caro até à data (custou cerca de 102 milhões de dólares), que obtém um sucesso tremendo, facturando mais de 510 milhões de dólares.
É considerado uma das sequelas mais bem produzidas da história do cinema, um marco na cultura popular e uma das maiores inspirações para filmes de acção e ficção-científica ainda hoje. A base começou no anterior e neste foi tudo expandido e alargado até atingir contornos de filme de culto.
Pessoalmente, este é o meu filme preferido da saga. O impacto que teve, e que ainda tem nos dias de hoje não pode ser ignorado. Talvez por isso esteja no topo 250 do IMDB num excelente 59º lugar – convém dizer que o primeiro também está no top 250, no 180º lugar – e obtenha também reconhecimento por parte da crítica, com uns merecidos 97% no reputado Rotten Tomatoes.
São várias cenas memoráveis, mas destaco a perseguição de camião a John Connor por parte do novíssimo modelo de exterminador, T-1000.
Nunca se tinha visto nada igual. Para além dos efeitos especiais topo de gama, convém frisar que o argumento era dotado de grande profundidade, com personagens fortes e carismáticas.
Após a primeira tentativa falhada pela Skynet em mudar a história, é enviado para o passado o T-1000 – novo exterminador feito em metal líquido com capacidades invulgares, tais como adquirir a forma de outras pessoas ou recuperar rapidamente de ferimentos – com o objectivo de matar John Connor, que neste filme é um adolescente rebelde.
Em contrapartida, a rebelião humana consegue capturar um T-101 e reprogramá-lo para proteger Connor a todo o custo. Vale bem a pena ver, ou rever este T2 – The Judgement Day.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Terminator4, deve ser um grande filme. O Terminator2 foi de longe o melhor para mim. Vamos ver como está este.
http://www.cidadeviseu.com
Fui ver a ante-estreia à bocado, e acredita, tá muito bom o filme. Superou as minhas expectativas que já eram boas. É tanta acção que as partes mais calmas até são boas pra uma pessoa acalmar! lol
Recomendo Vivamente. Fikem bem
Grande cronica, gostei de ler!!
Mas podia ter dito que no primeiro filme, o Kyle Reese também veio ao “presente” para ter relações com a Sarah Connor, senão o Johh nunca teria nascido. Mas de resto explicas bem o fundamental de cada filme. E como disseste bem, no T3 só veio mesmo a publico dizer que o Judgment Day era inevitável e que o Jonh morreria com um tiro na cabeça por um terminator e outros pormenores que referiste.
No que trata ao novo Terminator (salvation). Por simples e não provocadoras palavras, estou-me mesmo a borrifar para as notas que os “supostos” fâs deram ao filme. Então aquele Rotten Tomatoes, estão mesmo a fazer tudo para botar o filme abaixo. Como no IMDB que 17.2% dos utilizadores votaram abaixo de 5. Isto para mim é como o outro, não me interessa mesmo nadimnha.
Quanto mais dizem mal dele mais gosto dele.
Ver se o consigo ver no dia de estreia (amanha)
Ele não diz isso porque estraga o filme (spoiler)…. Penso eu de que….
Mas quem foi ver o filme obrigatoriamente vai ter que vai outros 3. Por isso vai dar ao mesmo.
Obrigado pelo comentário!
Foram pormenores que me esqueci de referir. Escrevi o artigo de cabeça (tirando as curiosidades, claro) e, penso eu, seria normal que um ou outro pormenor me escapasse. Espero que compreendam.
Espero sinceramente que o Salvation tenha qualidade. Aliás, seria uma óptima prendinha já que festejo o meu aniversário no dia de estreia. 🙂
Não irei perder de certeza!
Adorei os anteriores, este está com a expectativa em alta, a ver vamos.
Já agora, para todos os webmasters, pode interessar, Google anuncia alterações no algoritmo de indexação -> http://maismarketing.net/2009/06/google-anuncia-alteracoes-no-algoritmo-de-indexacao/
Olá Vítor M
Algum preconceitos contra os filmes portugueses??? É recorrente.
Não sei se O Vitor tem algum preconceito, mas eu não. Aliás, até tenho contra alguns, aqueles que não tem ponta por onde se lhe pegue. Eu sei que esta semana estreia um, e já houveram outras estreias, mas não se proporcionou escrever sobre elas. Como deverás compreender, não tenho a semana toda para pesquisar e escrever sobre cinema.
Mas se quiseres elucidar os leitores, poderás falar acerca da estreia portuguesa de esta semana aqui mesmo nos comentários.
Nuno, o nosso editor de cinema é tão capaz que nem meto o bedelho nesse assunto. Em relação ao cinema português… tens faltado aqui aos treinos certo? 😀
Forte abraço.
Sou fã… bom artigo!
http://www.torrentpremium.blogspot.com/
Gosto da triologia,
ao contrario do autor, achei q o T3 foi uma grande sequela e mtissimo bem escrito, a preparar o T4 mt elegantemente. O unico mal do T3 foi o actor k escolheram p fazer de john connor, o josh brolin nao tem perfil p john conner. e sinceramente axo que o christian bale, por mt bom actor q seja, tb nao
quem fez de john connor no t3 foi o nick stahl e não o josh brolin, e acho que não é assim tão mau.
O EI2 é simplesmente um dos melhores filmes de acção de sempre… Consegue ainda hoje ser intemporal e mostrar a tantos outros como se faz um shoot’em up cinematografico! E fui eu ver o Titanic a pensar que o James Cameron ia continuar a saga do EI, mas os que morrem nesse filme é por causa de um *spoiler* iceberg *spoiler*! :S
Quanto a continuação da saga, já é questionável… Mas isso são os meus quinhentos!
Bom filme em todo o caso…
Vitor…. eu abri a garrafinha e bebe sofregamente todas as palavras…
a ver vamos se terminator 4 Salvation… consegue o que os outros conseguiram.
Jorge, fiz o mesmo, o Ricardo prende mesmo a nossa atenção. Graças a ele já sentai a bunda algumas vezes no cinema… coisa que não fazia há anos, antes desta rubrica.
Em relação ao Terminator… lembro-me do primeiro… sim o primeiro foi o que mais me marcou e que o revi mentalmente vezes sem conta.
Vou ver este de certeza.
E não duvidem que o EI2 é um filme de culto, no genero acção… Tal como o Assalto ao Arranha Ceus, como o Dirty Harry, como outros tantos…
Previsiveis ou não, sempre que dão numa televisão, paramos a ver e a repetir para nós mesmo, cada dialogo…
xD
Eu faço intenções de ver o T4 só mesmo por causa dos efeitos especiais e para ver todas aquelas máquinas do futuro. 😀
Quanto ao franchise, para mim morreu no T2, o T3 foi para eleger o Arnold a governador e a série da tv não me prende a tenção apesar de ter a talentosa Shirley Manson (garbage), que exagera um pouco na sua actuação na série. 😛
P.S. – esqueci-me de dizer que acho uma pena nunca terem usado o actor Michael Biehn (Kyle Reese no T1)em nenhuma das sequelas. Se alguém tinha perfil para matar maquinaria era ele ( não se esqueçam que ele foi space marine no aliens).
O trailer do T4 esta muito bem conseguido a ver se o filme é tão bom como o trailer….
Realmente o T2 foi o melhor de todos os Terminators, o pior de todos o T3 nem devia ter existido a filmes de Categoria B melhorzinhos.
Voltando ao T4 podiam ter escolhido outro actor para fazer de John Connor, até pode fazer um excelente papel mas este actor já ” encarna ” muitos “Herois” e isso pode ser um ponto a menos no filme. E o resto é blá blá 😛
Tens uma certa razão.
Aproveitem para ver o Equilibrium (do tal actor :D) Que GRANDE filme….
Já vi o filme. Está muito bom. E aparece lá o Arnold.
http://www.cidadeviseu.com
Parece que alguem teve algum problema com o meu comentario a elucidar sobre o filme Star Crossed Amor em Jogo!!!!
Pq nao foi aprovado para ser apresentado.
Obrigado pela vossa consideração
E julgo que neste site a censura deveria somente limpar os palavrões, mas parece que tambem filtra os conteudos relacionados com o tema em epigrafo!
Lembrem-me para nao voltar a consultar o vosso site!
Paulo, antes de mais quero apenas lamentar a perda de alguns comentários que foram colocados aqui durante o dia 4 de Junho.
De seguida quero pedir desculpa se um desses foi o do Paulo. Dito isto, posso adiantar que estamos a recupeara manualmente os comentários perdidos para os colocar aqui novamente, se bem que a ordem será perdida.
Pedia-lhe sff que coloque novamente o comentário em causa e não se trata como referi, de qualquer censura.
Obrigado pela sua compreensão
Vítor M.
Pplware
Fui ver o T4 e sai de lá desiludido. Estava à espera de ver grandes e épicas batalhas contra os terminators e saiu-me furado. Tinham mais acção as cenas do futuro do T2 do que este filme.
Para um filme de 200 milhoes de dolares ficou muito aquem do que estava à espera. Onde é que gastaram tanto dinheiro? No ordenado do Christian bale de certeza…
Para a proxima antes de gastar 6 euros para ver um filme vou mas è aos torrents certificar-me de que vale a pena.
E quanto ao Arnold, se não estou em erro não é ele que aparece no filme mas um duplo digital.
Acabei-o agora de ver…
Ainda estou em estado de choque. Não estava mesmo nada há espera que fosse assim. Já sabia que não era melhor nem que o T1 nem que o T2, e também não ficou muito atrás do T3.
Contaram demasiadas partes que não deviam ter contado tanto, e contaram poucas partes que deviam ter contado mais. Em suma, esperava muito, mas muito mais do TS. Ver se amanha ou assim faço eu uma review do filme.
Leva um 7.8/10
Christian bale interpretou bem o papel de John connor,mas achei o personagem muito mal explorado neste “Terminator Salvation”.Primeiro porque o Connor é considerado um “Messias” pelos seus soldados apenas porque a mãe deixou-o com gravações com instruções sobre como seria o futuro.Ora no primeiro filme,o soldado kyle Reese,através da sua conversa com Sarah Connor,transmitia a ideia de que John Connor era um líder militar muito fodão,um brilhante estategista,capaz de causar medo aos quase indestrutíveis exterminadores.Ora em “Salvation” Connor não transmite essa imagem.