Pplware

Volkswagen planeia encerrar três fábricas na Alemanha e cortar salários para reduzir custos

A Volkswagen planeia mudanças para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo. Os planos incluem, entre outras medidas, o encerramento de três fábricas, na Alemanha.


O principal líder laboral da Volkswagen AG afirmou que a empresa planeia encerrar pelo menos três fábricas, na Alemanha.

Segundo Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores e membro do conselho de supervisão da Volkswagen, os planos incluem, também, a aplicação de cortes salariais universais de 10% na principal marca Volkswagen, bem como a reestruturação das restantes fábricas no país.

Isto significa retirar ainda mais produtos, quantidades, turnos e linhas de montagem inteiras, muito além do que já fizemos até agora. Isto é uma situação de fome, um enfraquecimento gradual.

Disse Daniela Cavallo, na segunda-feira, num discurso perante centenas de trabalhadores da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha.

 

Reestruturação da Volkswagen desagrada aos trabalhadores

Segundo a Bloomberg, Cavallo disse que a Porsche, fabricante de automóveis de luxo, terminou a sua relação de produção e planeamento de futuros modelos com a fábrica de Osnabrück, na Alemanha.

Na sexta-feira, a Porsche AG revelou que está a ponderar cortes de custos e a rever a sua linha de modelos, após uma queda da procura na China ter atingido os seus lucros.

Na perspetiva dos sindicalistas, os trabalhadores estão a pagar pelos erros da direção, nomeadamente uma mudança para veículos elétricos mal sucedida e uma má política de preços.

O diretor-executivo da Vokkswagen, Oliver Blume, justificou as decisões com os elevados custos da marca Volkswagen, que se debate com a diminuição da procura na Europa e com a intensificação da concorrência da BYD na China. Por sua vez, Cavallo disse que este esforço para uma redução de custos pode ameaçar “dezenas de milhares” de empregos na Alemanha.

 

Leia também:

Exit mobile version