Pplware

Volkswagen vai começar o desenvolvimento e produção de baterias de iões de lítio

Nos últimos anos, a Volkswagen tem apostado em melhorar a sua relação com o ambiente. Muito por força do escândalo apelidado de Dieselgate, a gigante alemã melhorou e aperfeiçoou a estratégia para o mercado automóvel. Nesse sentido, a empresa apresentou várias soluções elétricas nascidas de raiz.

Agora, a fabricante automóvel anunciou que tomou medidas para iniciar o desenvolvimento e a produção de células de baterias de iões de lítio para uso em veículos futuros.


A concorrência na área dos veículos elétricos promete ter dura, mas amplamente beneficiadora ao consumidor final. Os carros elétricos poderão, muito em breve, custar muito menos que a oferta semelhante, mas com motor térmico.

Quem ganhar a produção de baterias, ganha o mercado dos veículos elétricos?

A Volkswagen conta atualmente com 300 funcionários para o projeto de bateria preliminar. Contudo, a sua atenção recai nas potenciais atividades de produção em massa de baterias no futuro. A Volkswagen planeia investir 900 milhões de euros no desenvolvimento de baterias para veículos.

Agora podemos produzir células que desenvolvemos em escala industrial. Em outras palavras, os processos são muito semelhantes à produção em massa e, no final, os produtos são, em última análise, representativos dos testes nos nossos bancos de ensaio ou nos nossos carros.

Referiu Frank Blome, chefe do Centro de Excelência da Volkswagen em Salzgitter, Alemanha.

 

Produzir baterias mais baratas é sinónimo de carros elétricos baratos

A Volkswagen declarou que tem planos de abrir uma fábrica de 16 GWh ao lado do Centro de Excelência em Salzgitter em 2023 ou 2024. Contudo, pese o facto de Frank Blome admitir que a empresa tem muito a aprender sobre baterias, a VW planeia utilizar informações dos líderes da indústria, como a empresa sueca Northvolt. Nesse sentido, a marca alemã poderá criar um produto muito rentável e de alta qualidade possível.

É claro que queremos levar tudo o que fazemos aqui aos nossos fornecedores, e também recomendamos certas tecnologias aos nossos fornecedores, tanto no processo de fabrico como no design da célula, e assim ter oportunidades de melhorar os nossos automóveis, utilizando primeiro as inovações.

Acrescentou o acrescentou chefe do Centro de Excelência da Volkswagen em Salzgitter.

 

Volkswagen vai deslocar força produtiva para o mercado dos elétricos

A nova fábrica criará 700 novos empregos para a Volkswagen. Além disso, a empresa tem em vista a transferências de funcionários “especialmente qualificados” da fábrica existente. Estes irão ser integrado na nova fábrica de baterias de iões de lítio.

Para além do fabrico, a VW quer igualmente apostar na reciclagem. Nesse sentido, a empresa também abrirá uma fábrica de reciclagem para as suas baterias de iões de lítio, que distribuirá e reutilizará materiais. No entanto, os responsáveis afirmam que não há ainda material suficiente para manter esta indústria. Assim, esta será uma aposta, mas a longo prazo.

O escândalo do Dieselgate da Volkswagen parece estar a ficar para trás. Na verdade, sobressai atualmente as intenções da empresa em desenvolver e produzir as suas próprias baterias. Existe mesmo a vontade de acelerar o processo. Um movimento na direção certa, talvez a Volkswagen comece a recuperar o respeito daqueles que olham para estes grupos gigantes de fabricantes de veículos como uma oportunidade de combater a crise climática global.

 

Exit mobile version