Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, temos muitas e boas estreias nas salas portuguesas, com particular destaque para a comédia "Amor, Estúpido e Louco", que conta com Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone e Kevin Bacon nos principais papéis. Destaque também para a estreia do documentário "Pearl Jam Twenty", que comemora o 20.º aniversário da banda.
Estreia ainda o filme português "A Morte de Carlos Gardel", baseado na obra homónima de António Lobo Antunes; "Cave of the Forgotten Dreams", um documentário produzido em tecnologia 3D, sobre a Gruta de Chauvet, no sul de França; o thriller "Killer Elite - O Confronto", que conta com Robert De Niro, Jason Statham e Clive Owen; "O Caçador de Trolls", um filme norueguês; "Os Olhos de Julia", um filme com o dedo de Guillermo del Toro; "Post Mortem", um drama Chileno; e por fim, o filme "Uivo", com James Franco.
AMOR, ESTÚPIDO E LOUCO M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|EUA|118m
Realizador: John Requa, Glenn Ficarra Argumento: Dan Fogelman Intérpretes: Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, Analeigh Tipton, Jonah Bobo, Joey King, Marisa Tomei, Beth Littleford, John Carroll Lynch, Kevin Bacon, Liza Lapira, Josh Groban, Mekia Cox, Julianna Guill IMDB: 7,8 /10 (13 744 votos)
O filme "Amor, Estúpido e Louco", é a nova comédia de Steve Carell, o qual conta ainda com Ryan Gosling, Emma Stone, Julianne Moore, Marisa Tomei e Kevin Bacon nos principais papeis.
Cal (Steve Carell) chegou aos 40 anos com tudo aquilo com que sonhou: uma boa situação económica, uma esposa dedicada e dois filhos que não dão preocupações. Porém, tudo se esfuma quando, subitamente, Emily (Julianne Moore), a mulher, lhe pede o divórcio.
Depois de algum tempo de total apatia e auto-comiseração, Cal decide que está na hora de seguir a sua vida e voltar ao "activo". Porém, cedo percebe que as suas técnicas de sedução, eficazes no passado, se tornaram obsoletas.
É então que dá de caras com Jacob (Ryan Gosling), um solteirão empedernido com muito jeito para mulheres que se transforma numa espécie de consultor de imagem de Cal e que o transforma num autêntico íman de sedução.
Porém, por muitas voltas que dê ao seu coração, há coisas que Cal não consegue alterar...
PEARL JAM TWENTY M12|DOCUMENTÁRIO, MUSICAL|EUA|120m
Realizador: Cameron Crowe Intérpretes: Kurt Cobain, Eddie Vedder, Neil Young, Chris Cornell, Layne Staley, Stone Gossard, Jack Irons, Jeff Ament, Mike McCready, Matt Cameron, Dave Abbruzzese IMDB: 9,4 /10 (58 votos)
Para comemorar o 20.º aniversário da banda, os Pearl Jam vão estrear o filme "Pearl Jam Twenty", um retrato definitivo da banda pela perspectiva do realizador premiado com Óscares e jornalista musical, Cameron Crowe.
O filme, "Pearl Jam Twenty", é contado com grandes letras e cores arrojadas e com uma sonoridade explosiva, que ilustra os anos que levaram à formação da banda, o caos posterior ao facto de a banda ter sido catapultada para o estrelato, o afastamento da banda das luzes da ribalta com o instinto da auto-preservação, e a criação de um círculo de confiança que iria rodear os elementos do grupo—dando origem a uma cultura de trabalho que os iria preservar.
O filme celebra a liberdade que permite à banda criar a música sem se perder, perder os seus fãs ou a sua própria qualidade de amantes de música.
O documentário cativante proporciona aos fãs e ao público em geral um primeiro vislumbre intimista do percurso dos Pearl Jam, possível a partir de 1200 horas de filmagens raras e inéditas, mais de 24 horas de entrevistas recentes feitas à banda, bem como imagens ao vivo das suas extraordinárias actuações em concertos.
A MORTE DE CARLOS GARDEL M12|DRAMA, MUSICAL|PORTUGAL
Realizador: Solveig Nordlund Argumento: Solveig Nordlund Intérpretes: Rui Morrison, Teresa Gafeira, Celia Williams, Carlos Malvarez, Ruy de Carvalho, Elmano Sancho, Joana de Verona, Diogo Dória, Miguel Mestre, Teresa Faria IMDB: (ainda sem votação)
O filme português "A Morte de Carlos Gardel" conta-nos a história de Nuno (Carlos Malvarez), o filho toxicodependente de Álvaro e de Cláudia (Rui Morrison e Celia Williams), que se encontra numa cama de hospital em coma devido a uma overdose.
Durante dois dias, ele é visitado por várias pessoas da família que sofrem o pesadelo da sua morte iminente e, supostamente, evitável. Assim, confortado por eles e através das suas memórias, vamos conhecendo o passado de Nuno e o presente de cada um, com as suas tristezas, culpas e desolações.
É então que Álvaro, o pai, numa fuga ao sofrimento, transforma a sua paixão pelo tango - e pelo cantor argentino Carlos Gardel - numa obsessão sem limites.
Baseado na obra homónima de António Lobo Antunes, um drama realizado por Solveig Nordlund ("Aparelho Voador a Baixa Altitude", "A Filha") que é, segundo a própria realizadora, um filme sobre "um conjunto de más consciências".
CAVE OF FORGOTTEN DREAMS M12|DOCUMENTÁRIO, HISTÓRIA|CANADÁ|90m
Realizador: Werner Herzog Argumento: Werner Herzog, Judith Thurman Intérpretes: Werner Herzog, Dominique Baffier, Jean Clottes, Jean-Michel Geneste, Carole Fritz, Gilles Tosello, Michel Philippe, Julien Monney, Nicholas Conard IMDB: 7,7 /10 (1 297 votos)
"Cave of the Forgotten Dreams" é o novo documentário produzido em tecnologia 3D, do realizador Werner Horzog.
O documentário sobre a Gruta de Chauvet, no sul de França, com o título "The Cave of Forgotten Dreams" foi filmado pelo cineasta e documentalista Werner Herzog que segue uma expedição exclusiva ao interior à gruta quase inacessível.
O realizador recebeu autorização especial para filmar utilizando equipamentos especiais para que não sejam alteradas as condições naturais do ambiente, uma vez que Chauvet não é aberta ao público e tem acesso restrito até mesmo aos cientistas preservando assim as pinturas rupestres que calcula-se a idade em torno de 30.000 anos.
O que torna o projeto ainda mais incrível é que foi tudo filmado em 3D para trazer ao público as dimensões da caverna, as rochas e as pinturas. Isso tornará possível "viajarmos" realmente dentro das cavernas coisa até então impossível.
KILLER ELITE - O CONFRONTO M12|ACÇÃO, AVENTURA, THRILLER|EUA|105m
Realizador: Gary McKendry Argumento: Ranulph Fiennes, Gary McKendry Intérpretes: Robert De Niro, Jason Statham, Yvonne Strahovski, Clive Owen, Dominic Purcell, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Michael Dorman, Grant Bowler, Ben Mendelsohn, Kristy Barnes-Cullen, Firass Dirani, Sandy Greenwood IMDB: (ainda sem votação)
Baseado em acontecimentos reais, "Killer Elite - O Confronto" é um filme de espionagem e grande acção que acompanha o percurso de Danny (Jason Statham), um agente de operações especiais de elite.
Para salvar Hunter (Robert De Niro), o seu amigo e mentor Danny Bryce (Jason Statham), um ex-membro das forças especiais inglesas, é obrigado a deixar um exílio auto-imposto, voltar ao activo e reunir Davies (Dominic Purcell) e Meyer (Aden Young), os seus antigos parceiros.
Do México à Austrália, passando por Londres e Oman, o turbilhão de acção e adrenalina de Killer Elite vai levar Danny, Hunter e os espectadores numa vertiginosa perseguição ao redor do mundo.
Com realização de Gary McKendry, um thriller de acção baseado na obra "The Feather Men", de sir Ranulph Fiennes, que o autor afirma ter sido baseada em factos reais.
O CAÇADOR DE TROLLS M12|AVENTURA, MISTÉRIO, TERROR|NORUEGA|90m
Realizador: André Øvredal Argumento: André Øvredal Intérpretes: Otto Jespersen, Robert Stoltenberg, Knut Nærum, Glenn Erland Tosterud, Johanna Mørck, Tomas Alf Larsen, Urmila Berg-Domaas, Hans Morten Hansen, Robert Stoltenberg IMDB: 7,1 /10 (12 552 votos)
"O Caçador de Trolls" é um filme norueguês, que segue a linha de documentário falso, lembrando o estilo de "Cloverfield: Monstro". É um filme empolgante e divertido, repleto de imagens verdadeiramente espectaculares de trolls gigantes e destruição total.
Após um surto de ataques a ursos numa reserva natural no Norte da Noruega, que o Governo tenta desdramatizar, alguns estudantes de cinema decidem apurar a verdade.
Ignorando os avisos das autoridades sobre os perigos, munem-se de uma câmara de vídeo e partem em busca de material para um documentário.
Durante a busca, conhecem Hans (o comediante Otto Jespersen), um homem enigmático conhecido como o "caçador de trolls". E é então que os jovens descobrem o segredo mais bem guardado do Governo norueguês: a existência de trolls, seres que eles julgavam apenas habitar na sua imaginação.
Um falso documentário que mistura o terror com a comédia, realizado por André Øvredal. O filme abriu a última edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
OS OLHOS DE JÚLIA M16|TERROR, THRILLER|ESPANHA|112m
Realizador: Guillem Morales Argumento: Guillem Morales, Oriol Paulo Intérpretes: Belén Rueda, Lluís Homar, Pablo Derqui, Francesc Orella, Joan Dalmau, Boris Ruiz, Daniel Grao, Clara Segura, Andrea Hermosa IMDB: 6,6 /10 (3 938 votos)
"Os Olhos de Julia", um novo filme com o dedo de Guillermo del Toro, conta-nos a história de Julia, uma mulher que sofre de uma doença na vista degenerativa, que encontra a sua irmã gémea enforcada na cave da sua casa.
Mas Julia não acredita que tenha sido suicídio e parte em busca da verdade. É aí que ela entra num mundo tenebroso que vai revelar segredos e estranhas presenças, enquanto a sua visão se deteriora.
À medida que Julia começa a descobrir a terrível verdade sobre a morte da irmã a sua visão começa a deteriorar-se.
Com a realização de Guillem Morales, o filme conta no elenco com Belen Rueda – que assim volta a trabalhar num filme produzido por Guillermo Del Toro, depois de "El Orfanato".
POST MORTEM M12|DRAMA|CHILE|98m
Realizador: Pablo Larraín Argumento: Pablo Larraín Intérpretes: Alfredo Castro, Antonia Zegers, Amparo Noguera, Jaime Vadell, Marcelo Alonso, Santiago Graffigna, Ernesto Malbran, Steve Nave IMDB: 7,1 /10 (327 votos)
"Post Mortem" é um drama que nos chega do Chile e que decorre durante os dias do golpe de Estado pelo general Augusto Pinochet contra o Governo de Salvador Allende.
Chile, Setembro de 1973. Mario Cornejo (Alfredo Castro) é um homem triste e solitário a trabalhar numa morgue de Santiago, onde transcreve os relatórios das autópsias. Nancy Puelma (Antonia Zegers), a sua vizinha, é uma corista de cabaret que se recusa a envelhecer.
Um dia os caminhos de ambos cruzam-se e Mario apaixona-se irremediavelmente. Obcecado, segue a vida de Nancy, observando todos os seus passos.
Até que, uma manhã, ele encontra a casa dela destruída. É então que, em desespero, passa a procurar o seu rosto em cada cadáver que chega à morgue. Até, finalmente, a encontrar...
UIVO M12|BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|84m
Realizador: Rob Epstein, Jeffrey Friedman Argumento: Rob Epstein, Jeffrey Friedman Intérpretes: James Franco, Jon Hamm, Mary-Louise Parker, Jeff Daniels, David Strathairn, Alessandro Nivola, Treat Williams, Aaron Tveit, Bob Balaban, Todd Rotondi, Cecilia Foss IMDB: 6,7 /10 (3 556 votos)
O filme "Uivo" centra-se no processo instaurado contra o poeta Allen Ginsberg, na década de 50, acusado de pornografia no seu poema "Howl". O filme recria a vida de Allen Ginsberg e do poema Howl, explorando géneros e temas que ainda hoje são actuais: a definição de obscenidade, os limites da liberdade de expressão, a natureza da arte.
Em 1956, Allen Ginsberg edita a obra "Howl and Other Poems", que se tornaria no livro de poesia mais vendido da História dos EUA. No ano seguinte, em São Francisco, esse livro, assim como o seu autor, é levado a tribunal acusado de obscenidade.
A defesa ficará a cargo de Jake Ehrlich (Jon Hamm), um advogado prestigiado pela sua apaixonada defesa da liberdade civil.
Através de uma entrevista ficcionada e seguindo o jovem Ginsberg (James Franco) durante todo o processo, os realizadores Rob Epstein e Jeffrey Friedman, mostram uma época fulcral no Movimento Beat e a sua importância no seio da contracultura dos EUA no final da década de 50, por muitos considerado como o esboço do movimento hippie, nascido na década seguinte.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje temos muito por onde escolher…
Bons filmes e bons documentários, a minha aposta vai para Amor, estúpido e louco para rir um pouco e Killer Elite porque gosto dos filmes do Jason Statham.
Boas dicas para esta semana 😉
Boas pessoal,
“Amor, Estúpido e Louco” é definitivamente uma boa comédia. Seguramente irão dar umas boas gargalhadas.
Recomendado.
Sudações cinematográficas,
Mais uma quinta-feira, mais óptimos filmes :p
Pearl Jam 20 foi espectacular, e dos poucos eventos que me levou ao cinema nos últimos (e largos) meses. Imperdível para os fãs.
De resto, Killer Elite e Crazy Stupid Love estão na mira.
O primeiro porque o Steve Carell raramente desilude, e o segundo porque parece ser um “step up” em relação aos últimos filmes do Statham que andavam, a meu ver, pela mó de baixo.
Bom artigo 🙂